pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Lula voltou: os recados e o simbolismo
Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lula voltou: os recados e o simbolismo

publicada quarta-feira, 09/04/2014 às 01:22 e atualizada quarta-feira, 09/04/2014 às 09:45
por Rodrigo Vianna
A entrevista que Lula concedeu aos blogueiros foi importante pelo aspecto simbólico, mas também pelos recados que o ex-presidente enviou.
Lula, mais uma vez, ajudou a quebrar a hegemonia da velha imprensa. Durante 3 horas (acima e aqui, o vídeo completo da entrevista – clique no link que aparece na parte de cima do vídeo), conversou com 9 blogueiros e respondeu também a perguntas de internautas. Este é o simbolismo: a intermediação da velha mídia já não é necessária; há outros caminhos, outras vozes, outros interlocutores…
A entrevista serviu também como contraponto à postura recuada de Dilma nessa área. Ela assumiu o cargo com o discurso de que “o controle remoto” resolvia tudo no campo da Comunicação. Se o cidadão não gosta do noticiário, basta trocar de canal. Sim, sim… Dilma é convencional, não arriscou. E vem pagando o preço por isso. Precisava disputar a agenda, impedir a velha mídia de pautar sozinha o país. E não o fez.
Lula já havia falado aos blogueiros dentro do Palácio, quando era presidente, em 2010. Depois, foi ao II Encontro Nacional de Blogueiros, em 2011 – e falou a um plenário lotado em Brasília. Agora, em 2014, conversou abertamente sobre tudo.
O ex-presidente mostrou vivacidade e o conhecido bom humor. Soltou alguns palavrões (um deles contra o jornalista que o acusou de beber demais – “aquele filho da mãe…”; o outro ao relembrar a derrota de 1950 na Copa – “puta merda…”).
A barba e o cabelo seguem ralos (resultado ainda da quimioterapia), mas a voz recuperou a firmeza dos velhos tempos. E foi com a voz rouca de sempre que Lula mandou seus recados, respondendo a indagações dos blogueiros Renato Rovai, Altamiro Borges, Conceição Lemes, Fernando Brito, Eduardo Guimarães, Marco Weissheimer, Miguel do Rosário, Kiko Nogueira, além deste escrevinhador.
Logo na abertura, Lula reafirmou que não é candidato. “Minha candidata é Dilma. Não posso registrar isso em cartório para que acreditem, mas não sou candidato”. Lula, no entanto, deixou claro que a fase do “silêncio” (que diz ter imposto a si mesmo, para não interferir indevidamente nos rumos do país, como ex-presidente) acabou. E alfinetou: “o que incomoda muito a eles é saber que eu estou vivo”.
Aqui, já temos um primeiro recado à mídia e à oposição. Lula voltou. Não precisa ser candidato para voltar.  O outro recado que apavora essa gente veio lá pelo fim da entrevista: “Nós vamos ter que retomar com muita força o debate sobre regulamentação dos meios de comunicação”. 
Quem preferir apenas escutar a entrevista encontra aqui o áudio na íntegra.
A seguir, um resumo da entrevista e dos recados de Lula.
PETROBRÁS E O ENFRENTAMENTO POLÍTICO
“Espero que o PT tenha aprendido a lição da CPI do Mensalão. Imprensa construiu resultado para o julgamento. Não houve por parte do PT sabedoria para fazer o enfrentamento político.
“Nesse aspecto [Petrobrás], PT tem que ir pra cima. Aliás, cadê o Blog da Petrobrás?”
(aqui, Lula deixou claro que o governo Dilma age de forma muito recuada, não responde aos ataques; na gestão Lula, o Blog da Petrobras fazia a defesa diária da empresa contra as tentativas da oposição de cercar e quebrar a empresa. Lula mandou o recado: reajam de forma firme e convincente, e rápido – porque a oposição e a mídia querem fazer da Petrobras um outro Mensalão)
MANIFESTAÇÕES E LEI ANTITERRORISMO
“Fazer lei contra alguém de máscara, no país do Carnaval? Impensável… Não precisamos de Lei Antiterrorismo”
“Não podemos ter pacto do silêncio. Democracia é sociedade em movimento. Não tem que reclamar quando sociedade se manifesta.”
(Aqui o recado é para setores do lulismo que chegaram a flertar com a ideia de uma lei para coibir manifestações. Lula lembrou que esse caminho é a antítese da história do PT, da CUT e dos movimentos sociais surgidos nos anos 70/80)
REFORMA POLÍTICA
“Principal Reforma que esse país precisa é a Reforma Política. E estou convencido que esse Congresso não fará. Sou favorável a uma Constituinte exclusiva para a Reforma Política.”
Lula defendeu de forma enfática as seguintes propostas: financiamento público de campanha, voto em lista, cláusula de barreira para reduzir o número de partidos.
(Aqui um recado para os aliados conservadores do PMDB e do blocão; Lula vai ajudar a botar o bloco da Reforma na rua: em setembro, acontece o Plebiscito Popular em defesa da Constituinte exclusiva para a Reforma Política – leia mais sobre isso aqui)
ECONOMIA
“Economia está aquem do que a Dilma gostaria, do que eu gostaria. Mas em fevereiro geramos 260 mil empregos formais. E em dezembro desemprego estava em 4,3%.
Só que o povo quer mais. Nós temos que atender essa demanda. Como vai melhorar economia brasileira? Dilma tem que dizer [na campanha] como vai melhorar a economia.”
(Aqui um recado direto para Dilma: situação está sob controle, mas não é possível seguir encastelada no Palácio. O país quer respostas, quer um plano para os próximos anos)
MENSALÃO, STF E OS ABUSOS CONTRA JOSÉ DIRCEU
“Foi o mais sórdido processo político nesse país, e imprensa teve um papel antes de cada sesão. Foi um massacre, que não vi agora no caso de Minas [Mensalão mineiro teve autos remetidos à primeira instância]. Ou seja: dois pesos e duas medidas.
Os mesmos [na imprensa] que defenderam forca para o Dirceu querem agora um julgamento tranquilo e civilizado para os outros.
O que está acontecendo com Dirceu [na execução da pena] é um abuso muito grave [Dirceu teria direito ao regime semi-aberto, mas é mantido de forma irregular no regime fechado].
A gente um dia vai saber qual papel dos meios de comunicação nesse caso. Houve erro [do PT]: deveríamos ter feito luta política. Ficamos na luta jurídica, enquanto do outro lado havia uma luta política.
O que me preocupa é que há muita gente falando demais na Suprema Corte. Tem que falar é nos autos.”
(Aqui Lula foi mais enigmático: fez uma autocrítica pela falta de firmeza na defesa dos petistas processados, disse que Dirceu sofre abuso, mas não avançou nenhum passo a mais, a não ser cutucando a imprensa, na linha do “nós sabemos o que vocês fizeram no verão passado”)
JOAQUIM BARBOSA
“Não me arrependo de tê-lo nomeado. De todos currículos de negros que eu recebi, o do Barbosa era o melhor. E eu queria nomear um negro. O comportamento dele [no STF] é de inteira responsabilidade dele.”
SONEGAÇÃO GLOBAL
“Eu cansei de ver dizerem que aquilo [Mensalão] foi a maior história de corrupção que já existira nesse País, sem dar os números. Mas depois apareceu uma quantidade de sonegação de impostos que era muito maior do que tudo o que se falava.”
(Aqui um recado - $ifrado -à TV Globo, acusada de sonegar milhões de reais, num caso bastante nebuloso)
P.S.: por coincidência, no mesmo momento em que Lula conversava com os blogueiros em São Paulo, Dilma teria recebido João Roberto Marinho, da Globo,  para uma conversa reservada no Palácio. A pauta do encontro não foi revelada. Pauta ou Receita?

(Publicado originalmente no site O "Escrevinhador")

Nenhum comentário:

Postar um comentário