pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: A Conspiração Macambirense se encontra antes da folia.
Powered By Blogger

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Tijolinho: A Conspiração Macambirense se encontra antes da folia.



Festas populares são sempre um bom momento para os políticos se comunicarem com os seus eleitores ou possíveis eleitores. Eles não perdem uma Festa do Morro da Conceição, o São João de Caruaru ou o saída do bloco carnavalesco O Galo da Madrugada. Hoje, por exemplo, li uma notinha num blog local dando conta da presença do Deputado Federal Jarbas Vasconcelos no desfile do Galo da Madrugada. Indagada pela repórter sobre uma eventual candidatura sua ao Senado Federal nas eleições majoritárias de 2018, ele admitiu essa hipótese, apesar da prudência ao se referir ao assunto, sobretudo porque ainda teremos um bom tempo pela frente. Jarbas ainda não se movimenta, mas já se articula como um provável candidato a senador na chapa encabeçada pela reeleição do governador Paulo Câmara. Se seria pretensão demais manter dois nomes peemedebistas na cabeça de chapa - Jarbas e Raul Henry - já se especula que o vice possa abdicar de continuar como tal e disputar uma cadeira para o parlamento.

Do ponto de vista estritamente eleitoral, creio ser um equívoco do senhor Paulo Câmara eleger o PMDB como uma espécie de parceiro preferencial para a disputa das eleições de 2018, fazendo pouco caso de agremiações como o PSDB e o DEM. Em todo caso, ele deve saber o que está fazendo. Será? O fato concreto é que as forças de oposição também não brincam em serviço, mantendo contato regulares, como este último, ocorrido na residência do senador Armando Monteiro, que reuniu, além do anfitrião, o ministro Bruno Araújo e o ex-governador João Lyra Neto e Deputado Estadual, Carlos Porto. Outros ilustres representantes desse grupo - denominado pelo editor deste blog de Conspiração Macambirense, uma referência à Fazenda Macambira, dos Lyra - como o ministro da Educação, Mendonça Filho(DEM), foram convidados mas não puderam estar presentes.

A disputa de 2018 promete ser das mais acirradas, sobretudo se considerarmos a possibilidade concreta de o Estado não sair dos impasses que enfrenta até a realização daquele pleito. A gestão de Paulo Câmara(PSB) possui alguns "gargalos" evidentes, como os insuportáveis índices de violência e dificuldades de financiamento da máquina, o que gera insatisfação entre servidores, emperra obras e joga os índices de popularidade dos governantes para a rabeira. É preciso, antes de tudo, muita habilidade política para manter-se no posto nessas circunstâncias tão adversas. Por falar em habilidade política, Paulo Câmara (PSB)enfrenta, ainda, uma luta interna nas hostes do PSB local. Raposas felpudas e perigosas - controladas a mão-de-ferro pelo ex-governador Eduardo Campos - hoje não escondem suas pretensões políticas, tão pouco se sentem à vontade com a liderança de um ex-técnico que ainda não recebeu o "batismo" político.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário