pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Dilma excomungada pela PT
Powered By Blogger

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Dilma excomungada pela PT






Não se esperava que os petistas mais autênticos manifestassem qualquer solidariedade com a presidente Dilma, sobretudo depois da aprovação do Projeto do Serra, que tira a Petrobras da exclusividade de exploração do Pré-sal, que contou com o apoio explícito ou corpo-mole do Palácio do Planalto. Ali mesmo, durante a sessão, petistas mais exaltadas já externavam a incômoda situação de quem foi traído. As rusgas entre próceres petistas e a presidente Dilma Rousseff são antigas. Poucos, inclusive no PT, concordam as diretrizes da política econômica do Governo Dilma Rousseff. Embora exista aí um componente relacionado aos "nacos" de poder destinados à legenda, Dilma, com a suas atitudes, foi capaz de acrescentar outros componentes à essa agenda de insatisfações. 

De fato, como já alertamos sobre isso, o ônus político que o PT deixará para a História parece ser pesado demais para uma agremiação com as suas características. Hoje, ficamos sabendo que os advogados de Lula já teriam ingressado com ações, no STF, dispostas a impedir as investigações sobre as tais reformas naquele sítio de Atibaia. Ora, se não há nada a esconder, porque essa preocupação em impedir que os fatos sejam esclarecidos? Para a opinião pública, isso soa como uma possível confissão de culpa. Mas, a rigor, o PT cometeu alguns erros e, como um todo, eles não podem ser creditados à presidente Dilma Rousseff, como sugere o jornalista Josias de Souza. 

No quesito corrupção, por exemplo, as contas fecham com petistas presos, cumprindo pena, e nenhuma acusação formal mais séria sobre algum tipo de envolvimento de Dilma com algum desses atos. Na realidade, Dilma tornou-se uma presidente fraca, refém das circunstâncias políticas/econômicas e de um conjunto de forças que desejam apear o PT do poder a qualquer custo. Portanto, antes de crucificar Dilma como um Judas, o PT, na realidade, precisa fazer uma saudável auto-crítica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário