pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Com atraso em obras de transposição, Dilma cobre resultados concretos.
Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Com atraso em obras de transposição, Dilma cobre resultados concretos.

 

Com atraso em obra de transposição, Dilma cobra 'resultados concretos'
Em visita às obras de transposição do rio São Francisco no Estado de Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff cobrou das empresas velocidade de "regime de cruzeiro" na construção do empreendimento.

Com orçamento de R$ 6,8 bilhões, 36% maior do que o originalmente previsto, a obra teve seu cronograma prorrogado até 2014, quatro anos além da previsão inicial.


"Nós negociamos, nós resolvemos os problemas técnicos que havia, e agora nós queremos resultados", afirmou a presidente nesta quarta-feira (8) sobre negociação feita entre governo e empresas privadas para mudança de termos dos contratos.

Segundo o governo, isso se deve a aumentos de preços causados por obras não previstas nos projetos básicos, os chamados aditivos, e por compensações ambientais. Até ocorrer tais renegociações, as obras sob responsabilidade dos consórcios ficaram paralisadas.

Na tarde de hoje, Dilma deve se reunir com os consórcios de construtoras para tratar do tema. Questionada sobre o recado a ser dado, afirmou: "Nós escutamos os pleitos. Aqueles que nós consideramos que eram eram tecnicamente justificados, o ministro aceitou e fez um processo de renegociação - que é quase uma reengenharia. A partir de agora, nós vamos cobrar metas e resultados concretos".

A presidente reconheceu que determinados trechos da obra não tinham um prazo claro para conclusão. "Em parte, isso não vinha acontecendo", disse.

Segundo o ministro Fernando Bezerra, que integrou comitiva da presidente, a partir de março todos os trechos estarão com obras em andamento. "Até final de fevereiro estaremos dando as últimas ordens de serviço", afirmou.

Além de Bezerra, integraram a comitiva o ministro Paulo Passos (Transportes) e Eva Chiavon, interina do Ministério do Planejamento. Os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e Cid Gomes, do Ceará, também participaram da vistoria. Dilma segue para o Ceará e amanhã visita obras da transnordestina.

HISTÓRICO

A transposição do 'Velho Chico', como o rio é conhecido, teve início em agosto de 2007, e se estende pelos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Com dois canais principais, a obra pretende levar água a regiões atingidas pela seca no Nordeste. A expectativa é que, quando pronto, o empreendimento atenda 12 milhões de pessoas.

Em outubro de 2009, o então presidente Lula afirmou que a obra estaria pronta neste ano. "Uma parte dela ficará pronta até 2010, outra parte ficará pronta até 2012. O dado concreto é que alguém tinha que fazer, e nós estamos fazendo. É uma obra muito importante e ela vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais" afirmou na véspera de viajar para estados onde a obra estava em curso.

Na ocasião, a então presidenciável Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, participou da viagem.

GREVE NA BAHIA

Questionada sobre a greve de policiais militares na Bahia, a presidente não quis comentar o assunto. "Se eu desviar disso [a transposição], eu perco o sentido dessa viagem", afirmou.

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário