pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: A conspiração "Jarbas Vasconcelos".
Powered By Blogger

sábado, 22 de agosto de 2015

Tijolinho do Jolugue: A conspiração "Jarbas Vasconcelos".






Não se constitui nenhuma novidade uma possível candidatura do Deputado Federal Jarbas Vasconcelos(PMDB) à presidência da Câmara dos Deputados, caso se confirme o impedimento do senhor Eduardo Cunha(PMDB), atual presidente daquela Casa, recentemente denunciado ao STF pela Procuradoria-Geral da Presidência da República. O que se discute agora é sobre se ele seria ou não um bom nome para os interesses das res publica, de uma maneira geral, e, mais especificamente, para os interesses dos segmentos sociais mais populares. O que os jornais de hoje trazem com um grande estardalhaço, nós já discutíamos pelo blog.

Do ponto de vista estritamente eleitoral, algo nos informa que ele é um candidato viável, a julgar pelo trânsito fácil junto aos setores conservadores da política brasileira. O seu perfil, certamente, não assusta aos mais renhido dos tucanos, em processo crescente de "arenização". Como diria uma grande raposa política mineira, em política, devemos ficar atentos aos "movimentos das nuvens". Evidentemente que essas articulações em torno do nome do pernambucano não começaram agora. Na capital federal, assim como ocorre aqui em Pernambuco, há uma versão do famoso "cozido", onde romarias de políticos, das mais distintas matizes ideológicas, vão à residência do deputado pernambucano "apenas" atraído pelo suculento cozido, quiçá também preparado com os ingredientes adquiridos aqui no Mercado da Encruzilhada. Não preciso informar aos nossos leitores de que não existe "cozido" de graça. Alguns, aliás, saem muito caro. 

Num belo domingo de sol, quando o pernambucano bem que poderia estar descansando, tomando sua dose de Logan e preparando um churrasco de picanha, eis que ele foi à manifestação contra a presidente Dilma Rousseff, na praia de Boa Viagem. Jarbas foi uma das vozes mais ativas contra a Ditadura Militar, instaurada no país com o golpe civil-militar de 1964. Temos nossas divergências, mas engrossamos a tese, aqui no blog, de que golpista ele não seria. Pela sua militância política, certamente, lutaria até as últimas consequências em defesa de um mandato obtido nas urnas, dentro das regras do jogo do regime democrático, como foi o caso da vitória da presidente Dilma Rousseff.

Ele,Jarbas, sabe que o que estão tentando fazer com a presidente Dilma Rousseff não se sustenta dentro do plano da normalidade constitucional e do respeito ao Estado Democrático de Direito. Pelas entrevistas concedidas e pelos atores que estão "inflando" o seu nome, algo nos suscitou algumas preocupações. Jarbas seria o nome para matar dos Cunhas de uma cajadada só. Seu nome estaria sendo urdido com alguns compromissos tácitos. Derrubaria Cunha e assumiria o compromisso de pedir o impedimento da presidente Dilma Rousseff. Essa turma, mesmo depois dos 80 anos, não deixa de cometer seus "desatinos". É preciso ficar de olhos neles. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário