pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: De volta ao passado. As manipulações da imagem.
Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Tijolinho do Jolugue: De volta ao passado. As manipulações da imagem.




Pelas redes sociais, o cabo de guerra parece ser mesmo as visitas de Dilma Rousseff(PT) e Aécio Neves (PSDB) ao Estado. Dilma arrastou uma multidão surpreendente, em todas as cidades que visitou - Recife, Petrolina e Goiana -  revivendo os velhos tempos, pelos idos de 1989, da Onda Vermelha. Cálculos da Polícia Militar indicam a presença de 50 mil pessoas apenas na carreata pelo centro do Recife. Um contingente de pessoas a ser comemorado. De um modo geral, a campanha de Dilma Rousseff vive um bom momento. Consegue mobilizar parte da população em torno do seu projeto, sobretudo aqueles que sabem o que isso significa, como aquele motorista que parou o ônibus na Av. Conde da Boa Vista e saiu empunhando uma bandeira aos gritos que havia sido aluno do ProUni. Este, sem dúvida, depois da refrega, é o melhor  momento de Dilma, um fato que se reflete, inclusive, nas pesquisas de intenção de voto. Abre 8 pontos sobre Aécio na última IBOPE, hoje um dos institutos com maior padrão de acertos.

Por sua vez, seu adversário amarga, agora, um arrefecimento. Seria natural. Como o nosso eleitorado possui um nível de volatilidade expressivo - mudando de opinião com muito naturalidade - todo cuidado é pouco até o domingo próximo. Isso talvez explique o clima beligerante entre os militantes de ambos os candidatos. Os militantes petistas não se cansam de postarem fotos, vídeos e textos com a presença da presidente Dilma na cidade. Isso é bom. Injeta um sangue novo nos militantes e contagia aqueles indecisos. Comparativamente, de forma matreira, também surgem alguns fotos dando conta da mobilização em apoio ao nome do candidato Aécio Neves, no Marco Zero. Pessoalmente, ele não pode comparecer. Coube aos neo-socialistas tucanos do Estado as honras da casa. Sileno Guedes, Geraldo Júlio, Paulo Câmara. Não se poderia esperar desse trio a mesma competência oratória de um Lula. Seria exigir um pouco demais. 


E, para ser sincero, apesar da "manipulação das imagens" eles também levaram gente para o Marco Zero. Não na mesma proporção da presença dos partidários da presidente Dilma Rousseff. Outra coisa desagradável foram as declarações de um tucano de bico fino, afirmando que a militância petista havia sido comprado, ou seja, a turma teria recebido dinheiro para comparecer ao evento. Ora, aqui vou usar ainda de maior sinceridade, quem tem essa prática são eles. A militância petista sentiu que era o momento de ir às ruas em razão das dificuldades enfrentadas pela presidente Dilma Rousseff, algo que estava colocando em risco as conquistas e os avanços sociais do período. Num país com os padrões de desigualdades sociais como o nosso, precisamos avançar muito nesse quesito e, certamente, não é com Aécio que iremos fazê-los. Simples assim. Ao longo de séculos, pouca coisa foi oferecida aos empobrecidos do Brasil, salvo chibata, exclusão e muita labuta. Votar em Dilma, portanto, é uma questão de responsabilidade com a construção de uma nação.

Há, de fato, uma "manipulação das imagens", conforme apontado por alguns analistas. E não é um privilégio da província, onde alguns jornalistas e fotógrafos não escondem sua torcida pelos nomes do Palácio do Campo das Princesas. O Deputado Federal Índio da Costa também teria exibido uma festa de réveillon como sendo um encontro de Aécio Neves em Belo Horizonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário