pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Michel Zaidan Filho: Perguntas e respostas sobre o movimento das ruas
Powered By Blogger

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Michel Zaidan Filho: Perguntas e respostas sobre o movimento das ruas




 Por que os protestos no Brasil ganharam tanta força nos últimos meses?

Por conta das medidas tomadas pela Presidente Dilma, priorizando a chamada "nova classe  média". Há um enorme contingente de pessoas que foram incluidas via-acesso aos bens de consumo duráveis, beneficiadas com a redução do IPI e o crédito subsidiado. Estas medidas deixaram de lado a melhoria dos serviços urbanos, as políticas públicas  relacionadas aos bens juridicamente tutelados pelo Estado (saude, educação, segurança etc.). Some-se a isso as benesses, concessões, favores concedidos à FIFA e a iniciativa privada para a realização da Copa das Confederações. Acrescente-se também as inúmeras denuncias de corrupção de políticos e parlamentares, e o sentimento de impunidade reinante no seio da sociedade  brasileira. Essas manifestações são amplas, plurais, apartidárias e de orientação anarquista ou neo-anarquista (fala-se de "ação direta" e "cultura mobilizatória"). Ninguém as representa, ninguém fala por elas. É um conglomerado espontaneo de grupos e categorias, as mais diversas possíveis. Mas tem um elemento comum: o ressentimento da política, dos politicos e dos partidos políticos. Como se diz: o povo de Dilma - os beneficiados com suas medidas economicas - não estavam nelas.

Vimos muitos jovens nas ruas. Por que a juventude hoje está se mobilizando?

Além das questões óbvias ligadas ao mercado de trabalho e a profissão, a juventude  utilizou uma ferramenta com a qual tem uma enorme afinidade: a rede mundical dos computadores, a internet, o twiter, o facebook, a caixa postal eletronica etc. É um tipo de participação virtual, parttime, que permite estar em várias redes ao mesmo tempo, sem se entregar todo a nenhuma delas. Depois, vem o aspecto lúdico da autorepesentação: é bom se vê e vê os amigos nas passeatas através do facebbook. É uma forma de confraternização, de festa, de espetáculo. É como se fôsse uma reinvenção do espaço público, onde todos podem se olhar nos olhos e celebrar a democracia. Trata-se de uma nova forma de sociabilidade, mediada pelas tecnologias de informação que tratam  rapidamente de muitas informações e são facilmente acessíveis. É uma nova alfabetização, essa linguagem digital. Tem estad o no coração de muitos movimentos juvenis contemporaneos: na China, no Irã, no Egito e no Brasil. Os jovens não precisam de muita coisa para se mobilizar: basta a idade (e os hormonios) e uma paixão.

 Qual é a importância desses movimentos no Brasil?

Eles enriquecem, mexem, colorem, estimulam a sociedade brailiseira, que é muito midiática e espetacular. Existe um efeito de demonstação nessas passeatas, que chamam muito a atenção da opinião pública, já domesticada pelos "realityshows", os "talkshows" da vida. Como dizia a compositora Violeta Parra, nos anos 80: "viva los estudiantes". Eles tomaram a iniciativa de sacudir o congresso, o Poder executivo, o futebol, a mídia internacional, chamando atenção para temas importantíssimos: a reforma política, a melhoria dos serviçospúblicos, o  bom uso do dinheiro público,  a alienação do patrimonio e da soberania nacional. Isto não é pouco. Abalou o prestígio da presidenta e do congresso nacional. 

Sobre os motivos dos protestos. O que as pessoas realmente querem?

-Querem aquilo é razoável para qualquer cidadão urbano e escolarizado no Brasil: transporte público bom e barato, mais saude pública, mais educação pública, probidade e moralidade administrativa e governantes que não vendam  o brasil com renuncia fiscal e propaganda falsa. Além de uma miríade de reinvicações pontuais e específicas. como o repeito ao direito das minorias.
 P.Como se pode  explicar, brevemente, cada um dos temas? PEC37/Copa do Mundo/Transportes/Educação/Saúde/Corrupção)
 -A PEC 37 que foi derrubada pelo apoio majoritário dos votos no congresso pretendia limitar os poderes do Ministério Público de investigar os crimes de corrupção, sobretudo os cometidos pelos políticos. Há outra que pretende limitar os poderes do STF. Copa do Mundo tem a ver com o montante de dinheiro público destinado às obras para a realização da copa das confederaões: mais de 80.000.000, saidos dos cofres do BNDES, attravés das chamadas PPPs. Além da renúncia fiscal da ordem de 500.000.000 concedida à FIFA e 200.000.000 às empresas consoriciadas. Quanto ao transpporte, o problema é crônico: qualidade, quantidade, preço, conforto, pontualidade etc. O modelo da Dilma é estimular o uso do transporte privado e conceder vantagens  (através da privatização ou concessão) às empresas privadas. O usuário do transporte público sofre muito. Engtre eles, os estudantes e jovens. � � �Já no caso da saúde, estamos diante de uma tentativa de desmonte do SUS,  com a privatização, terceirização, empréstimo de hospitais públicos à OSCIPs e entidades privadas.  Quanto à corrupção, tem a haver com a questão da moralidade pública e o uso republicano do dinheiro público, arrecardado com os exorbiantes impostos pagos pelo contribuinte.

Quais movimentos foram importantes para mudar o Brasil? E que tiveram participação da juventude?

Vários movimentos. A campanha pelo monopolio estatal do Petroleo, a redemocratização do pós-guerra, a entrada do Brasil na guerra, a luta pela redemocratização do brasil, depois da 2a. Guerra. A luta pelas reformas de base. A resistência a didatura militar, o fora Collor, as eleições diretas etc. A nova juventude teve e ainda tem um papel muito destacado nas lutas democráticas e populares do nosso
O movimento das Diretas foi ecumêmico, nacional, congresou a sociedade inteira naquele momento. E a juventude teve um papel especial na frente democrática que foi às ruas pedir a aprovação da emenda Dante de Oliveira. Um movimento cívico muito bonito. O fora-Collor teve um quê de espetaculo, de festa, de celebração da juventude da classe média escolarizada nas ruas, alimentadao pela mídia (uma série chamada "anos de chumbo", de uma emissora de televisão). Esses movimentos só podem ser avaliados pelo que se chama de produtividade histórica, ou seja, pelo que produziram de herança, de contribuição para as gerações futuras. Não através de um cálculo imediato. Por esse prisma, foram muito importante, até na definição de carreiras e vocações públicas de seus participantes.

No exterior, quais movimentos foram importantes e que mudaram o mundo? Teve a participação dos jovens? (pensei em Movimento Negro, Apartheid, Ocuppy Wall Street, Primavera Árabe - O Sr. poderia nos ajudar a listar algumas outras? Poderia nos explicar como foram esses movimentos e o que eles conseguiram? Houve alguma mudança com os protestos?

Maio de 68 é um divisor de águas na história contemporanea, porque redefiniu a importancia do cotidiano para a Política. Depois, a contracultura. o  movimento hippie. E claro todo o movimento americano pelos direitos civis dos afro-americanos e a favor da descolonização do mundo. Os contemporaneos: a primavera árabe e o Ocuppy Wall Street  vêm mostrar a volta dos jovens (como aliás o forum  social mundial) à cena política, num registro planetário de uma cidadania em rede (virtual), atualizando as formas de participação e resistência ao capitalismo e aos regimes autoritários. São inspiradores, como o movimento neo-zapatista  no México. Um autor que procurou decifrar esses movimentos foi o ManuelCastels, no livro a sociedade em rede (o poder da identidade), são movimentos recognocitivos, não exclusivamente redistributivos, trabalham com o tema da identidade, da auto-estima, visib ilidade e representação de minorias sociais.

E o movimento movimento feminino, o da conquista do voto, foram  relevantes?
 
-Não, porque pertence a uma outra fase, embora se enquadre nos movimentos de afirmação da identidade e se apresentam como movimentos recognocitivos.

(Entrevista concedida pelo Cientista Político Michel Zaidan Filho a repórter Giselle Hirata, da Revista Capricho, Editora Abril, publicada com exclusividade pelo nosso blog) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário