pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Efeito Coxinhas: Carlinhos Metralha nas manifestações contra Dilma Rousseff.
Powered By Blogger

terça-feira, 24 de março de 2015

Efeito Coxinhas: Carlinhos Metralha nas manifestações contra Dilma Rousseff.


O Massacre da Granja São Bento voltou ao noticiário recentemente. O jornalista Fernando Brito, do Tijolaço, publicou um longo artigo sobre o assunto em seu blog. A motivação deveu-se à presença do ex-delegado do DOPS-SP, Carlos Alberto Augusto - também conhecido como Carlinhos Metralha - nas manifestações contra o Governo Dilma. O "bom velhinho" ostentava um cartaz onde afirmava que gostaria de ter sido ouvido pela Comissão da Verdade, que já encerrou os seus trabalhos. Uma pena que ele somente agora tenha se manifestado a esse respeito, uma vez que andava sumido e não foi localizado quando convocado para a audiência na Comissão. De fato, ele teria muita coisa a falar sobre presos e desaparecidos durante o regime militar. O ex-delegado do DOPS era um dos colaboradores de Sérgio Paranhos Fleury, uma das figuras mais emblemáticas da repressão do regime aos grupos da luta armada urbanos.

Ambos estiveram envolvidos num caso nebuloso, o Massacre da Granja São Bento, onde 06 guerrilheiros da VAR-Palmares foram executados numa chácara na cidade de Paulista. A localização exata da granja hoje é na cidade de Abreu e Lima que, antes de emancipar-se, era um distrito da cidade de Paulista. Conheço de perto o local. A ação praticamente dizimou os últimos guerrilheiros que pertenciam a Var-Palmares. Eles foram sumariamente executados, a despeito das armações montadas, como a presença de diversas armas junto aos corpos. Haviam sinais de tortura e tiros na nuca, numa demonstração inequívoca de execução. Os guerrilheiros foram pegos como resultado da delação do Cabo Anselmo. 

Por essa época, eles mantinham um aparelho aqui em Olinda, na Praia do Rio Doce. Entre os mortos, a jovem Soledad Barrett, grávida do cabo Anselmo, com quem mantinha um caso. Depois de resgatarem o cabo Anselmo de um possível justiçamento, Sérgio Paranhos Fleury e equipe seguiram para Paulista. Antes, porém, segundo dizem, teriam passado pela Ciranda de Dona Duda, na praia do Janga. Jovens que abraçaram este cidadão, como sugerem as imagens acima, não fazem ideia do risco que ele representa para as liberdades individuais, inclusive a deles.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário