pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Ciro Gomes, o boca do inferno, filia-se ao PDT
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Ciro Gomes, o boca do inferno, filia-se ao PDT




Logo mais o ex-ministro da Integração Nacional e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, em ato solene, assina sua ficha de filiação ao PDT. Não posso confirmar isso ainda, mas há uma possibilidade de a família Ferreira Gomes, em peso, filiar-se à agremiação pedetista. Assim como ocorre com a maioria dos grêmios partidários brasileiros, não existe apenas um PDT. Existe uma ala mais ligada aos parentes do ex-governador Leonel Brizola e uma outra ala que segue a orientação do atual presidente da legenda, Carlos Lupi, o Lupinho para os íntimos. Há sérias divergências entre esses grupos sobre, apenas para ficarmos num exemplo, qual seria o posicionamento do partido sobre o Governo Dilma. Setores da legenda já teriam desembarcados da nau governista. 

Ciro é uma sujeito muito preparado e inteligente, mas, não raro, peca pelo destempero verbal. Tem o que se diz aqui no Nordeste, "pavio curto". A família Ferreira Gomes é de uma fidelidade canina ao Governo Dilma Rousseff desde o início, ainda na época das movimentações de campanha, quando o ex-governador Eduardo Campos ainda era vivo. Pelo menos publicamente, nada nos indicam que eles mudaram de posição. Até recentemente, Ciro Gomes concedeu uma entrevista ao radialista Geraldo Freire. Nesta entrevista, ele disparou sua metralhadora verbal contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e sobrou também para Hélio Bicudo - que pede o impeachment da presidente - acusado de estar sendo usado pela elite paulista. 

Quando ao Governo Dilma, ele defende sua continuidade, embora faça alguma ressalvas às medidas que precisam ser tomadas para ajustar as contas. Ainda não vejo 2018 no horizonte, mas tudo indica que Ciro Gomes deverá ser mesmo candidato à Presidência da República naquelas eleições. O arranjo político que se insinua até lá - se chegarmos até lá - é bastante complexo.Por enquanto, vamos meditarmos um pouco sob a massaranduba do tempo, observar as águas bater nas pedras e tentar decifrar as mensagens das espumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário