pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Arena Pernambuco: Um mega esquema de corrupção
Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Arena Pernambuco: Um mega esquema de corrupção



Numa operação denominada Fair Play, a Polícia Federal apontou inúmeras irregularidades com os contratos da Arena Pernambuco, envolvendo políticos e empreiteiros. Artigo publicado aqui no blog, escrito pelo professor da UFPE, Michel Zaidan, cobrava providências quanto às denúncias, assim como o pronunciamento dos políticos arrolados, diretamente responsáveis pelos contratos. A principal irregularidade está relacionada a um superfaturamento, acima dos 42 milhões. A Arena da Copa tornou-se um grande monstrengo. Penso não ter exagerado, a julgar pelo andar da carruagem polícia, em ter afirmado que o único êxito da tal arena parece ter sido mesmo em constituir-se num duto por onde escoaram verbas públicas, que foram parar nas mãos de empreiteiros, lobistas e políticos inescrupulosos. Uma verdadeira galinha dos ovos de ouro, que deve ter feito a festa de muita gente. 

Agora talvez se entenda tanto empenho público e privado em construir aquele monstrengo para lá dos macacos, como dizia o ex-governador Agamenon Magalhães. Hoje, em artigo, a vereadora Marília Arraes também cobra um pronunciamento dos nomes citados na operação Fair Play. As notas dos possíveis envolvidos foram muito pontuais, elaboradas com o discurso oficial característico, que, quase sempre falacioso, remetem ao vamos aguardar as apuração dos fatos. De nossa parte, as autoridades públicas terão todo o apoio no rigor e transparência das investigações. Simples formalidades que cumprem, tão somente, o dever de dar uma satisfação à opinião pública. Os jornais pernambucanos, por sua vez, estão cada vez mais comedidos. Comedido talvez não seja o adjetivo mais apropriado para descrever a situação, mas, em todo caso, as pessoas sabem onde estamos queremos chegar. 

Com raras e honrosas exceções - inclusive na pessoa do corajoso e íntegro professor Michel Zaidan, não necessariamente representando a academia - há um silêncio sepulcral sobre o assunto. A explicação mais óbvia é que a tal construtora envolvida financiou a campanha de muitos políticos pernambucanos. Alguns deles estavam na marcha contra o Governo Dilma no dia de ontem. Já afirmamos isso em outros momentos, mas volto a repetir. Aqui no Estado estava sendo montada uma grande obra de engenharia de corrupção na máquina pública no sentido de lesar o erário. Tudo muito bem arranjado, já com ramificações federais e distribuídas pelos prefeituras da região metropolitana do Recife. Vocês podem imaginar o estrago, para o nosso arremedo de  república, se essa gente passasse a tomar conta do cofre federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário