pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Os americanos de olho no Pesquisa Escolar do Nordeste.
Powered By Blogger

domingo, 11 de setembro de 2016

Os americanos de olho no Pesquisa Escolar do Nordeste.





Mantenho dois blogs na plataforma blogspot. Este de política e um deles destinado à pesquisa escolar, que, desde o início, sempre alcançou uma enorme audiência. O curioso sobre este site de pesquisa escolar é que os seus acessos, hoje, ocorrem em sua maioria por internautas norte-americanos, num fenômeno curioso, ou seja, um número "x" de postagens é acessada pelo mesmo número de internautas, num determinado momento, sugerindo que talvez seja resultado de estudos em grupo, recomendado por algum professor. Assim como nosso blog de política, que traz ao leitor informações críticas, numa linha editorial de caráter democrático e republicano - o que pode ser aferido pelo apoio que temos recebido dos leitores - o site de pesquisa escolar da região Nordeste mantém um perfil que foge um pouco àquele feijão com arroz dos demais sites de pesquisa escolar, facultando ao leitor acompanhar a leitura de textos "provocativos", assim como atualizar-se acerca da conjuntura política vivida pelo país. 

Há ali, por exemplo, uma série de textos sobre o nosso momento de instabilidade política, permitindo a discussão plural sobre os mais distintos assuntos regionais, construindo um debate de corte republicano, democrático, sensível à diversidade.  A ideia do site surgiu no momento em que pensávamos sobre o que fazer com uma série de textos que se encontravam em nossos arquivos, produzidos para cumprir algumas finalidades de trabalho. Um outro diferencial do blog são as nossas incursões sobre o campo literário, notadamente crônicas que envolvem algum assunto relacionado à região. Como o nosso "repertório" é majoritariamente nordestino, boa parte dessas crônicas são ali publicadas. Uma delas, sobre a nossa cidade natal, Paulista, nos contingenciam a "dar explicações" constantes aos alunos daquela cidade, sequiosos de curiosidades sobre os assuntos ali tratados. Afinal, não são todas as cidades que possuíram o privilégio de ter um jogador com as habilidades do  Nego Tom, um time de craques como o Uberaba Futebol Clube - o terror da Monte Castelo -, um lobisomem de verdade e um lago de águas coloridas que nem Antoine de Saint-Exupéry poderia imaginar.  

O blog atinge uma média de mil e quinhentos acessos diários, creio, um número bastante expressivo para as nossas modestas condições. Um dos aspectos que nos deixam mais felizes com o blog são o feedback dos internautas, através dos canais específicos, seja sugerindo temas que ali não são tratados, pedindo novos esclarecimentos sobre os assuntos abordados ou até mesmo apontando possíveis equívocos que nos escapam ao tratar de determinados temas. O blog é escrito apenas em língua portuguesa, mas as barreiras da língua hoje não são assim tão interditivas. Nosso blog de política, por exemplo, possui uma expressiva penetração na federação russa. Ao se considerar as manobras geopolíticas norte-americanas aqui na América Latina, parece que a guerra-fria voltou e os russos precisam de informações confiáveis sobre o nosso quadro político, o que pode ser encontrada por aqui. Certamente, não encontrariam essas informações pelos canais tradicionais do PIG. Informações confiáveis, seja de conjuntura política ou sobre a cultura nordestina, você encontra por aqui.

A princípio, pensei em publicar por ali apenas os textos produzidos por mim, mas cheguei à conclusão que o melhor seria que disponibilizássemos textos de outros autores e até de outros sites, ampliando o universo de pesquisa do alunad@. Alguns dos nossos textos, inclusive, escritos em tempos passados e com finalidade institucional, são vitimas dos constrangimentos do tempo e dos limites impostos a um discurso desta natureza. O campeão de acessos é um texto escrito sobre uma observação do prof. Durval Muniz acerca do papel exercido pelo tradicional jornal Diário de Pernambuco, na "Invenção do Nordeste". A série de artigos publicados pelo sociólogo Gilberto Freyre, naquele jornal, ainda em sua fase de estudante nos Estados Unidos, é uma espécie de certidão de nascimento sobre uma região chamada Nordeste. Conservador, telúrico e tradicionalista, Gilberto resistia ferozmente às mudanças políticas, econômicas e sociais experimentadas pela região, com reflexos sobre os seus eixos fundadores, como os famosos engenhos de cana-de-açúcar. 

Logo que voltou dos Estados Unidos - depois de um discurso "regionalista" proferido no Colégio Americano Batista - onde o seu pai lecionou - Gilberto Freyre realizou uma viagem da "saudade e da despedida" pelos engenhos de Fogo Morto da família do amigo José Lins do Rego, nas terras banhadas pelas vazantes do Rio Paraíba, no Estado do mesmo nome. Rodas de conversas nos alpendres das casas grandes; um último "batismo" nos ribeirões locais; tapioca e mel de engenho no café da manhã. As estripulias sexuais daqueles tempos, penso, essas, de fato, ficaram mesmo num passado remoto. Em artigo, o sociólogo invoca o fato de a instituição criada por ele, a Fundação Joaquim Nabuco, torna-se, em pouco tempo, no continente europeu, uma "pequena notável" ou " uma instituição de excelência na província". O mesmo não se poderia afirmar em relação aos Estados Unidos, onde o conceito institucional demorou a consolidar-se. A receita do seu famoso licor de pitangas, no entanto, através do nosso site de pesquisa escolar, tem tido uma ótima recepção nos lares americanos. 

Crédito da foto: José Luiz Gomes da Silva.

(Espaço Ciência da Paraíba, também conhecido como Planetário) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário