pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Revoada no ninho tucano.
Powered By Blogger

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Revoada no ninho tucano.










Recentemente, o ex-governador, ex-ministro e ex-prefeito do Recife, Joaquim Francisco, entregou uma carta ao governador Paulo Câmara, informando sobre o seu desejo de desligamento da legenda socialista. O " eduardismo" proporcionou alguns arranjos inusitados na política pernambucana. Por uma dessas circunstâncias, o matuto de Macaparana tornou-se suplente de senador na chapa que elegeu o petista Humberto Costa. Joaquim estava, segundo dizem, bastante insatisfeito na legenda socialista. Com o currículo político acumulado, sempre achou que poderia dar uma contribuição maior ao partido. 

De fato, com a morte do ex-governador Eduardo Campos, Joaquim Francisco ficou escanteado na agremiação. Seu nome sequer foi lembrado na composição do secretariado de Paulo Câmara ou mesmo de Geraldo Júlio, onde poderia agregar à gestão a sua experiência de um ex-prefeito. Na nossa última postagem sobre o assunto, parecia ainda não estar muito bem definido os rumos partidários que Joaquim Francisco tomaria, mas é dado como certo que o seu abrigo será no ninho tucano. Só Deus sabe como as coisas irão se arranjar por ali daqui para frente. 

Ontem o partido soltou uma nota, pedindo aos seus membros que ocupam cargos na gestão de Geraldo Júlio, que largassem a nau socialista. Uma mexida radical no tabuleiro, com a qual os socialistas não contavam nos seus planos, uma vez que,  no raciocínio socialista,participando da gestão, como eles, os tucanos, poderiam cogitar de uma candidatura própria? Até o momento, a vereadora Aline Mariano, que ocupa a Secretaria de Combate ao Crack e Outras Drogas, não se pronunciou sobre o assunto. 

A nota é realmente para valer. Há uma determinação da legenda tucana no sentido de disputar em raia própria a prefeitura de cidades com mais de 200 mil habitantes. O problema agora é afunilar o processo de escolha de candidaturas, construindo o consenso sobre os nomes que entrarão na disputa, o que não se constitui numa tarefa nada simples. Em Caruaru já existiria um nome, mas sabe-se que, também insatisfeito com a legenda socialista, João Lyra Neto entabula conversas com alas tucanas. Em Jaboatão seria mais simples: será o nome escolhido pelo atual prefeito tucano, Elias Gomes; No Recife... bem, é aqui que a porca torce o rabo. 

Fala-se no nome do Deputado Estadual, Daniel Coelho, um tucano ascendente. Especulou-se, igualmente, uma composição com o PMDB de Jarbas Vasconcelos, numa reedição de uma nova União por Pernambuco, com o patrocínio de grãos tucanos de projeção nacional, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Para complicar ainda mais este cenário, entrou em cena o nome do ex-governador Joaquim Francisco, que entra na legenda com ares de candidato. É bicada para todos os lados. Vamos acompanhar os fatos e observar como eles irão de ajeitar no ninho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário