pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: As dez melhores coisas de Jacumã, na Paraíba.
Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As dez melhores coisas de Jacumã, na Paraíba.




1º O pãozinho do japonês, produzido pela panificadora Mitsu. Com sorte, no finalzinho da tarde, o cliente pode comprá-lo ainda quentinho. Neste período formam-se fila de pessoas interessadas em adquirir o melhor pão da vila de Jacumã. Desta mesma panificadora, recomendo o bolo “baeta”, muito semelhante ao “bom-bocado” de nossas infâncias. Uma iguaria que tirou Cristina da dieta.

2º A “Moqueca Coqueirinho”, preparada com lula, peixe e camarão e com o segredo das cozinheiras da Pousada Ancoradouro, que não são revelados. O problema da  belíssima praia de Coqueirinho – uma das mais bonitas do Brasil – permanece sendo a infraestrutura. O visitante é obrigado a fazer um rally ou então deixar os carros na parte alta que, sem policiamento, quase sempre são vítimas de vândalos, como já ocorreu com o editor do blog.

3º O “bode ao molho de tomate” servido no bar Púkaru, localizado às margens da PB-008, na subida que dá acesso à praia de Carapibus, no limite sul da vila de Jacumã, após a Unidade Móvel da Polícia Militar. O bar é conhecido por servir iguarias regionais, acompanhados das jarras de sucos tropicais e sobremesas deliciosas da culinária nordestina. Registro, igualmente, o bom atendimento do local, onde costumo brincar de bicicleta com o meu filho Victor Hugo em suas ruas tranqüilas, no final da tarde.

4º A cioba fresca comercializada na Peixaria do Ari, logo cedinho, trazido pelos trabalhadores do mar. Como muitas pessoas a utilizam para cozinhar ao molho de coco, Ari também resolveu comercializar o produto – já ralado – em sua peixaria. Apesar da grande variedade de peixes e frutos do mar vendidos no local, a primeira preferência dos clientes é sempre pelo peixe vermelho, identificado por uma "marca" inconfundível no dorso.

5º O “quarteto fantástico”, ou seja, os sorvetes de coco, milho verde, cajá e araçá servidos na Sorveteria Pardal, parada obrigatória para quem se dirige aos points de Jacumã. Apreciador incorrigível dos sorvetes da Free-Sabor, confesso minha fraqueza pelos sabores dos sorvetes produzidos pela Sorveteria Pardal. Uma delícia. Traga a vasilha.Um outro sabor bastante apreicado é o de amoras.

6º A farra da gurizada neste mês de férias, no edifício Rebecca, um dos mais organizados de Jacumã. Com amplos espaços para as manobras, os guris botaram para lascar e se divertiram para valer. Sem remorsos.

7º A coxinha de carne de sol produzida com massa de macaxeira servida no trailler próximo à Igreja Católica da Vila de Jacumã. No local também é servida a coxinha de frango, mas a de carne de sol é realmente insuperável.

8º O som ao vivo a partir das 22:00 horas, na tenda armada na praça principal de Jacumã, que reúne todos os públicos apreciadores da boa música popular brasileira. Uma boa iniciativa do poder público. Um cantinho, um violão, uma cerveja gelada e uma boa companhia... Tudo de bom.

9º O maceiozinho localizado entre as praias de Jacumã e Carapibus, definitivamente, o local preferido pela criançada, que pode brincar à vontade em suas águas calmas. Mesmo nessas condições, torna-se necessário tomar alguns cuidados em razão dos acidentes já ocorridos no local.

10º Tambaba, uma praia lindíssima e com águas calmas, ideal para o banho das crianças, que ficam protegidas das ondas pela barreira de arrecifes. O único problema em Tambaba são os preços praticados pelos comerciantes do local, tabelados em função dos turistas de bom poder aquisitivo que visitam o local com freqüência. Os gringos já chegaram a fretar aviões nos EUA e se dirigirem nus para o local.
Obs. O ranking foi organizado pelo editor do blog, externando sua opinião pessoal. Certamente, poderemos ter cometido algumas injustiças. Aceitamos as sugestões e comentários dos leitores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário