pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula poderá ser preso a qualquer momento ( ou o golpe no cotidiano do cidadão comum).
Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2016

Editorial: Lula poderá ser preso a qualquer momento ( ou o golpe no cotidiano do cidadão comum).




De acordo com o blogueiro Paulo Henrique Amorim, a senha para a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva já teria sido emitida por aquele ministro do Supremo Tribunal Federal, cujo comportamento se assemelha ao de um advogado dos tucanos naquela corte. O pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula já se encontra na mesa do juiz Sérgio Moro que, em hipótese alguma perderia essa oportunidade. Faltaria apenas combinar, dentro do script do golpe, o dia ideal para o seu anúncio, que deverá ser logo depois da confirmação do afastamento da presidente Dilma Rousseff, pelo Senado Federal. É pancada em cima de pancada sobre a nossa combalida democracia. 

Nas Eras FHC e Lula, perdemos uma excelente oportunidade de fortalecê-la. Não apenas no plano do macro-poder, mas no cotidiano do cidadão comum, nas ruas, nas escolas, nos bairros, nas universidades, nas praças, nas periferias. Muita coisa deixou ser feita e acabamos por cevar os urubus que tramam contra a sua efetivação no país, seja no seu aspecto econômico (igualdade) seja no seu aspecto político, formal, procedimental. Parece que deixamos os dois flancos abertos, embora não se possa deixar de registrar os enormes avanços e conquistas sociais da Era Lula/Dilma. As mobilizações populares anti-golpe, sinceramente, ainda deixaram a desejar, o que dizer que o "legado" de inclusão ainda não havia atingido o grau de capilaridade social para ser defendido com "unhas e dentes" pelos seus beneficiários. Como disse uma analista, é preciso entender melhor o caráter daquelas intensas mobilizações que ficaram conhecidas como as "Jornadas de Junho". 

Somente nesta semana, pipocaram manobras que atentam contra as liberdades civis, em todos os quadrantes do país, como que seguindo uma "orquestração" muito bem ensaiada. Ora são juízes e o Ministério Público de alguns Estados proibindo manifestações contra o impeachment em órgãos públicos como universidades, ora o avanço de "leis" obscurantistas, que proíbem os professores de se posicionarem, em seu ofício, sobre determinados temas de política, religião etc. Como se ainda não fosse suficiente a "Escola Livre", aquela lei das trevas aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, tramita por aqui, na Câmara Municipal do Recife, de autoria do vereador Luiz Eustáquio(Rede) - ex-petista, imaginem! - de nº 26/2016, que "proíbe em todas as unidades escolares da rede de ensino público do município, a utilização de livros e outros meios definidos que versem sobre a ideologia de gênero e a diversidade sexual"

Se, lá por Brasília, a máquina continua moendo em ritmo frenético, as manobras antidemocráticos também avançam no cotidiano do cidadão comum, com medidas como as descritas acima. E, assim, eles vão minando as nossas resistências. Segundo Luis Nassif, um dos próximos alvos poderá ser o ditos blogs "sujos", esses que fazem uma defesa dos princípios da normalidade democrática e do Estado Democrático de Direito. Parece que fomos negligentes quanto ao princípio da "eterna vigilância". Como dizia um brilhante sociólogo francês, Claude Lefort, uma democracia que não se amplia, tende a morrer de inanição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário