pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Última chance ou preparação da guilhotina?
Powered By Blogger

domingo, 13 de setembro de 2015

Última chance ou preparação da guilhotina?



Leio estarrecido nos jornais de domingo as medidas cogitadas de vir em resposta ao rebaixamento da nota do Brasil por uma agência de rating do mercado financeiro: atrelamento dos gastos em políticas sociais ao crescimento do PIB, aumento da idade mínima de aposentadoria, aumento para 12 por cento na contribuição dos servidores públicos para a previdência, extinção da política de aumentos reais do salário mínimo, etc.



Ao que parece, como lenitivo, aventa-se a hipótese distante de estabelecimento de novas alíquotas sobre a renda dos mais ricos.
Impressiona a baixa qualidade do debate econômico na grande imprensa sobre as possibilidade de saídas da crise. Martela-se uma única tecla, que passa por verdade dogmática. Só há espaço para uma vertente do debate econômico: a sabedoria convencional que considera que o problema fiscal será resolvido às custas de uma recessão redentora, em vez de cogitar a possibilidade da queda das despesas financeiras, através da baixa da taxa de juros, bem como, pelo lado da arrecadação, a taxação das grandes fortunas e do consumo de luxo.
É falso afirmar que o caminho por nós insinuado foi fracassado no primeiro governo Dilma. Ao contrário, no primeiro governo Dilma, tivemos o congelamento de tarifas públicas de energia e aportes subsidiados do tesouro ao BNDES, na esperança que a redução dos custos fiscais do capital produzisse crescimento econômico. Deu no que deu.
Escrevi em agosto de 2914, incrédulo de assistir o ufanismo ingênuo de muitos militantes do PT em campanha, que qualquer que fosse o presidente da república eleito, ele enfrentaria uma crise fiscal do Estado, cujas primícias estavam evidentes. Mas também nunca concordei que o receituário encomendado a Joaquim Levy constitua a única alternativa possível. Isso é arrematada bobagem de ignorantes.
Acabo de ler nesta madrugada o editorial de capa da Folha de S Paulo, cujo emblemático título acode pelo nome de "Última Chance". Nele, encontram-se enunciadas as medidas impopulares de apoio da burguesia brasileira, algumas das quais citei no começo dessa postagem.
Mais adequado seria que o título do editorial fosse - PREPARAÇÃO DA GUILHOTINA.

Jaeldes Meneses, professor da Universidade Federal da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário