pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho Real: Domingo de sol (e protestos) em Boa Viagem.
Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de março de 2015

Tijolinho Real: Domingo de sol (e protestos) em Boa Viagem.




Os principais líderes da oposição ao Governo Dilma, em Pernambuco, já confirmaram presença nos protestos que estão programados para o próximo domingo, 16, na praia de Boa Viagem. Essa trupe deve arrastar uma meia dúzia de gatos pingados, uns irresponsáveis que cometem a sandice de pedir a volta dos militares ao poder. A escolha do local não poderia se melhor. Faz todo o sentido que tal protesto ocorra naquele bairro, reduto tradicional da burguesa pernambucana. Afinal, em Boa Viagem, residem os coxinhas do província. Um outro aspecto a ser observado, como ilustrou num comentário o amigo Carlos Omena, é que, assim como ocorre com a AV. Litorânea, no Maranhão, Boa Viagem deve estar repleta de banhistas num domingo ensolarado, o que repercutiria muito bem mostrá-los nas imagens como se fossem participantes das manifestações. 

Não convém fazer avaliação do sobre o sucesso ou não de uma manifestação que sequer ocorreu, mas ouso afirmar que ela possui todos os ingredientes de um rotundo fracasso. Trata-se de uma manifestação de caráter golpista, organizada pela direita. Pelo que se denuncia nas redes sociais, o que não faltar é o apoio de setores da mídia e o  financiamento de alguns empresários, engajados numa cruzada não contra a corrupção, mas contra os avanços sociais conquistados nas gestões petistas. Penso que eles chegaram à conclusão de que já foram feitas concessões demais aos extratos menos favorecidos da sociedade brasileira. Isso num país cuja dívida social é quase impagável e onde deveríamos, isto sim, aprofundarmos essas conquistas, diminuindo o fosso que separa o andar de baixo do andar de cima. 

Esses três séculos e meio de regime escravocrata nos proporcionaram uma das elites mais insensíveis do mundo. Uma elite prepotente, arrogante e escravista. Um dia desses, numa padaria de rico, presenciei uma cena curiosa. Duas senhoras conversavam sobre uma determinada atendente. Consideravam-na "abusada". Uma delas emendava que a tal atendente tinha que se colocar no seu "lugar de pobre", afinal, a altivez, o exercício da dignidade,  seria uma "prerrogativa" dos ricos. Padaria de rico são essas delicatessen onde eles fazem suas farras nos finais de tarde, adquirindo bem-casados, brigadeiros, coxinhas(ops!) e pães com miolo. Pão de pobre, comprado em padarias mais simples, só tem casca e muito bromato. E nem esses pães eles querem que os pobres comprem. Vou lá, de enxerido, porque sou amarrado numa "tabiquinha" que eles comercializam. Considerações à parte, pelas expressões da madame veja se você não daria razão às nossas observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário