pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Carnaval: Crise? Que crise? É hora de colocar o bloco na rua.
Powered By Blogger

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Carnaval: Crise? Que crise? É hora de colocar o bloco na rua.



Não se poderia esperar outra coisa mesmo. Mesmo diante da crise, das endemias, das rebeliões, das expectativas negativas sobre o que nos aguarda daqui para frente, os políticos pernambucanos foram ao foco da folia, comemorar o carnaval com parentes e correligionários. O momento é também oportuno para antecipar as movimentações em torno do pleito municipal de 2016. Em Olinda, em possíveis declarações, o escritor Antonio Campos reafirma sua disposição de candidatar-se à Prefeitura do município, nas eleições de 2016. Não abre nem para um trator, de acordo com o blog do Jamildo. Não havia mesmo como negar. As evidências são visíveis em todos os recantos da cidade., através de sua presença física ou em outdoors. Cumprindo o seu papel, Teresa Leitão(PT) aproveitou o momento para as movimentações de praxe, acompanhando o desfile dos grandes blocos de carnaval do município. 

Se a candidatura petista dependesse exclusivamente de uma tendência observada no plano das estratégias do partido para 2016, é quase certo que ela teria a legenda para habilitar-se a administrar a cidade. Há, porém, uma aliança local do PT com o PCdoB que, embora apresente fissuras, os comunistas, ao defenderem Dilma durante essas últimas fustigações políticas, se credenciaram a sustar as pretensões dos petistas naquela cidade. Luciana Santos(PCdoB) tornou-se uma espécie de musa do anti-impeachment. É a provável candidata da legenda a suceder, mais uma vez, o prefeito Renan Calheiros(PCdoB). A recusa de alguns petistas em acompanharem a decisão da Executiva Municipal no sentido de romper a aliança com os comunistas, dimensiona o tamanho da encrenca. Teresa é uma das poucas petistas que se arriscaram a ir às ruas, diante das hostilidades frequentes a membros e simpatizantes da legenda. Corajosa a professora.

No Recife, João Paulo(PT), um possível candidato ao pleito de 2016, optou por um retiro. Bastou ele externar sua disposição em, de fato, concorrer ao pleito para provocar um freio de arrumação entre os caciques locais da legenda. O PT no Estado é muito dividido, o que não se traduz numa novidade para ninguém. Quem também acompanha a troça é o governador do Estado, Paulo Saraiva Câmara(PSB). Está em todas. No Galo da Madrugada, no Recife Antigo e até em Bezerros, onde os papangus saem às ruas nessa época do ano. Bezerros é o terceiro polo de carnaval do Estado, ficando apenas atrás de Olinda e Recife. 

Quem também optou por um retiro foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sim, naquele famoso sítio de Atibaia. A imprensa publicou algumas fotos dele, com a mão na massa, preparando alguma galinha de capoeira no fogão. Nem mesmo nesse período, os urubus deixaram de sobrevoar o sítio, realizando flagrantes aéreos e disseminando todo tipo de ilação, sugerindo, sem provas concretas, irregularidades nas reformas realizadas naquele espaço e até mesmo em relação a um barquinho de pesca adquirido por sua esposa, Mariza Letícia, pela modesta quantia de R$ 4 mil. De concreto mesmo, as inúmeras evidências de que essas empreiteiras citadas, de fato, por algum motivo, bancaram a reforma do sítio. Lula errou ao aceitar essa oferta. Observem bem que, para alguns órgãos de imprensa, além de reafirmarem que Lula é o proprietário do sítio, o que se sugere sobre essas reformas é algo bem mais cabeludo do que um simples ato equivocado de um homem público.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário