pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Os filhos da Zika
Powered By Blogger

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Os filhos da Zika


Mães de bebês com microcefalia se uniram para trocar experiências e superar dificuldades (Foto: Reprodução / TV Globo)

É necessário se ter muita cautela ao abordar este assunto. Como cidadão pernambucano, entretanto, fiquei chocado com as cenas mostradas ontem por uma emissora de televisão local. Dezenas de mães reunidas numa sala, todas com filhos portadores da microcefalia, até segunda ordem, consequência da Zika, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Eu digo até segunda ordem, porque a medicina ainda não foi capaz de formar um juízo de valor mais consistente sobre as reais causas da microcefalia. Venezuela e países africanos abrem uma exceção sobre o assunto. Mães que contraíram a Zika antes ou durante a gestação tiveram filhos absolutamente normais, sem apresentarem a microcefalia.

O Estado de Pernambuco é recordista nacional nos casos de microcefalia. Ainda precisamos checar essa informação, mas, em comentário a uma de nossas postagens, um internauta argumentou que já batemos outro fatídico recorde: Também somos o Estado onde mais se registram casos de morte pela Chikungunya, outra doença transmitida pelo Aedes Aegypti. Noto, entretanto, que parece haver um tabu sobre este assunto, sobretudo das autoridades médicas, no sentido de omitir essas informações. O cidadão é socorrido com todos os sintomas da doença, mas a causa da morte é sempre outra, embora decorrente das complicações causadas pela Chikungunya. 

O caso é muito sério, uma vez que não fizemos o dever de casa. Os entes federados deixaram de investir em saneamento básico e, pelos cálculos mais otimistas, somente em 50 anos teríamos as condições de saneamento mínimas para convivermos com situações como esta. A rede de atendimento médico também se mostrou ineficiente para atender às demandas de pessoas vítimas das doenças transmitidas por este mosquito. São UPAS sem médicos, abarrotadas, não concluídas ou sem condições de funcionamento. Na outra ponta uma máquina pública com enormes dificuldades de financiamento. O quadro é, de fato, muito preocupante. Outro dado que merece registro é o que indica a "preferência" do mosquito por mães de família de baixa renda. 77% dos casos atingem famílias que se situam na extrema pobreza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário