pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Afinal, para onde caminha Paulo Rubem Santiago?
Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2016

Afinal, para onde caminha Paulo Rubem Santiago?





Ontem, através de uma nota, publicada em primeira-mão pelo nosso blog, o ex-deputado Paulo Rubem Santiago comunicou sua desfiliação do PDT, após esse partido abandonar a nau do Governo Dilma Rousseff. Louva-se a atitude, em razão da coerência que sempre marcaram a conduta do ex-parlamentar, mas fica uma pergunta no ar: para onde caminha Paulo Rubem Santiago, uma vez que ele já teria manifestado o desejo de disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, nas próximas eleições municipais? Nossa política passa por um processo de "endireitamento". As ações judiciais arbitrárias já começam a dar o contorno de um Estado Policial, como vocês devem ter observado nas charges e artigos publicados aqui no blog. Não tiveram nem o cuidado de separar o joio do trigo, juntando, numa mesma galeria, Marx, Engels e Hegel, numa tentativa vã de emprestar verniz erudito a um relatório sofrível, onde se recomenda o absurdo de uma prisão preventiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

E os partidos? Ah, essas sopinhas de letras. A atitude de alguns deles não nos surpreende. O PMDB se orienta pelo mais vil pragmatismo político, aliado às chances de locupletação do exercício da função pública. PSB e PDT vivenciam um doloroso processo de decomposição programática e ideológica. Quando o PSB anunciou que estava desembarcando do Governo Dilma, escrevemos um post informando, tão somente, que o PSB estava sendo o PSB. Muito distante daqueles tempos de outrora, do Dr, Miguel Arraes, quando ele deixou a província para emprestar solidariedade ao senhor Luiz Inácio Lula da Silva no epicentro da crise do mensalão. Uma atitude que sempre foi muito respeitada pela ex-presidente. 

No PDT, ainda resistem alguns resíduos brizolistas, mas isolados dentro do partido, longe das esferas de decisões da legenda. No Governo, a presidente Dilma Rousseff até tentou prestigiar esse grupo, com a nomeação de Brizola Neto para o Ministério do Trabalho. Uma gestão limpa, digna do espírito publico do ex-governador Leonel de Moura Brizola. Mas isso não interessava aos "fisiologistas" que saíram em romaria para se queixarem aos Ministro da Casa Civil ou da Articulação Política, informando que ele "não nos representa". Este é o resultado catastrófico de um presidencialismo de coalizão. 

Estaria Paulo Rubem ensaiando um caminho de volta do PT? Ainda é cedo para tirar essa conclusão. Apesar de ser fundador da legenda, o ex-parlamentar já foi abandonado à própria sorte, quando disputou a prefeitura do município de Jaboatão, em eleições anteriores. Ontem tivemos o cuidado de compilar os artigos de monitoramento das próximas eleições do Recife, em 2016, publicados aqui no blog. Ficamos surpresos com a quantidade material escrito já produzido. Esse trabalho, iniciado em 2011, que reúne uma série de artigos sobre as eleições municipais do Recife, em 2012, serão publicados em breve, o que nos estimulou a adotar o mesmo procedimento sobre as eleições de outros municípios importantes, como é o de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Aguarde-nos!



Leia também:

Em nota, Paulo Rubem comunica desfiliação do PDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário