pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Drops político para reflexão: Guilherme Boulos, sangue novo nas eleições presidenciais.
Powered By Blogger

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Drops político para reflexão: Guilherme Boulos, sangue novo nas eleições presidenciais.

 
"Antecipo minhas sinceras preocupações com o processo político brasileiro. É neste contexto que sou pessimista em relação à possibilidade de elegermos um candidato com uma plataforma política vinculada ao atendimento das demandas da maioria.  O maior capital político das massas empobrecidas do país deverá está fora do páreo, quem sabe preso, no curso das condenações da Operação Lava Jato. Mas, além de passarmos nosso recado, precisamos nos preparar para a retomada da democracia brasileira, mesmo conhecendo suas insuficiências. Como observou o editorialista do Le Monde Diplomatique, Sílvio Caccia Bava, algumas batalhas estão irremediavelmente perdidas, não sendo mais possível chorar sobre o leite derramado. Os golpistas de 2016 avançaram perigosamente sobre o edifício das instituições democráticas do país, submetendo-as aos seus vis interesses, consoante as determinações da "banca".
 
Mas, como disse, além de encontrarmos os mecanismos corretos sobre como deveremos enfrentar esse retrocesso político, as forças progressistas e populares precisam passar sua mensagem para os eleitores, mesmo num quadro politico adverso. É neste contexto que vejo com otimismo a possibilidade de uma candidatura como a do líder do MTST, Guilherme Boulos. Ele é jovem, tem apenas 35 anos, preparado e uma das maiores lideranças políticas surgidas no país nos últimos anos. Com a ausência de nomes como o de Lula no pleito, ele preenche um vazio de candidatura organicamente vinculado aos setores populares, da maioria do povo brasileiro. Boulos ainda enfrenta resistências dentro do próprio PSOL, o que não surpreende ninguém, dada as divisões internas dos grêmios partidários de esquerda no Brasil. Os petistas, naturalmente, em razão de ainda acreditarem na possibilidade de uma candidatura de Lula, também não veem com bons olhos essas movimentações."
 
 
(José Luiz Gomes, cientista político, em artigo publicado aqui no blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário