pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: Entre a crise política nacional e o cotidiano do recifense.
Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2016

O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: Entre a crise política nacional e o cotidiano do recifense.




José Luiz Gomes


Os analistas políticos costumam enfatizar que, nas eleições municipais, o eleitor costuma orientar o seu voto em razão da sua vida cotidiana, do seu dia a dia. Se o lixo é regularmente recolhido; se ele consegue um certo padrão de mobilidade ao se deslocar para o trabalho; se há manutenção dos equipamentos de lazer e esporte que ele utiliza; entre outros itens. O prefeito seria uma espécie de síndico da cidade, aquele cidadão eleito para administrá-la de acordo com as expectativas dos munícipes. Isso não deixa de ser verdade, uma vez que uma cidade mal gerida atinge diretamente a vida de cada cidadão ou cidadã que nela reside, certamente influenciando sua decisão na hora de escolher o gestor. 

Mas, quando a crise politica chega ao patamar de afastamento de um presidente da República, não é improvável que isso possa ter reflexos nas eleições municipais, sobretudo em capitais como o Recife, de disputas políticas bastante renhidas. Essa "polarização", de acordo com o senador Humberto Costa, pode melhorar bastante o índice de competitividade de um partido como o Partido dos Trabalhadores, que, em função dos protestos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, conseguiu retomar os contatos com os movimentos sociais e a militância. Não duvido que houve esse "despertar", mas como isso irá se refletir nas urnas, em novembro, ainda é uma incógnita. O PT perdeu muito "terreno político" aqui no Recife e, soma-se a isso, o péssimo momento vivido pelo partido no plano nacional. 

Há um consenso entre a cúpula partidária de que está será uma das eleições mais difíceis para a agremiação. Até aquelas eleições, teremos aí o período de gestão Temer, que deverá ser duramente criticado pelo agremiação petista. Outro dia estava me interrogando sobre o discurso que o PT utilizará naquelas eleições para pedir o voto dos eleitores. Focarão no fato de que o PSB apoiou a farsa que culminou com a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff? ou nos padrões de participação popular da gestão petista do Recife, algo que vem sendo substituído por um modelo de gestão mais centralizador de Geraldo Júlio? Ou quem, sabe, o cuidar da pessoas mais "ricas", conforme é a crítica dirigida à gestão atual? Aquele discurso de "moralização" da coisa pública, muito enfatizado na década de 80, hoje, convenhamos, já não se aplica ao figurino da agremiação. 

Por outro lado, essa "polarização" entre os apoiadores e não apoiadores do impeachment da presidente Dilma Rousseff, se, por um lado, reacende as aspirações do PT, por outro, mobiliza, igualmente, uma série de candidaturas do centro para a direita e até para a ultra-direita do espectro político. Já disse aqui outras vezes - e volto a repetir - o Recife tornou-se uma praça política onde se verifica um relativo - e não desprezível - apoio a nomes como do Deputado Federal Jair Bolsonaro. Os adeptos desse movimento, como já seria possível supor, não dizem nada com nada, mas fazem um barulho danado. Comenta-se que ele poderia lançar uma candidatura presidencial e, neste caso, poderia ter um suporte aqui no Recife. Eis aqui mais um "possibilidade" do processo de "nacionalização" das eleições do Recife. Uma possibilidade, registre-se, péssima para as nossas instituições democráticas.

Mas, com um olho no padre e outro na missa, o fato é que os prováveis candidatos à Prefeitura da Cidade do Recife, nas eleições de 2016, não esquecem de fazer o "dever de casa". O atual prefeito, Geraldo Júlio, entregou obras nos últimos dias, enfatizando que, mesmo diante das circunstâncias adversas, vem fazendo o possível. Apenas neste final de semana, dois outros pré-candidatos saíram às ruas para fiscalizar a gestão do senhor Geraldo Júlio(PSB). A vereadora Priscila Krause(DEM) foi até a comunidade de Sítio dos Pintos, examinar uma obra inacabada de uma creche; O Deputado Estadual Sílvio Costa Filho (PRB) visitou o Parque Recreativo da Macaxeira, que parece que precisa de manutenção dos equipamentos. Sempre ladeado pelo vereador André Régis, quem também se movimenta bem é o Deputado Federal tucano, Daniel Coelho, possível candidato a prefeito pelo PSDB. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário