pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais de 2016,no Recife: Um "cozido", segundo dizem, sem o tempero das próximas eleições municipais do Recife.
Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O xadrez político das eleições municipais de 2016,no Recife: Um "cozido", segundo dizem, sem o tempero das próximas eleições municipais do Recife.

 

 http://www.folhape.com.br/blogdafolha/wp-content/uploads/2015/11/almo%C3%A7o2.jpg

José Luiz Gomes da Silva


A semana que passou foi uma semana de muitas "jogadas" interessantes no tabuleiro do xadrez das eleições municipais de 2016, no Recife. Vamos começar pelo "cozido", aquele tradicional encontro onde os convidados do senhor Jarbas Vasconcelos degustam um "cozido" - preparado por ele mesmo - com ingredientes adquiridos ali no Mercado da Encruzilhada. Há uma versão deste "cozido", também oferecida pelo Deputado Federal do PMDB, em sua residência de Brasília. Se pudermos fazer uma comparação com a literatura, onde são comuns as rodas literárias, o tal "cozido" de Jarbas é uma espécie de roda de políticos, um verdadeiro termômetro das movimentações políticas no Estado.

Segundo a imprensa noticiou, 70% da bancada federal do Estado de Pernambuco esteve presente ao encontro, conduzindo as especulações sobre os eventos relacionados à capital federal, como uma possível queda do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A estimativa é a de que ele não sobreviva até abril de 2016. Como a ideia inicial foi a de trazer a bancada federal para aquela orgia gastronômica, não se estranha a presença de políticos vinculados aos mais distintos grêmios partidários dividindo a mesa, como foi o caso do Deputado Federal Mendonça Filho, do DEM, ao lado de Luciana Santos, do PCdoB. 


Na realidade, trata-se de um "indicador político" com referências que estrapolam os limites do aprazível bairro do Janga, em Paulista. Segundo comenta-se, a denominação do encontro como a "turma do cozido" teria surgido quando o Dr. Miguel Arraes era governador do Estado. Raposa criada, ficava atento aos movimentos do adversário, monitorando o que ocorria ali, a partir do Palácio do Campo das Princesas. A presença ou a ausência de algum político naquela orgia gastronômica, permite-nos estabelecer, como já afirmamos, alguns indicadores sobre a quadra política local. Convém sempre ficar atento aos convidados que estão ali presentes. Existem algumas "eminências pardas", que, apesar de não ocuparem cargos públicos, exercem influências políticas fortes no Estado. Uma dessas "eminências", por exemplo, foi um dos principais articuladores da reaproximação entre Jarbas Vasconcelos e o ex-governador Eduardo Campos, assim como pelo "exílio" de uma importante figura dos quadros do PT, que acabou se filiando ao PSB.

A ausência do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, num desses encontros, por exemplo, indicava que a relação entre Jarbas Vasconcelos(PMDB) e o atual gestor do Recife já havia passado daquela fase do só vou se você for. Nos encontros públicos posteriores, onde Jarbas esteve presente, esse fato viria a se confirmar. Segundo um blog local, Jarbas "travava" sempre que tinha que se referir à gestão de Geraldo Júlio(PSB). Por outro lado, Paulo Câmara(PSB), que esteve presente no "cozido" anterior a este, receberia altos elogios do senhor Jarbas Vasconcelos, sempre elogiando a sua capacidade de "fazer política". 

Não tenho a lista completa dos políticos que compareceram a este último encontro, mas lá estavam representantes ilustres do PSDB local, além de Wolney Queiroz(PDT) e o polêmico deputado Sílvio Costa(PSC), hoje um admirador confesso do ex-goverandor. As atitudes deste cidadão nos deixam preocupados. Por vezes, fico tentando entender seus arranjos aqui na província e no plano nacional. Ele sabe que o Deputado Federal Jarbas Vasconcelos é um dos mais ácidos críticos do PT e do Governo da presidente Dilma Rousseff, a quem já pediu a gentileza de renunciar ao mandato, num ato, segundo ele, de grandeza. Até bem pouco tempo, Sílvio Costa tecia duras críticas a Jarbas Vasconcelos.

Na ausência de quem assuma a sua defesa, na condição de vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, Sílvio Costa tornou-se uma voz ativa em defesa do Governo da presidente. Suas falas - lugares comuns, registre-se - alcançam ampla repercussão nas redes sociais. É essa contradição que nos intriga. Aqui, derrama-se em elogios ao ex-governador Jarbas Vasconcelos e é uma das figuras mais animadas da turma do tal "cozido". Foi o primeiro a chegar ao encontro. Neste caso, noves fora as possíveis contradições no plano federal, há de se especular sobre a possibilidade de entabulação de algum acordo no plano local. Seu filho, Sílvio Costa Filho, é um eterno candidato a prefeto do Recife. Mas, segundo ficamos sabendo, a palavra de ordem na mesa era não discutir, ainda, as eleições de municipais de 2016. 2016 apenas em 2016.

Durante esta semana também especulou-se que a vereadora Marília Arraes - essa parece mesmo que herdou o DNA do Dr. Arraes - teria cogitado deixar o PSB, partido ao qual ainda é filiada, para ingressar no PT. Segundo especulou-se, entraria na agremiação com o propósito de candidatar-se à Prefeitura da Cidade do Recife, em 2016. Especulações à parte, a direção municipal da legenda soltou uma notinha onde informa que a vereadora seria muito bem-vinda à agremiação, mas que a definição de candidatura, no momento, é outro departamento. 

E por falar no PT, o ex-prefeito do Recife e hoje superintendente da SUDENE, João Paulo, teve a infelicidade de desembarcar no Aeroporto dos Guararapes no mesmo momento em que desembarcava o Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro(PP). Enquanto a recepção ao Bolsonaro foi calorosa, João Paulo foi vítima das hostilidades dos que saudavam o deputado do PP. Eu percebo que o episódio abalou sensivelmente a figura do ex-prefeito. Ele tem se pronunciado sobre o assunto diversas vezes, pelas redes sociais. Há um amigo nosso, professor universitário no estado do Maranhão, que nos informa que o ovo da serpente já teria eclodido. 

A julgar pelas hostilidades aos membros do PT, das agressões às minorias sexuais - perdão se uso um termo incorreto - dos justiçamentos, das demonstrações de xenofobismo e racismo, parece não haver dúvidas quanto a isso. Estamos escrevendo um artigo sobre o assunto. Em breve,publicaremos aqui pelo blog. Bolsonaro deve ser candidato às eleições presidenciais de 2018. Nessa "onda" deve fazer algum estrago. No mínimo, a Justiça Eleitoral deve ter muito trabalho para coordenar aquelas eleições, pelas badernas que devem ser organizadas pelos seus apoiadores. 

Em sua passagem pelo Recife, Bolsonaro assumiu inúmeros compromissos, com militares e agrupamentos que fazem questão de se definir como de direita. Não estranha, portanto, que surja algum nome para levantar essas bandeiras pelas terras do Leão do Norte. Em discurso na ALEPE, onde o deputado Bolsonaro também foi recebido, o Deputado Estadual do PSOL, Edilson Silva, foi vítima das hostilidades do séquito de seguidores do deputado do PP e precisou sair do plenário escoltado. 

Na cidade vizinha de Olinda, o caldeirão político também se encontra em plena ebulição. A ruptura do PT com o Governo Municipal do PCdoB parece que continua não sendo bem digerida por alguns membros da agremiação, inclusive pelo líder do Governo, o vereador Marcelo Santa Cruz(PT). Os eventos literários do escritor Antonio Campos(PSB) estão sendo "coincidentemente" programados para a Marim dos Caetés, numa evidente confirmação de candidatura. E, comendo o mingau quente pelas beiradas, o PSOL confirmou a candidatura do advogado sindicalista Josualdo Campos para as eleições de 2016. 

Crédito da Foto: Márcio Didier, Blog da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário