pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os emblemas em torno da morte de Marielle Franco
Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de março de 2018

Editorial: Os emblemas em torno da morte de Marielle Franco


 
MariellePresente.jpg
 

marielle.jpg
Ato no Parlamento Europeu, em Bruxelas, em protesto contra a morte de Marielle Franco.
 
Ainda consternado com a morte da vereadora Marielle Franco, assassinada no dia de ontem, 14, emboscada numa rua do Rio de Janeiro, juntamente com o seu motorista, Anderson Pedro. Uma assessora que a acompanhava conseguiu sobreviver. A morte da vereadora Marielle Franco traz alguns emblemas importantes para entendermos o que se passa neste país, notadamente no pós-golpe institucional de 2016, onde a face do protagonismo militar já tornou-se visível, depois da intervenção no Estado do Rio de Janeiro. Já colocamos na agenda de leituras o livro de Stephen Graham, Cidades Sitiadas, editado pela Boi Tempo. O livro foi recomendado por um amigo, com o propósito de entendermos melhor como o lastro autoritário pode se ampliar no país, vitimando seus potenciais “inimigos”, que hoje vão muito além das vitimas de balas perdidas ou de supostos “soldados” do tráfico de entorpecentes. 
A vereadora Mairelle Franco era uma autêntica ativista política. Envolvida com a causa LGBT; atuava contra os excessos cometidos por policiais nas favelas cariocas, uma atuação que não se limitava apenas às favelas do Complexo da Maré, onde nasceu; seria a relatora de uma comissão criada para avaliar a intervenção federal no Rio de Janeiro. Sua dissertação de mestrado foi sobre o impacto da implantação de uma UPP, numa favela carioca, com o sugestivo título: UPP: a favela resumida a três letras. Marielle voltava de uma reunião com outras mulheres, em torno das ocorrências registradas recentemente sobre a atuação da polícia militar na favela de Acari, onde a população denunciou várias violações, inclusive com o saldo de 02 mortos. Não tenho a menor dúvida de que Marielle já estava no retrovisor dos obscurantistas, restando identificar agora sua linhagem.
Quem melhor traduziu o significado da morte de Marielle Franco foi o seu colega, o Deputado Estadual, Marcelo Freixo, também do PSOL, que compareceu ao local do assassinato e cobrou das autoridades públicas que o crime fosse devidamente apurado, com a identificação dos criminosos. O assassinato de Marielle Franco alcançou repercussão internacional, mobilizando entidades de direitos humanos e o Parlamento Europeu em sua defesa. Como disse Freixo, a morte de Marielle é uma perda irreparável para os avanços e conquistas dos direitos das mulheres, das mulheres negras, das mulheres negras das favelas, das mulheres negras LGBT das favelas ou não. Engajada na luta pelos direitos humanos, sua morte representa mais um retrocesso para a democracia brasileira, que já acumula alguns sobressaltos.
Como disse antes, sua morte ocorre num momento muito difícil para o país. Há algumas leituras possíveis sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro, comandada por um general do Exército, Braga Netto. Uma delas dizia respeito à manobra de governantes desgastados com o propósito de recuperar popularidade, ancorado no enfrentamento do crime organizado. Essa leitura hoje é cada vez mais diluída, se entendermos que, na realidade, como afirmamos em editorial anterior, o tal governante busca apenas o escudo dos militares. Quando muito.  Uma outra leitura possível é a que aponta para o avanço do autoritarismo no país, subvertendo, cada vez mais, o Estado Democrático de Direito. Um outro emblema da morte dessa jovem é sobre a denúncia de possíveis excessos das forças policiais, movidas por uma interpretação equivocada de uma "licenciosidade" ou "permissibilidade" provocada pela intervenção. Na Vila Kennedy já ocorreu algo neste sentido - com os fiscais da Prefeitura do Rio derrubando os quiosques de comerciantes do local - e, em Acari, o fato pode ter se repetido, o que se constitui mais um equívoco da intervenção.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário