pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Dilma esqueceu de levar o guarda-chuva
Powered By Blogger

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Dilma esqueceu de levar o guarda-chuva






Conta-se que um determinado pastor convidou os fiéis para um retiro. O objetivo seria realizar uma forte oração com o propósito de que Deus enviasse chuva para região, há muito tempo castigada pela estiagem. Todos reunidos, orações fortes, e nada acontecia. As chuvas não vieram. Eis que, no final, alguém observou que nenhum dos fiéis portava guarda-chuva, sendo, portanto, num dizer bíblico, homens e mulheres de pouca fé. Isso talvez se aplique a esta última campanha do Governo Federal de combate ao mosquito Aedes Aegypit. A campanha foi apresentada como a "virada do jogo", o momento em que a população e o Estado, agindo em sinergia, venceriam a guerra contra o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, A Zica e a Chikungunya. 

Não quero ser pessimista, mas todos sabem que as finanças públicas estão combalidas ou, para ser mais exato, o Estado está falido. Há uma enorme dificuldade de financiamento da máquina. Creio que todos os avanços sociais conquistados na Era Petista, com as políticas públicas de inclusão social, estão seriamente comprometidos. Ainda ontem li aqui algo sobre o corte de bolsas nas IFES, inclusive na nossa gloriosa UFPE, comprometendo a sequência de curso, atingindo alunos carentes. Para março, estão previstos novos cortes no Orçamento da União, a tabela do Imposto de Renda não é corrigida...o quadro é, de fato, cinzento. 

Dilma cumpriu apenas um rito, deu o exemplo que a população talvez esperasse de um governante. Arregaçou as mangas e entrou pessoalmente na campanha de combate ao mosquito. Neste quesito, talvez tenha contado com o empurrãozinho dos assessores de comunicação institucional do Planalto. Mas, sinceramente, assim como aqueles fiéis, não foi de guarda-chuva àquela favela do Rio de Janeiro, muito bem maquiada antes de sua visita. No dia seguinte, um domingo, em pronunciamento, nem tocou no assunto. Passou a defender o amigo Lula das acusações e difamações que lhes estão sendo imputadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário