pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: Com uma provável candidatura presidencial de Ciro Gomes, o PDT entra no jogo no Recife.
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: Com uma provável candidatura presidencial de Ciro Gomes, o PDT entra no jogo no Recife.







As próximas eleições municipais do Recife, em 2016, necessariamente, passam por Olinda. Estamos cada vez mais convencidos disso. Não se trata, tão somente,  de uma questão de "arranjos" partidários,mas, igualmente, em razão de alguns atores políticos relevantes também entrarem em cena, diluindo algumas composições aliancistas até então consolidadas, como a existente entre o PSB e o PCdoB. No último domingo, ali no Colégio DOM, em Casa Caiada, o PSB realizou seu encontro da Agenda 40, com a presença de algumas lideranças do partido, sua direção estadual e membros convidados de outras legendas. 

Os discursos não deixaram dúvidas sobre a possível candidatura do irmão do ex-governador, Eduardo Campos, o escritor Antonio Campos, a prefeito da cidade nas eleições de 2016. O PSB havia reafirmado que só falaria em 2016 em 2016. Mas como nesse país as regras não aplicam a todos e os direitos da elite não são os mesmos direitos da raia miúda, no caso de Olinda, praticamente foi batido o martelo em torno da candidatura do irmão do ex-governador. Comentando sobre este assunto, embora anpassant, o atual vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, nas entrelinhas de uma entrevista - mas traduzida como um recado direto às movimentações dos socialistas em Olinda - afirmou que "apressado como cru". 

Por falar em PCdoB, a Deputada Federal, Luciana Santos, depois de muitas especulações, finalmente quebrou o silêncio sobre o assunto e acenou com a possibilidade de uma candidatura à Prefeitura de Olinda, em 2016. Luciana já governou a cidade por dois mandatos, tendo entregue o bastião ao atual prefeito, Renildo Calheiros, do mesmo partido, camarada dos tempos de militância estudantil de ambos. O desgaste da gestão comunista na cidade é visível e isso não ocorre apenas pelo longo período em que estão à frente da prefeitura, mas, sobretudo, em função da avaliação que a população do município faz da gestão. 

Em entrevista, a provável candidata comunista observou que foi expressivo o montante de recursos federais que o camarada Renildo conseguiu trazer para o município. É um fato. era o tempo das vacas gordas, do PAC, que destinou 25% de suas verbas apenas para o Estado de Pernambuco. A questão é saber como esses recursos foram aplicados na cidade e em que medida isso se refletiu na melhoria da qualidade de vida da população. Outra observação de Luciana diz respeito às falhas de comunicação da Prefeitura de Olinda. Pode até ser. Segundo ela, todas as ruas do bairro de Jardim Atlântico foram calçadas e sinalizadas. Isso é verdade. Moramos aqui e podemos atestar isso, embora a comunicação não seja, tenha santa paciência, dona Luciana, o único problema da gestão. 

Assim como ocorre em Olinda, com Antonio Campos, também no Recife o prefeito Geraldo Julio vem procurando consolidar as costuras com o Partido Verde.Não sei até que ponto essa agremiação política pode somar ao projeto de reeleição do prefeito Geraldo Júlio, assim como ajudar Antonio Campos em Olinda. Aliança programática, por sua vez, nunca foi mesmo o forte deste partido. Talvez possamos entendê-la como mais um passo no processo de "endireitamento" da legenda socialista. 

Um fato novo que surgiu nesta semana é a postulação do nome da vereadora Isabella de Roldão como opção da legenda do PDT para concorrer às eleições municipais do Recife, em 2016. Isabella está assumindo a direção da legenda no Estado, o que pode facilitar as negociações em torno de viabilidade de sua candidatura. Em entrevista à imprensa, Isabella teria afirmado que poderia abdicar da postulação do seu nome apenas se Paulo Rubem Santigo, hoje na presidência da Fundação Joaquim Nabuco, resolvesse assumir a candidatura, como chegou a ser cogitado. 

É realmente muito pouco provável mesmo que o senhor Paulo Rubem seja candidato nas próximas eleições. Trata-se de mais um arranjo político delicado, uma vez, quando esteve aqui na província, Carlos Lupi, presidente da legenda, entabulou algumas conversas com o prefeito Geraldo Júlio, com o propósito de estreitar o relacionamento entre as duas legendas. Ademais, Rodrigo Vidal, vereador da legenda, ocupa a Secretaria de Defesa e Proteção aos Animais, na gestão de Geraldo Júlio. 

A conjuntura política indica que uma provável candidatura da legenda no Recife deverá ser estimulada. Hoje, dia 17, filiou-se ao partido, em Brasília, o ex-governador e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. O político cearense acalenta o sonho de voltar a disputar a Presidência da República, em 2018. Numa corrida presidencial, palanques são sempre bem-vindos, sobretudo numa capital com a dimensão política do Recife. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário