pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Queiroz visita o Palácio. Não ofereçam carne de charque, por favor!
Powered By Blogger

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Queiroz visita o Palácio. Não ofereçam carne de charque, por favor!

 
 
No dia de ontem, discretamente, como recomenda os bons manuais de política, o prefeito de Caruaru, José Queiroz(PDT), manteve uma audiência com o governador Paulo Câmara(PSB), no Palácio do Campo das Princesas. Foi avisar, com todos os pontos nos "is", sobre a completa inviabilidade de um possível apoio à candidata Raquel Lyra, hoje filiada ao PSDB, caso o Palácio opte por apoiá-la nas eleições municipais de 2016. Não há possibilidade do prefeito colocar a carne de charque no seu cardápio, embora, em passado recente, comemorou-se um armistício entre os Lyras e os Queiroz, celebrando-se algumas alianças locais. No atual contexto político, entretanto, para Queiroz, até uma chã de bode seria mais palatável. Sua relação com o ex-governador João Lyra Neto, pai de Raquel - não foi das melhores. 

Neste último feriado do dia das crianças, estivemos naquela cidade. Como de hábito, costumo muito ouvir as pessoas antes de fazer pré julgamentos. Cada vez ficamos mais convencidos sobre esta necessidade. Confirmamos, inclusive, os altos índices de violência na cidade. Do início do ano de 2015 até setembro, a cidade já contabilizava 146 homicídios, contribuindo macabramente para elevar os dados negativos do Pacto pela Vida. Sozinha, a cidade é responsável por 10,3% de todos os homicídios no Estado. Soma-se a isso o aumento considerável dos crimes contra o patrimônio, como roubos, assaltos, sequestros.A equação para compreendermos essa violência está relacionada à combinação explosiva do binômio vulnerabilidade social e tráfico de drogas, segundo matéria publicada no Jornal do Commércio, do último domingo.

A segurança hídrica também é outro grave problema da Princesa do Agreste. Ouvi comentários positivos e negativos sobre a gestão do prefeito José Queiroz, o que não nos permitem uma avaliação mais consistente, pela ausência de uma fundamentação. As urnas podem responder melhor a isso em Outubro.Pela importância estratégica da cidade, o ex-governador Eduardo Campos não media esforços para atender os pleitos do prefeito José Queiroz, que retribuía os investimentos estaduais na cidade através do empenho pessoal na obtenção de bons resultados dos candidatos do Palácio do Campo das Princesas. Quando João Lyra assumiu o comando do Estado, por razões óbvias, o clima não foi mais o mesmo.  

Vale o registro que tivemos a oportunidade de conhecer a famosa fazenda que se transformou num termômetro político da cidade, além do Parque Ambientalista Severino Montenegro.  No último post que fizemos a respeito, levantamos algumas hipóteses sobre como seria o comportamento do prefeito José Queiroz, em relação à total inviabilidade de um apoio ao nome de Raquel Lyra. Ao se confirmarem as informações de um blogueiro local, ele tiraria um coringa das mangas, emprestando seu apoio a um nome pinçado do seu secretariado. Alguns nomes estariam esperando apenas a unção do chefe político para entrar na disputa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário