pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Maju, se não fostes tu...
Powered By Blogger

domingo, 5 de julho de 2015

Tijolinho do Jolugue: Maju, se não fostes tu...





Algumas pessoas mais consequentes já começam a alertar sobre a necessidade de uma reação à onda conservadora que vem tomando conta do país. A engrenagem mói sistematicamente, em várias frentes, com consequências concretas nos atos de hostilidades que se verificam nas ruas e pelas redes sociais. O que ocorreu com a repórter Maria Júlia, a garota do tempo, do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, bem que poderia ser enquadrado como reflexo dessa onda conservadora. Maju, como é mais conhecida, foi duramente atingida por ofensas racistas, através da página que o jornal mantém na rede social Facebook.

As postagens alcançaram ampla repercussão, tanto no sentido favorável quanto no sentido desfavorável. Que há racismo no Brasil, parece que estamos de acordo. Em alguns casos, sutil, cordial ou adocicado, como queria o sociólogo Gilberto Freyre. Em outras situações, explícito mesmo. É que os branquelos, por vezes, não conseguem disfarçar. Essas agressões, emblematicamente, ocorrem nos chamados "redutos" da burguesia branca nacional, como os espaços de lazer dos condomínios e clubes, saguões de aeroportos, restaurantes caros etc. Concretamente, é que como se eles perguntassem: o que é que essa gente está fazendo aqui?

Nos últimos dias, então, diante dessa onda conservadora, esses grupos sociais estão sofrendo horrores. Não apenas os negros, mas a comunidade LGBT, os adolescentes em situação de risco. Em função do seu capital social, o caso de Maju ganhou uma repercussão maior, mas é só verificar as enormidades de ofensas e agressões dirigidas a esses grupos sociais, todos os dias, pelas redes sociais. Com pastores como Silas Malafaia e um presidente da Câmara Federal com a estirpe de Eduardo Cunha, não se poderia esperar sensatez, equilíbrio e respeito pela diferença. São tempos de retrocesso e obscurantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário