pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Chumbo-grosso na semana que antecede a votação do impeachment
Powered By Blogger

sábado, 9 de abril de 2016

Chumbo-grosso na semana que antecede a votação do impeachment


Uma vez "admitido", existe a expectativa de que o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff possa ser apreciado já no próximo domingo, dia 17 de abril. A próxima semana, portanto, será uma semana para ficarmos de prontidão, com a disposição de barrar essa tentativa nefasta de afastar da Presidência da República, sem crime de responsabilidade configurado, uma presidente eleita pelas urnas, nas eleições de 2014. Não preciso repetir aqui que se trata de um golpe, mesmo que pelas vias institucionais. Há, em razão disso, uma responsabilidade maior de mobilização de todos aqueles que se colocam do lado da legalidade, do respeito aos institutos da democracia representativa e do Estado Democrático de Direito. Isso está muito além da defesa da presidente Dilma Rousseff. 

Pode-se apostar que a semana que antecede a votação será uma semana muito difícil. Eles já devem ter preparado o arsenal de ações - certamente midiaticamente mirabolantes - com o propósito de vencer este cabo de guerra entre legalidade e ilegalidade travestida de expedientes muito bem conhecidos. O senhor juiz da Justiça do Paraná encontra-se meio ressabiado depois das reprimendas aplicadas a ele, em razão das lambanças com a história dos grampos e seu vazamento criminoso. Esperamos que não fique apenas nisso, pois ele cometeu crime. Há alguns ministros do STF que já manifestaram um raciocínio nesta mesma direção. 

Um outro aspecto que deve tê-lo deixado preocupado é a ideia fixa de enquadrar Lula e Dilma na Lava Jato, algo que não encontra respaldo nos autos até aqui. O Planalto acredita que será deflagrada mais uma fase da Operação Lava Jato, desta vez com o propósito de criar um clima pró-impeachment na semana que antecede a votação. Pode apostar que sim. Eles não baixariam a guarda justamente neste momento decisivo para os seus intentos de afastar o PT do poder. Aliás, todas as ações que querem afastar Dilma da presidência estão muito bem coordenadas. Dia 17 está programada mais uma mobilização dos coxinhas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário