pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O abandono da presidente Dilma Rousseff.
Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de março de 2016

O abandono da presidente Dilma Rousseff.



A oposição está tentando encontrar, a todo custo, ilícitos cabais que comprometem o Governo da presidente Dilma Rousseff, facilitando, assim, a tramitação de um processo de impeachment. Ainda não há, o que suscita ainda mais a certeza do engendramento montado no sentido de apeá-la do poder, mesmo que não haja elementos que justifiquem essa medida extremada. Obra de ressentidos que não respeitam o resultado das urnas. A situação de Dilma torna-se a cada dia mais complicada, em função de uma série de fatores desfavoráveis que parecem agir em conjunto, fragilizando o seu governo. A inflação deu até uma trégua no último mês, mas, a rigor, nada funciona a contento. 

Alguns analistas consideram hoje possível a ocorrência de um golpe, de caráter institucional, tramitando pela Casa Legislativa. É muito grande a pressão. Agentes econômicos e financeiros, setores da mídia, da sociedade civil organizada, do parlamento. Até mesmo o PT não esboça aquela solidariedade que se poderia esperar dele, após os acontecimentos que culminaram com a adoção de algumas medidas econômicas; a aprovação do Projeto Serra, que flexibiliza a exploração do petróleo do Pré-sal; além das ações da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem estuda os golpes de Estado sabe que existem uma série de pré-requisitos para a sua materialização. Estamos falando aqui de um golpe de Estado tradicional. Como no Brasil nada ocorre de forma "tradicional", é possível que se encontre uma "saída" para o imbróglio em que estamos metidos, que pode passar pelo afastamento da presidente Dilma. Quando observava o país, o ex-presidente Jânio Quadros costumava dizer que éramos uma espécie de hímen flexível. A oposição perdeu nas urnas, mas insiste em usar o tapetão. Como disse outro dia, Dilma entregou os anéis(Pré-sal), mas eles desejam os dedos. O engendramento é ousado e está muito bem articulado, envolvendo agentes econômicos, políticos, do judiciário, da mídia, da sociedade civil. Dilma se indispôs até mesmo com as suas tradicionais e potenciais base de apoio. É um quadro muito difícil. Um terrível e angustiante abandono.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário