pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho Real: Quem, afinal, é este Karl Marx de Garanhuns.
Powered By Blogger

terça-feira, 17 de março de 2015

Tijolinho Real: Quem, afinal, é este Karl Marx de Garanhuns.



 


Garanhuns é uma cidade muito gostosa do Agreste Pernambucano. De clima agradabilíssimo, num passado recente era o principal reduto da burguesa recifense nas suas férias de inverno. Sobretudo por questões de logística, esse posto hoje é ocupado por uma outra cidade do Agreste - bem mais próxima do Recife - Gravatá. Tenho ótimas lembranças do local, principalmente do Hotel Fazenda Alvorada, para mim, com raízes fincadas no campo, um verdadeiro paraíso na terra. Tenho grandes amigos daquela cidade - alguns deles virtuais - outros de carne e osso mesmo, a exemplo de Rafael Souto Maior - com quem fiz o mestrado na UFPE - Marlon César Pessoa Neves, com quem trabalhei junto no Governo do Estado - e o maior deles, o professor Michel Zaidan Filho, um amigo de todas as horas e lugares. Michel é natural de Garanhuns. 

Aconteceram algumas situações graves e outras engraçadas nessa manifestação do último dia 15 de março. As graves já comentamos em outras postagens. Entre as hilárias, um cidadão que ostentava um cartaz pedindo a prisão de um certo Karl Marx de Garanhuns. Confesso que fiquei curioso para conhecer esse tal Karl Marx. Na cidade, entre esses nossos amigos virtuais, que prefiro não citar o nome, existe um cidadão radical, que possui um jornalzinho de circulação restrita à cidade. Se veste como guerrilheiro e usa uma boina com as cores da bandeira de Cuba. É, certamente, o suspeito mais provável. Peço encarecidamente, aos amigos da cidade, que nos ajudem a descobrir a verdadeira identidade deste cidadão. 

Nota do editor: Agora caiu a ficha. Um pouco tarde, é verdade. O tal Karl Marx a que o cidadão faz alusão é o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu na cidade. Na realidade, Lula nasceu no então distrito de Caetés, hoje transformado em cidade. Mesmo assim, a comparação é equivocada, uma vez que Lula nunca foi comunista. Penso que, sequer, possui alguma familiaridade com a obra do filósofo alemão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário