pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: abril 2011
Powered By Blogger

sábado, 30 de abril de 2011

Saúde, companheiro José Eduardo Dutra.


A imprensa, não raro, exagera na cobertura de determinados temas. Os problemas de saúde que o companheiro José Eduardo Dutra está enfrentando é um desses temas. Já se especulou de tudo, até mesmo que se trata de problemas conjugais. Alguns veículos até procuram esclarecer corretamente os seus leitores, mas se permitem ironizar em torno de assuntos delicados, como o suposto debate que o ex-presidente do PT teria com a jornalista Miriam Leitão, postado no seu microblog Twitter, num momento de transtorno ou confusão mental. Ao se afastar da direção do Partido, Dutra tomou a medida mais acertada. Embora seu problema seja momentâneo, ele precisa ser tratado convenientemente. Quanto à imprensa, convém tratar com mais respeito e dignidade o ex-dirigente petista, solidarizando-se com esse momento difícil em sua vida, torcendo que ele o supere.


Délubio Soares: o retorno


Com já se previa, Delúbio Soares, foi readmitido no Partido dos Trabalhadores. Conforme o Blog do Jolugue antecipou, o pedido de refiliação de Delúbio seria aceito pelo diretório do Partido sem maiores problemas. Atores proeminentes da agremiação, como Marta Suplicy, José Dirceu e o próprio Rui Falcão – novo dirigente do Partido – já haviam manifestado posição favorável à volta do ex-tesoureiro do PT. Rui Falcão, chegou a declarar que penas perpétuas não combinam com o Partido dos Trabalhadores. Rui sabe muito bem do que está falando. Até bem pouco tempo, tanto Lula quanto Dilma Rousseff não gostariam que ele assumisse a direção do Partido em substituição a José Eduardo Dutra, afastado por problemas de saúde. A eleição de Rui, inclusive, está sensdo vista por alguns analistas como uma derrota da dupla Lula/Dilma.

Testemunha Ocular!

Violência: Jaques Wagner pede socorro a Eduardo Campos.


A situação de violência na Bahia está deixando o governador Jaques Wagner bastante preocupado, sobretudo porquer a situação parece ter fugido ao seu controle. O quadro é, realmente, bastante preocupante. Na Bahia são cometidos 04 assassinatos por causas violentas diariamente, apenas na capital e periferia. Outro dia o Blog do Jolugue comentou sobre a incidência dessa violência na região Nordeste, sobretudo os casos espécificos de capitais como Salvador e Maceió. Neste última capital, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade estão sendo exterminadas na proporção de uma por dia. Jaques enviou alguns assessores para pedir socorro à Eduardo Campos, como já fizeram Marcelo Deda, Ricardo Coutinho, entre outros. São os bons resultados alcançados pelo Pacto pela Vida.

Jarbas: Conselho de Ética do Senado com Renan é uma afronta.


Todos conhecem as nossas posições em relação ao senador Jarbas Vasconcelos. A abertura de um processo contra o cientista político Michel Zaidan, em função dele ter  escrito um artigo onde criticava sua gestão quando governador de Pernambuco, nos tornaram um pouco reticentes em tornos de suas reais convicções democráticas. Devemos admitir, no entanto, que o seu posicionamento em relação ao Conselho de Ética do Senado, recentemente constituído, é uma peça das mais importantes no cenário político nacional. Mesmo filiado ao PMDB, não lhes faltou coragem e honradez de afirmar com todas as letras que “a composição do Conselho de Ética com Renan no meio é uma afronta à sociedade e ao Congresso Nacional”. É isso mesmo senador.

Ética de camundongos!

Nani

Cahiers du Cinéma: Hommage à un geant du cinéma, Claude Chabrol.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Testemunha Ocular!

Roberto Magalhães: Uma possível "mexicanização" do Brasil?


O ex-parlamentar Roberto Magalhães, através de mensagem divulgada pelo jornal Folha de Pernambuco, preocupado com a situação vexatória da oposição ao Governo Dilma Russeff, chegou a insinuar que o país passava por um processo de mexicanização, lembrando o período de mais de 07 décadas em que o PRI, Partido Revolucionário Institucional, governou os destinos daquele país. O escritor Mário Vargas Llhosa, referindo-se à permanência longeva desse partido no Governo, dizia tratar-se de uma “ditadura perfeita”. O PRI estava tão entricheirado dentro da estrutura do Estado mexicano que, quando o ex-executivo da Coca-Cola, Vicente Foz, quebrou essa hegemonia e anunciou o seu novo Ministério, tinha mais gente do PRI do que do PAN, o seu partido. Ao invés de uma simples fusão, alguns líderes da oposição começam a falar sobre uma possível autodissolução dos dois partido e, posteriormente, uma refundação, o que proporcionaria um impacto político mais positivo. Quando a gente escuta um experimentado parlamentar falar isso; lê as declarações de Lula sobre os 20 anos de poder; o desacerto da oposição... fica de orelha em pé.

José Eduardo Dutra deixa a Presidência do PT. Assume Rui Falcão.


Em encontro com a Presidenta Dilma Rousseff, o Presidente do PT, José Eduardo Dutra, comunicou que não pretende continuar à frente dos destinos do Partido. Trata-se de uma decisão amadurecida, sobretudo em função dos problemas de saúde que Dutra está enfrentando. Como o Blog do Jolugue já antecipou, a grande questão que se colocava era a resistência do nome de Rui Falcão por Lula e Dilma Rousseff, mas essa questão foi superada e ele foi conduzido á Presidência do Partido dos Trabalhadores. No caminho inverso, o Partido também se prepara para a refiliação de Delúbio Soares, dada como favas contadas. A única reação interna é da Tendência Mensagem, liderada pelo governador Tarso Genro. Estima-se que Delúbio tenha algo em torno de 60 dos 80 votos do diretório. Marta Suplicy já antecipou que o melhor momento é agora, para evitar um desgaste maior com a proximidade das eleições de 2012. O senador pernambucano, Humberto Costa, que havia sido sondado para dirigir o Partido, recusou em função dos compromissos já assumidos como líder do Partido no Senado. 

Caruaru - o maior São João do mundo.


No contexto de uma política de grande austeridade com as finanças do Estado, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), já avisou ao prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), que o tradicional São João daquela cidade não contará com recursos do Governo Estadual. A decisão do governador não se aplica apenas à Campina Grande, mas a todos outros municípios do Estado. No caso de Campina Grande, no entanto, a decisão reveste-se de componentes políticos que a tornam sensivelmente polêmica, antecipando, quem sabe, a disputa para o Governo do Estado em 2014. O Blog do Jolugue já antecipou que sem o apoio do clã Cunha Lima, na pessoa do senador Cássio Cunha Lima, Ricardo Coutinho não seria governador da Paraíba. Campina Grande já decidiu várias campanhas majoritárias naquele Estado. Nas últimas eleições presidenciais, pelo fato de Cássio ser filiado, por enquanto, ao PSDB, Campina Grande proporcionou a única vitória a José Serra no Nordeste, nos dois turnos. Campina é o berço político de Cássio, mas ele silenciou em torno da decisão do colega governador. Veneziano Vital – que levou um chá de cadeira de duas horas do governador -, possivelmente será candidato ao Governo do Estado em 2014, concorrendo com Ricardo Coutinho. A decisão do governador foi muito criticada por parlamentares que possuem base eleitoral naquela cidade. O maior São João do mundo, este ano, deverá ser realizado em Caruaru.

Casamento Real!

Amarildo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Aconteceu: Jânio Quadros e o tal hímem complacente do brasileiro.


O ex-presidente Jânio Quadros, com a sua renúncia,  provocou uma crise institucional sem precedentes, mergulhando o nosso sistema político num nebuloso processo de obscurantismo. Até hoje existem dúvidas sobre as reais motivações de Jânio, mas a versão mais aceita é que ele teria apostado na hipótese de voltar “nos braços do povo”. Aposta equivocada, conforme a história deixaria evidente. A carreira política de Jânio foi meteórica, cumprindo todas as etapas, de vereador à Presidente da República. Ardiloso e inteligente, esse ex-professor de português deu uma grande contribuição ao folclore político brasileiro e foi autor, no exercício da Presidência, de algumas ações que ficariam para a História, como a condecoração do guerrilheiro “Che” Guevara. Encerrou sua vida pública na Prefeitura de São Paulo, numa eleição acirradíssima, onde até Institutos como o Datafolha, que goza de certa credibilidade, apontavam uma possível derrota para Fernando Henrique Cardoso. No exercício do cargo costumava, ele mesmo,  multar carros irregulares estacioandos pela cidade. Na porta do seu gabinete havia uma chuteira pendurada, indicando que após o mandato, ele estaria se aposentando. Comenta-se que um cidadão, aproveitando do fato de conhecê-lo, dirigiu-se a um posto da previdência para requerer a sua aposentadoria.Esse cidadão não teria levado os documentos que comprovariam a sua idade. A atendente do posto, sabendo de quem se tratava e de suas ligações com o Presidente, teria pedido par ale tirar a camisa. Ao retirar a camisa a jovem observou os cabelos grisalhos e compreendeu que o cidadão, possivelmente, não estaria mentido sobre a idade, concedendo-lhe a aposentadoria. Ao comentar o fato com Jânio, este teria dito: ainda bem que ela não pediu para você retirar as calças. Atônito, o cidadão quis saber o motivo. Jânio teria dito: Se pedissem para você retirar as calças, teriam concedido uma aposentadoria definitiva.

Um Montoro pode deixar o ninho tucano.


A onda de descontentamento dentro do PSDB parece que não tem mais fim, atingindo da periferia ao núcleo duro do partido. Depois de Walter Feldman, agora é a vez de Ricardo Montoro – isso mesmo – manifestar sua insatisfação com os rumos da agremiação. Do mesmo grupo que apoiou Gilberto Kassab, Ricardo Montoro provocou a ira dos mais alinhados com o governador Geraldo Alckmin. Não se trata de uma defecção qualquer. A família Montoro é o próprio “DNA” da agremiação política, sua espinha dorçal. Por isso mesmo, Ricardo Montoro, antes de tomar a decisão, deverá ouvir correligionários e até mesmo os membros de sua nucleação familiar, antes de decidir. Em todo caso, como afirma o Blog do Josias de Souza, o partido passa por um processo de lipoaspiração forçada, de conseqüências extremamentes danosas. Há quem esteja sugerindo uma autodissolução para o DEM e para o PSDB. Depois de lavarem os panos de bunda, quem sabe as coisas melhorem.


Cristovam Buarque: Escalaram muito mal Henrique Meirelles.


O senador Cristovam Buarque afirmou tratar-se de um grande equívoco de Dilma Rousseff a transferência de Henrique Meirelles da área econômica para a condição de Autoridade Pública Olímpica. A atual equipe econômica – leia-se Guido Mantega e o presidente do Banco Central, teriam problemas de credibilidade. Segundo o senador, esse é um dos principais motivos das dificuldades que estão sendo enfrentadas no sentido de manter a inflação sob controle. Para Cristovam, além dos ajustes que estão sendo introduzidos, seria necessário uma equipe que transmitisse confiança, o que não vem ocorrendo. Realmente, esse dragão da inflação, além de perigoso é misterioso. Outro dia, o senador Armando Monteiro comentou que estava sentindo na população um “sentimento” inflacionário e lembrou o quanto isso era danoso, ao se transformar em realidade. No processo inflacionário, há, de fato, alguns componentes difíceis de "mensurar".

quarta-feira, 27 de abril de 2011

IPEA mantém posição: aeroportos não ficam prontos para a Copa.


Ouvidos no Senado Federal, os técnicos do IPEA voltaram a insistir que, mesmo com a abertura do capital privado da Infraero, as obras dos aeroportos que ficam em cidades que sediarão a Copa de 2014 não ficarão prontas em tempo hábil. Carlos Neto, um dos técnicos do órgão, lembrou que o processo não é tão simples assim, exigindo o cumprimento de alguns procedimentos burocráticos que tomarão algum tempo, como a regulação dessa participação, por exemplo. Como o Blog do Jolugue enfatizou outro dia, esse posicionamento dos técnicos do IPEA está deixando o Planalto irritado. Dilma Rousseff teria pedido ao seu presidente, Marcio Pochmann, um controle maior sobre a divulgação dessas informações. Gilberto Carvalho chegou até mesmo a ser agressivo e deselegante com os técnicos do Instituto, afirmando que as previsões do Instituto tratava-se de obra e vira-latas.

Mendonção: cerimônia do adeus.


A Polícia Militar estima que mais de 10 mil pessoas teriam acompanhado o enterro do ex-deputado José Mendonça, falecido recentemente. Belo Jardim é hoje administrada por um correligionário dos Mendonças, Carlos Coca-cola, que vem realizando uma administração que não conta com a aprovação do Grupo nem da população daquela cidade do Agreste pernambucano. O enterro de José Mendonça, que pretendia encerrar sua carreira política voltando a dirigir os destinos do seu torrão, como já era esperado, causou grande comoção na cidade, com vários pronunciamentos de pessoas simples, que tinham por Mendonção uma grande admiração. Na cidade, os Mendonças dividiam o poder com os Cintra Galvão, grupo político que controlou a gestão municipal por vários mandatos. Na realidade, Cintra Galvão chegou à política pelas mãos de Mendonção, tendo rompido com ele algum tempo depois. A disputa dos grupos político que disputam o poder municipal é intensa, prometendo-se uma disputa acirrada nas eleições municipais de 2012, quando o próprio Mendonção disputaria, quem sabe, com Cintra Galvão. Apesar da beligerência política, ainda bem que havia espaço para a convivência civilizada entre os dois grupos. Cintra Glavão foi emprestar suas condolências à família Mendonça, acompanhando o enterro e emprestando sua solidariedade. João Mendonça, quando Cintra esteve internado no Recife, veio até à cidade para visitá-lo e desejar pronto restabelecimento ao adversário.


Belo Jardim ou Jardim de Alá?


                                                                   
A cidade de Belo Jardim, na região do Agreste do Estado, ganhou as páginas da imprensa nacional em duas situações desagradáveis: A morte de José Mendonça, chefe político do clã dos Mendonças – grupo político com longa atuação na região -, e a participação de alguns dos seus moradores em cursos sobre o Islã, realizados no Irã. A revista Veja traz uma longa matéria sobre este assunto, enfatizando como se dá o processo de recrutamento, o perfil desses alunos e, o mais grave, a suspeita sobre os reais propósitos dessas capacitações, temendo-se envolvimentos que possam trazer graves conseqüências no futuro, como atentados terroristas, por exemplo. A publicação também informa que a ABIN e a Polícia Federal estão acompanhando detidamente os passos desses aliciadores e das pessoas envolvidas.

Senado empossa Conselho de Ética feito de escárnio

Angeli

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ariano Suassuna, a conversão.

Roberto Requião toma gravador de repórter da Band.


A atitude do senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, ao tomar o gravador das mãos do repórter da Bandeirantes, que o entrevistava, pode perfeitamente ser taxada de grosseira. O senador ainda tentou justificar-se pelo microblog Twitter, alegando a impropriedade da questão a ele dirigida, tentando desqualificar o trabalho da imprensa, argumentando que teria sido  vítima de calúnias e difamações anteriores, citando nominalmente o veículo Folha de São Paulo. O que incomodou profundamente o senador é uma pensão paga aos ex-governadores do Estado do Paraná, em torno de R$ 22 mil reais. Quando Governador, Beto Richa revogou o benefício a partir de um determinado período, deixando de fora a viúva do seu pai, José Richa, também ex-governador. O repórter teria questionado se Requião estaria disposto a abdicar do benefício, provocando sua ira. Depois do episódio, após retirar a gravação, 0 senador devolveu o aparelho ao repórter. O repórter, coitado, ficou sem alternativas de recorrer da truculência.


Walter Feldman deixa o PSDB. Mais um para o PSD?


Militante histórico e fundador do PSDB, Walter Feldman deixa o partido, incomodado, ainda, com as ações dos grupos ligados ao Governador Geraldo Alckmin. Feldman é secretário de Gilberto Kassab e muito ligado ao ex-governador José Serra. Do grupo do PSDB que apoiou os projetos políticos do atual prefeito, Gilberto Kassab, Feldman reconhece que ainda não teria sido perdoado pelo grupo ligado a Geraldo Alckmin. Especula-se, agora, se Feldman seria mais um engrossar o time de Kassab no PSD.


João da Costa, o touro levou a melhor. Olé!


O estrago político das touradas de Madri foi enorme. Algumas atitudes do prefeito João da Costa no sentido de tentar minimizar os problemas contribuíram até mesmo para agravá-lo, como as críticas à imprensa e ao ex-prefeito João Paulo, seu tutor político. O Blog do Jolugue destacou que  trata-se de uma incoerência ele apontar que nenhuma obra de drenagem teria sido realizada na gestão do ex-prefeito. Ora, João da Costa foi seu secretário durante 08 anos. No domingo, o Diário de Pernambuco trouxe uma longa matéria sobre o assunto, destacando a repercussão que o tema alcançou nas redes sociais. Repercussão sensivelmente negativa e espontânea dos recifenses incomodados com os transtornos provocados pelas últimas chuvas. Com mais calma, o Prefeito deve fazer uma reflexão sobre o assunto e tentar, tanto quanto possível, corrigir os estragos das chuvas na capital pernambucana, conceber obras estruturadores que se antecipem aos futuros problemas e, politicamente, com bastante humildade, sentar com seus assessores para tentar contornar os danos à sua imagem – no momento de construção de uma agenda positiva. Nesse episódio, certamente, o touro levou a melhor. Olé!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Morre José Mendonça, chefe político do clã dos Mendonças.


Vítima de uma infecção generalizada, morre José Mendonça, chefe político do clã dos mendonças, grupo político com atuação na região do Agreste pernambucano. Quem o conheceu pessoalmente, dizia tratar-se de uma pessoa extremamente sensível, bem-humorada, acolhedora e cativante. Pertencia aos redutos conservadores da política pernambucana, sempre afirmando que um político precisa ter lado. Estava entre aqueles que dificilmente sairiam do DEM, como fez recentemente o ex-deputado André de Paula. Dentro da lógica de cindir os redutos conservadores, Miguel Arraes o teria convidado para ser candidato ao senado numa desas eleições, mas o deputado recusou. Quando Jarbas Vasconcelos percebeu a necessidade de alinhavar alianças com os conservadores para chegar ao Palácio do Campo das Princesas, aceitou saborear um churrasco em sua fazenda de Belo Jardim, sua cidade natal, onde selou o acordo da União por Pernambuco. A União estabeleceu um cronograma de 20 anos de poder, divididos entre os diverso partidos que compunham a aliança. Esqueceram, apenas, de combinar com João Paulo. Hoje, se fosse convidado para um novo churrasco na fazenda dos Mendonças, com a presença de Jarbas, tenho minhas dúvidas sobre se João Paulo recusaria.


Morre José Mendonça, chefe do clã político dos Mendonças.

Vítima de uma infecção generalizada, morre José Mendonça, chefe político do clã dos mendonças, grupo político com atuação na região do agreste pernambucano. Quem o conheceu pessoalmente, dizia tratar-se de uma pessoa bem-humorada, extremamente sensível, acolhedora e cativante. Pertencia aos redutos conservadores da política pernambucana, sempre afirmando que um político precisa ter lado. Estava entre aqueles que dificilmente sairiam do DEM, como fez recentemente o ex-deputado André de Paula. Dentro da lógica de cindir os redutos conservadores, Miguel Arraes o teria convidado para ser candidato ao senado numa dessas eleições, mas o deputado recusou. Quando Jarbas Vasconcelos percebeu a necessidade de alinhavar alianças com os conservadores para chegar ao Palácio do Campo das Princesas, aceitou participar de um churrasco em sua fazenda de Belo Jardim, sua cidade natal, onde selou o acordo da União por Pernambuco. A União preparou um projeto de 20 anos de poder, escalonado entre todos os partidos de sua composição. Esqueceram, apenas, de convidar João Paulo.  


O PT e o projeto dos 20 anos de poder. Faltou combinar com o PSB e com o PMDB.


Partido grande é outra coisa. O PT, durante os primeiros anos de sua fundação encontrava dificuldades até para estabelecer alianças com os mais tradicionais aliados, como os comunistas e os verdes. Quando, contingenciado pela lei de ferro da competição eleitoral, precisou alargar seus horizontes aliancistas para viabilizar-se eleitoralmente, e até mesmo afastar da legenda os companheiros mais radicais, como a Convergência Socialista, cujos membros formariam o PSTU. Hoje, a estratégia das alianças, que no passado convergiam sempre para somar, agregar, hoje caminham a passo célere para impedir o crescimento de possíveis aliados que possam atrapalhar o plano dos 20 anos de poder, confessado por Lula recentemente. Tanto quanto possível, o PT teme que partidos como o PSB e o PMDB possam  criar dificuldades aos seus projetos de poder. 

Expirou a licença de José Eduardo Dutra. Ele volta a dirigir o PT?

Expirou o período de licença médica concedido ao Presidente Nacional do PT, José Eduardo Dutra. A grande questão é saber se ele volta a dirigir os destinos do Partido, uma vez que o seu vice, Rui Falcão, é um nome que não tem a aprovação nem da Presidenta Dilma Rousseff e nem de Luiz Inácio Lula da Silva. A doença de Luiz Eduardo Dutra é um mistério. Oficialmente é apresentada a versão de problemas com o coração, mas nos bastidores fala-se sobre uma possível depressão, motivada, entre outros motivos, pela sua não indicação para ocupar um cargo no Governo Dilma. O Blog do Josias de Sousa, do jornal Folha de São Paulo, afirma ter obtido informações que confirmam tratar-se relamente de uma quadro de depressão. Dutra teria sido encontrado em seu apartamento – depois de um apagão de 04 dias – sensivelmente fragilizado psicologicamente. O temor dos dirigentes petistas, caso Dutra confirme que deseja continuar como presidente do Partido, é que ele passe a oscilar o humor, com chances de possíveis recaídas. Por outro lado, o prestígio de Rui Falcão no Planalto está mais baixo do que poleiro de pato, após os episódios de vazamentos de dossiês durante a campanha de Dilma Rousseff. Talvez o Partido precise convocar novas eleições.

domingo, 24 de abril de 2011

Maranhão, vai descansar na fazenda.



A novela em torno da nomeação do ex-governador da Paraíba, José Maranhão, para ocupar um cargo no Governo Dilma Rousseff ganha mais um capítulo, conforme o Blog do Jolugue antecipou há alguns dias, quando cogitou-se a sua nomeação para a Embratur, nomeação que ele recusou, apesar dos apelos dos amigos de que, com a Copa do Mundo, certamente, o órgão tornava-se interessante. Desta vez, o órgão indicado pelo PMDB é a Codevasf, que já teria sido prometida ao governador do Piauí, Wilson Martins, do PSB. Como ele mesmo afirmou que não estava procurando emprego, talvez fosse mais prudente para José Maranhão, velha raposa da política paraibana, descansar em sua chácara, debaixo dos pés de cajá.


Rio Centro: O "Caderninho" dos ocupantes do Puma.



O atentado frustrado do Rio Centro quase põe por terra os planos de reabertura política no país. Durante esse período, inquéritos militares foram realizados, alguns até indicando que os militares que planejavam perpetrar o terrível atentado, na realidade, foram vítimas. Um deles não encontrou qualquer problema para a sua carreira nas Forças Armadas, chegando mesmo a ser promovido. Agora, repórteres da Folha de São Paulo, de posse do “caderninho” de um dos envolvidos, checando as informações dos nomes mencionados, estabeleceram uma “teia” da rede de possíveis torturadores do regime militar instaurado no país com o Golpe Militar de 64. O Blog do Jolugue parabeniza o excelente trabalho investigativo dos repórteres da Folha.

Correios: O quadro continua caótico.


Auditoria realizada recentemente pelo TCU diagnosticou o tamanho dos problemas enfrentados pela Empresa de Correios e Telégrafos. Mensalmente, há uma média de 30 mil clientes reclamando dos serviços do Sedex, que nos últimos anos pagou a cifra de 06 milhões em indenizações por atrasos. Controlada por grupos políticos conhecidos, os Correios tornaram-se um antro de corrupção. O Governo Dilma Rousseff, tanto quanto possível, tentou minimizar a influência desses grupos, dando carta branca ao Ministro Paulo Bernardo para fazer as intervenções necessárias, oxigenar a estatal e tirá-la das mãos dos corruptos. O quadro, no entanto, parece ser bem mais complexo do que imaginávamos. Agora são os funcionários de carreira que acusam o diretor da estatal de estar promovendo um verdadeiro aparelhamento da máquina, derrubando os requisitos técnicos exigidos para alguém assumir um cargo de chefia na estatal.

Malhação do Judas!

Sinfrônio

sábado, 23 de abril de 2011

Dilma Rousseff: O maior programa de qualificação de jovens do país.

Em breve, a Presidenta Dilma Rousseff deverá anunciar o maior programa de formação profissional já realizado no país, um projeto ambicioso, que objetiva capacitar 3,5 milhões de jovens. País construído sob o signo do trabalho escravo, com uma elite muito insensível, forjada numa sociedade verticalizada e hierarquizada, o Brasil ainda tem muitos problemas pela frente, mas não se pode negar a profunda coragem dos governos Lula/Dilma no enfrentamento dos graves problemas das desigualdades do país. Joaquim Nabuco, por ocasião da libertação dos escravos, manifestava uma preocupação das mais sensatas, ou seja, teríamos um contingente de homens livres, mas escravizados pelo analfabetismo, interditados pela ausência de uma qualificação profissional, sem moradia ou acesso a terra. Na década de 60, por exemplo, houve uma primeira expansão do ensino superior e quase nada foi feito em relação à educação básica. No Governo Lula, houve o maior programa de acesso de jovens entre 18 e 24 anos ao ensino superior, mas não se descuidou do ensino básico nem dos analfabetos. A proposta de Dilma Rousseff  vem atender a uma demanda evidente, sobretudo considerando-se o momento de crescimento que o país vem experimentando nos últimos anos, onde a ausência de uma qualificação profissional é um dos maiores “gargalos”. É por isso que a oposição não encontra o seu mote.

Cahiers du Cinéma: Cinema Italiano,a poesia em película.

Aparelhamento do IPEA? Não combina com Dilma Rousseff.


Desde o Governo Lula que se comenta sobre um possível aparelhamento do Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas, IPEA. À época, algumas pesquisas divulgadas pelo Instituto também incomodaram o Governo. Dirigido pelo eocnomista Márcio Pochmann, o órgão vem realizando um excelente trabalho, tanto quantpo possível orietando-se suas ações como um órgão de Estado e não de Governo. Ocorre, no entanto, que os últimos dados divulgados pelo Institudo em relação à caótica situação dos aeroportos brasileiros parecem que não agradaram muito bem à Presidenta Dilma Rousseff, senso o tema do aparelhamento retomado.O Blog do Jolugue não acredita, entretanto, que Dilma Rousseff vai se permitir fazer ingerências indevidas no Instituto. Não combina com o seu estilo.

O inferno dos "demos" e os demônios do PSDB.


Situação bastante complicada a dos Democratas. Alguns integrantes da agremiação migraram para o PSD de Gilberto Kassab e os que ficaram, como ACM Neto, impuseram uma condição à direção do Partido: Ou o partido se funde com o PSDB ou eles tomarão o mesmo caminho, ou seja, abandonam o DEM. O PSDB, por seu turno, que também não anda muito bem das pernas nem da cabeça, preocupa-se com uma possível pecha de direitista com a fusão com os “demos”. Em razão disso, mantém um canal aberto com o Presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire, que, por sua vez, precisa convencer os companheiros comunistas dos benefícios dessa fusão. Os companheiros mais reticentes são aqueles que, embora usem e abusem de la dolce vita da burguesia, ainda sabem de cor o Manifesto Comunista. Apenas sotaque.

Lula: estratégia para vencer em São Paulo. Combinaram com Temer?


Em recente entrevista concedida por ocasião de encontro do PT paulista, Lula afirmou que a estratégia para o PT reconquistar a prefeitura paulistana é alinha-se com grupos de centro do tabuleiro político, possivelmente o PMDB, o que não representaria nenhum problema porque este partido já compõe a base aliada do Governo. Insatisfeito com a aproximação do PSB com Gilberto Kassab, o deputado Gabriel Chalita, que já foi do PSDB, deve ingressar no PMDB como pré-candidato à prefeitura paulistana, já com as bênçãos de Michel Temer. Alguém precisa avisar a Lula para procurar outros parceiros, pelo menos na quadra paulista. Os arroubos de Chalita não tem absolutamente nada a ver com algum incômodo ideológico com a união de Gilberto Kassab ao PSB, mas tão somente conveniência pessoal.


Uma ceia pouco santa!

Aroeira

sexta-feira, 22 de abril de 2011

João da Costa troca as touradas pela lama do Recife. Ainda bem.


Não há duvida de que o prefeito João da Costa cometeu um equívoco ao se ausentar da cidade num momento onde se pronunciavam a ocorrência de chuvas, provocando os transtornos de sempre. Comentei aqui no Blog do Jolugue e nas redes sociais que os problemas provocados pelas enchentes no Recife não costumam respeitar a ideologia de quem está ocupando o Palácio Antonio Farias. O ex-prefeito Roberto Magalhães - homem público honrado, que faz falta à vida pública – costumava afirmar que o Recife era um prato, portanto bastante vulnerável às enxurradas. A Av. Agamenon Magalhães, por exemplo – ontem citei o caso do bairro do Benfica – foi construída num nível bem acima do canal, cedendo substantivamente ao longo dos anos. Hoje, qualquer chuvinha o canal transborda. O que vem preocupando o Blog do Jolugue é o escancarado oportunismo político suscitado pelos últimos episódios, agravados pela viagem infeliz do prefeito. Comenta-se que João da Costa chegou a afirmar que a culpa seria de João Paulo, esquecendo-se de que foi seu secretário durante os 08 anos em que João Paulo ocupou o Palácio Antonio Farias. Por outro, João Paulo teria lembrado que não costumava ausentar-se da cidade durante os períodos de chuva. Aline Mariano chegou até mesmo a insinuar ausência de solidariedade do prefeito com a cidade e com a população do Recife, o que é um exagero e uma manobra de puro oportunismo político. Evidentemente, o quadro é agravado pelo fato de, no momento, está em pleno curso uma estratégia de criação de uma agenda positiva para João da Costa, conforme artigo nosso, publicado neste Blog.Quem teve a infeliz idéia dessa viagem, João? 

Jabotão dos Guararapes - Vitrine do PSDB no Estado.



O PSDB tem 18 prefeituras no Estado de Pernambuco, mas Jaboatão dos Guararapes tornou-se a vitrine do Partido, considerada prioridade para a agremiação. Jaboatão é um dos maiores colégios eleitorais do Estado, mas foi uma cidade muito mal tratada pelos gestores nos últimos anos. Cidade complexa, verdadeiro país, apenas 03 % da cidade tem rede de esgotos. Quando assumiu a prefeitura, o ex-prefeito do Cabo, Elias Gomes, encontrou o caos, mas com muita paciência, escolheu uma equipe comprometida, articulou-se bem com a Câmara de Vereadores e com uma coligação ampla de partidos, desingessando a máquina, estabelecendo uma ótima vizinhança com o Palácio do Campos das Princesas e com o Palácio do Planalto. Jaboatão foi até muito castigada pelas últimas chuvas que caíram na região metropolitana, mas o prefeito não havia viajado. Estava lá, atolado na lama, tomando as providências necessárias. Elias é o prefeito melhor avaliado na região metropolitana do Recife, com uma reeleição praticamente garantida em 2012.   





Deborah Guener na cadeia. Atriz ruim.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Noronha, negou o pedido de habeas corpus solicitado pelos advogados da promotora Deborah Guener e do seu marido, Jorge Guener. A promotora, que deverá ficar na Polícia Federal em Brasília, foi presa a pedido do Ministério Público, sob a acusação de ter sido beneficiada com dinheiro, chantageando o ex-governador de Brasília, Roberto Arruda.


Vargas Llosa vota em Humala nas eleições peruanas.


O escritor Mário Vargas Llosa, autor da Guerra do Fim do Mundo, último Nobel de Literatura, declarou recentemente que deverá votar no candidato Ollanta Humala, nas eleições peruanas. Quando a eleição foi para o segundo turno, levando Humala e a filha do ex-presidente Fujimore a disputarem a presidência do país, Vargas Llosa declarou que o Peru estava numa encruzilhada, tendo que escolher ente o suicídio, ou um tiro no escuro. O tiro no escuro parece ter convencido o escritor, sobretudo em função de ter abandonado – pelo menos aparentemente – a aproximação com Hugo Chávez, recebendo assessoria do Partido dos Trabalhadores. Vargas Llosa, no entanto, declara que não vota com alegria, mas pelo fato de Humala estar parecido com Lula.

Petro-Alferes!

Humberto

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fluminense arrebenta e contraria os matemáticos.


Para o Fluminense, rigorosamente, não existe a palavra impossível. Fez milagres em campeonatos brasileiros e ontem, por ocasião do jogo com o Argentino Juniors, pela Copa Libertadores, mostrou uma incrível capacidade de recuperação, vencendo o jogo por 4 a 2, com um gol de Fred, de pênalti, já no finalzinho do jogo. Cenas lamentáveis ocorreram no final, quando jogadores do Argentino Juniors – que já estavam caçando alguns jogadores do Fluminense em campo, resolveram partir para a pancadaria, protagonizando cenas desagradáveis, exigindo a presença da polícia, que demorou muito a intervir.


Mais uma derrapagem do João da Costa. Não há agenda positiva que resista.


Na ausência do prefeito João da Costa, que se encontra na Espanha enquanto o Recife sofre com as chuvas que caem nesse período, o vice Milton Coelho arregaçou as mangas e colocou os pés na lama, percorrendo as áreas atingidas, cobrando providências dos responsáveis. O Blog do Jolugue já comentou que Milton Coelho é um tipo de vice que, diante do apagão do titular, costuma projetar-se. O prefeito poderia ter escolhido uma data melhor para acompanhar as touradas de Madri, sobretudo num momento de construção de uma agenda positiva que o PT está tentando montar em torno dele.   

Ronaldo Caiado expõe as veias abertas do DEM.

As veias abertas do DEM estão sangrando, talvez por isso o ex-senador Marco Maciel resolveu passar a semana santa em Brasília, rezando com a família. Pelo microblog Twitter,Ronaldo Caiado tornou público os graves problemas que o Partido está enfrentando, fazendo duras críticas a Jorge Bornhausen – presidente de honra do Partido -, Antonio Lavareda e Saulo Queiroz, segundo ele, responsáveis pela sigla DEM, que só trouxe problemas ao Partido. Enquanto José Agripino faz todos os esforços para manter no Partido o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, Bornhausen faz gestões para levá-lo ao PSD de Kassab, magoado que ficou com alguns caciques da agremiação. O Blog do Jolugue, comentando o assunto num outro post, sugeriu que jogassem uma bóia para o DEM. O Partido agoniza.

#LulaTT ataca PSDB em entrevista à TVT.



Ainda repercute a entrevista concedida pelo ex-presidente Lula à TVT. Na entrevista, Lula comenta sobre a ausência de identidade ideológica do PSDB, suas brigas internas no plano nacional e os problemas regionais do Partido. Prevê que o PT deverá ficar no poder pelos próximos anos, vencendo as eleições presidenciais de 2014, 2018, lembrando que os “20 anos de poder” – que era um objetivo do PSDB – tornou-se uma realidade petista. Manifesta a preocupação do Partido em desbancar a hegemonia do PSDB em São Paulo, estabelecendo as estratégias para o PT retomar o controle da prefeitura paulistana nas eleições de 2012, alinhado com um candidato de centro na vice.

Luta de classes!

Paixão

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ne Me Quitte Pas by Maysa!

#LulaTT detona o PSDB em entrevista exclusiva.

Cahiers Du Cinéma - "Boca de Lixo", Eduardo Coutinho.

Aconteceu: Pessoa de Moraes ministra aula de Kierkegaard para os milicos.

A Universidade tem lá alguns professores que assumem comportamentos esquisitos e acabam sendo esteriotipados como malucos. Na minha época de estudante lembro-me de alguns, como o professor Wandick e Pessoa de Moraes. Ambos, apesar das esquisitices, eram muito queridos no circuito acadêmico. Wandick, quando faleceu, causou uma grande comoção, inclusive entre o corpo de funcionários da UFPE. Ambos eram muito inteligentes. Pessoa de Moraes, por exemplo, sempre nos abrilhantava com excelentes aulas e artigos soberbos publicados no Diário de Pernambuco. Por suas posições políticas, após o Golpe Militar de 1964,  foi “convidado” para interrogatório pelos militares. Primeiro, seu inquisidor pediu que ele falasse sobre a teoria marxista, levando o professor a explanar sobre o assunto durante uma hora. Depois foi incitado a pronunciar-se sobre outro autor, consumindo, então, mais meia hora. Logo em seguida, começou a explanar sobre a filosofia de Kierkegaard, levando seu interrogador a desistir do interrogatório, recomendando a sua liberação.




João da Costa: touradas em Madri.


Comenta-se que as nuvens negras continuam acompanhando João da Costa. Recentemente o vereador João Arraes criticou a postura do prefeito em relação à Câmara de Vereadores, fatos já relatados pelo Blog do Jolugue. Magno Martins comentou que o vereador passou a ser aplaudido nos eventos sociais depois do episódio. Agora, por ocasião de sua decisão de passar a páscoa em Madri, o prefeito não deu qualquer satisfação à Câmara de Vereadores. Se há problemas na base de sustentação, pela outro lado oposição mete o sarrafo sem dó nem piedade no matuto. Os problemas de alagamentos do Recife são crônicos, não respeitando a ideologia dos prefeitos que ocupam o Palácio Antonio Farias. Roberto Magalhães, por exemplo, comparava o Recife a um prato e afirmava que, quem conseguisse resolver tais problemas, mereceria todas as condecorações. No bairro do Benfica, por exemplo,  próximo ao Clube Internacional, são três metros e meio abaixo do nível do mar.




Aécio Neves e o caminho das oposições nas eleições de 2012.


Diante do “efeito” Kassab e dos insistentes comentários sobre uma possível fusão entre o DEM e o PSDB, caciques da legenda se reuniram recentemente para definir suas prioridades para as eleições de 2012, já antecipando que deverão mesmo fazer uma aliança. Onde o PSDB estiver melhor, o DEM deverá apoiá-lo. A recíproca também é verdadeira. Devem dar preferência às cidades com mais de 200 mil habitantes. Por enquanto, não se fala em fusão, mas a necessidade de sobrevivência do DEM a impõe. Em Pernambuco, por exemplo, todos políticos ouvidos consideravam que André de Paula seria o último nome a deixar o DEM, aquele que fecharia a porta. André surpreendeu, foi o primeiro, é já se especula que, neste ritmo, terão dificuldades de encontrar alguém para ficar com as chaves. Até Marco Maciel, que já fechou o Congresso, anda balançado.

Lula de volta ao Partido dos Trabalhadores.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se recentemente com prefeitos e vice-prefeitos do PT no Estado de São Paulo. Esta reunião, que contou com a presença de José Dirceu, estava programada já faz algum tempo e está ancorada nas diretrizes estabelecidas pelo Partido para conquistar a capital paulista no pleito de 2012. O PT tem como certa a candidatura de José Serra e trabalha com esse cenário, apesar de Serra negar veementemente qualquer pretensão neste sentido. A senadora Marta Suplicy e o Ministro Aloísio Mercadante, pela capilaridade política conquistada naquele estado, sempre são lembrados, mas Lula gostaria de ver na disputa o seu Ministro da Educação, Fernando Haddad.


Terapias ocupacionai$!

Da Costa

terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuidado com a agenda, João da Costa.

Agosto é o prazo limite para o prefeito João da Costa recuperar sua imagem junto à população e habilitar-se a um segundo mandato a frente da Prefeitura da Cidade do Recife. Até que o matuto que tomou água de barreira vem se esforçando, mas as circunstâncias parecem conspirar contra o prefeito. Não bastassem a marcação cerrada da oposição na Câmara do Recife, liderada pelas vereadoras Aline Mariano e Priscila Krause, a bancada situacionista também reclama de não receber um tratamento digno. Outro dia, postamos nesse Blog um comentário do jornalista Inaldo Sampaio estabelecendo um contraponto entre o ex-prefeito Gilberto Marques Paulo e o atual, João da Costa. Enquanto aquele dava expediente no Palácio Antonio Farias com o líder da oposição, João pouco aparece na Casa de José Mariano. Para completar, agora, por ocasião dessas últimas chuvas, vem a notícia de que está viajando para Madri, na Espanha. Nada mais oportuno para a oposição meter o sarrafo, como já se observa nas redes sociais.

Joguem uma bóia para o DEM!


Desencontrada e sem um discurso de contraposição ao Governo Dilma Rousseff, a oposição tem alguns dilemas pela frente. Outro dia, após o artigo escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, alguns dos seus mais vistosos expoentes praticamente desautorizaram FHC na sua proposição de esquecer os “pobres” e construir um discurso atrativo para a nova classe média, inclusive forjada no Governo Lula. Por outro lado, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, avança como um trator, atraindo parlamentares do DEM e do PSDB. Eles estão em silêncio sobre o assunto, mas é certo que já devem ter chegado à conclusão de que avaliaram mal o efeito "Kassab". A fusão entre o DEM e o PSDB parece ser a única solução possível, apesar da resistência do senador José Agripino Maia, recentemente eleito Presidente Nacional dos Democratas. Por favor, joguem uma bóia para eles!


Lula e a Reforma Política.


De volta de mais uma palestra no exterior, Luiz Inácio Lula da Silva confirma que vai se envolver na discussão da Reforma Política. Rui Falcão, aquele que Dilma não deseja ver pelos corredores do Planalto, adiantou que Lula ira negociar diretamente com partidos da base aliada e adversários, alguns temas polêmicos, procurando construir consensos. Ainda não se sabe como Lula conduzirá o processo, se na condição de ex-presidente ou de filiado ao Partido dos Trabalhadores. Discutindo a questão em seu artigo de hoje, o jornalista Carlos Chagas recomenda que seria bem mais interessante que Lula assumisse a direção do Partido.


Repercute saída de André de Paula do DEM para o PSD.

Assumiu grande repercussão na imprensa, inclusive nacional, a saída de André de Paula das fileiras do DEM, conforme noticiado ontem pelo Blog do Jolugue. Com o sinal verde do governador Eduardo Campos, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o convidou para dirigir o PSD no estado e ele aceitou prontamente, motivado por uma série de circunstâncias que, praticamente, o colocaram no colo de Eduardo Campos. Instigado a pronunciar-se a esse respeito, afirmou o de sempre: possui relações bastante cordiais com o governador. Cordiais demais para um ex-adversário. Cria de Marco Maciel, passou-se a especular sobre uma possível saída do ex-senador dos quadros do DEM, por enquanto descartada. André, que não conseguiu se eleger nas eleições de 2010, ficou literalmente patinando no DEM, uma sigla agonizante. Com isso, a fusão entre o PSD e o PSB no estado, torna-se um fato concreto desde já.


Devagarzinho!

Humberto

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gilberto Kassab: O estrago é maior do que se pensava.

Numa manobra arrojada, contando com apoios no PDT e no PCdoB, recentemente convidado para integrar o seu Governo, o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, conseguiu eleger o vereador José Police Neto(PSDB) para a Presidência da Câmara Municipal. O avanço do prefeito sobre redutos de aliados históricos do PT foi um dos temas mais discutidos no último encontro do Diretório Municipal do Partido, realizado neste fim de semana. Sabe-se, também, que dentro do PSDB trava-se uma disputa acirrada entre os parlamentares que seguem a orientação do Governador Alckmin e aqueles que acompanham Kassab. Hoje, segunda-feira, vem a notícia de que nada menos do que 07 desses vereadores, inclusive José Police Neto, estão deixando o PSDB para, possivelmente, filiarem-se ao PSD, partido criado por Kassab. Quem previa uma marolinha com a manobra de Kassab deve estar arrependido.

José Maranhão teria recusado indicação para a EMBRATUR.


A novela em torno de uma possível nomeação do ex-governador da Paraíba, José Maranhão, para a ocupação de um cargo no Governo Dilma Rousseff ganha mais um capítulo. Outro dia, o Blog do Jolugue informou que os caciques do PMDB haviam encostado Antonio Palocci na parede, exigindo a nomeação de alguns nomes indicados pelo Partido, entre os quais José Maranhão. Chegou-se a afirmar que a indicação de Maranhão para presidir o diretório regional do PMDB no estado já seria de bom tamanho para a raposa. Especulou-se, também, que o atual Governador do estado, eleito pelo PSB, Ricardo Coutinho, havia entregue um dossiê sobre o que encontrou de irregularidades no Palácio da Redenção e Dilma teria refreado a indicação. Agora vem a notícia de que teria sido oferecido a ele a EMBRATUR, mas ele teria recusado alegando que não estava procurando um emprego e que desejaria um cargo onde pudesse servir ao seu estado. Pelo jeito, continua no próximo capítulo.


Flor D'Agua by Banda de Pau e Corda.

André de Paula no PSD de Gilberto Kassab.


André de Paula, histórico militante do PDS/PFL/DEM é o mais novo cristão a ingressar nas hostes do PSD, o partido recentemente criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O Blog do Jolugue afirmou que KIassab vinha comendo o mingau quente pelas beiradas e é verdade. A musculatara política que o partido vem assumindo está surprendendo muitos caciques de outras legendas, que acritditavam tratar-se apenas de uma aventura sem maiores consequências. Em São Paulo, até o PCdoB, irá compor com o Prefeito, assumindo uma secretaria municipal. As previsões de, no máximo 25 deputados, também foram extrapoladas para 35. Aqui na Província, comenta-se que já existam uma penca de futuros filiados ao novo Partido, inclusive André de Paula afirmou que irá convidar a vereadora Priscila Krause, uma das mais atuantes na Câmara de Vereadores do Recife. 




O flagelo do crack também entre os trabalhadores rurais.


Relatório da Polícia Federal indica que o consumo de crack entre os trabalhadores rurais assumiu a proporção de uma epidemia. Ontem o Blog do Jolugue enfatizou que as medidas adotadas pelo Governo Federal no enfrentamento desse flagelo chegaram tardiamente, talvez em função da ausência de um dimensionamento correto do problema. A Fundação Osvaldo Cruz realizou uma ampla pesquisa sobre o assunto e confirma que os resultados são bastante preocupantes,  comprometendo os possíveis resultados das políticas públicas que estão sendo adotadas.  

PT preocupado com o assédio de Kasab aos seus aliados.


O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em São Paulo realizou seu Congresso neste final de semana, onde estabeleceu as estratégias políticas que devem ser adotadas pelo Partido daqui prá frente, definindo que o candidato do Partido à Prefeitura paulistana deve sair até dezembro de 2011. Os nomes da preferência do PT são os de sempre, a senadora Marta Suplicy e o Ministro Aloísio Mercadante, que já antecipou que não deseja concorrer. Outro fato que vem incomodando bastante o PT paulista é o assédio do prefeito Gilberto Kassab aos seus históricos aliados, como o PCdoB, recentemente convidado a assumir uma secretaria especialmente criada por Kassab para acomodá-lo no Governo. A secretaria cuidará de assuntos relativos à Copa do Mundo de 2014. Numa outra manobra, desta vez com o apoio do PDT e do PCdoB, Kassab conseguiu que o vereador José Police Neto(PSDB) fosse eleito Presidente da Câmara Municipal. O PT paulista não confia no alinhamento de Kassab à situação, considerando-o um eterno aliado do PSDB. Nos bastidores, sabe-se que Lula vem trabalhando o nome do Ministro da Educação, Fernando Haddad, para concorrer à Prefeitura em 2012.


O ovo do dragão!

Paixão

domingo, 17 de abril de 2011

Crack - Estado se mobiliza tardiamente.


A Fundação Osvaldo Cruz realizou uma pesquisa com 25 mil usuários de crack para definir o seu perfil. Os dados ainda não teriam sidos divulgados, mas o comenta-se que o resultado é aterrorizante. Sobre essa tragédia, sempre lembro um caso ocorrido aqui na cidade de São Lourenço. Nesta cidade havia uma menina de 12 anos, viciada em crack, conhecida por “um real”, pelo fato de prostituir-se por esse valor. Teria contraído uma dívida de drogas com traficantes e não reuniu condições de saldar a dívida. Foi morta à pauladas. Num artigo, o autor do Blog do Jolugue, chegou a perguntar: onde estava a família de “um real”, onde estava a escola de “um real” e, por fim, onde estava o estado de “um real”, que tardiamente se mobiliza para enfrentar o problema. Todas essas instituições falhavam e nós permitimos perder a vida de uma criança de apenas 12 anos, com tantos sonhos pela frente. Esse episódio dá a dimensão do problema. É emblemático de como as instituições estão perdendo essa guerra.




FHC: Por favor, "Esqueçam o que eu escrevi".

Mais do que nunca o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso gostaria que os brasileiros esquecessem o que ele escreveu. Vive ocupando o painel da Folha tentando explicar que não afirmau que os pobres devessem ser desprezados, que não possui por ele nenhuma ojeriza e que foi muito mal interpretado. Quanto mais se explica, mais se complica. Um homem público precisa tomar muito cuidado com seus atos e suas palavras. O senhor Roberto Magalhães, ótimo parlamentar e gestor público sério – que faz falta à vida pública – por alguma razão pegou fama de “esquentado”, “nervozinho”. Experimentado advogado, nos debates sempre se saía muito bem. Em certo embate pela televisão com o ex-prefeito João Paulo, este explorou como pode esse perfil do adversário, perguntando todo tempo se ele estava “nervoso” e pedindo que ele tivesse “calma”.  Ganhou aquelas eleições. É o que está ocorrendo com FHC: pegou a pecha de que ele não gosta de pobres. Não tem mais jeito.

sábado, 16 de abril de 2011

Raul Jungmann: Novo plebiscito sobre desarmamento? Oportunismo, golpe e demagogia.

O ex-deputado federal Raul Jungmann, em entrevista concedida ao Blog do Josias de Sousa, da Folha de São Paulo, classificou de oportunista, demagógica e golpista a tentativa de um novo plebiscito sobre o desarmamento. De carona na comoção da população em razão da recente tragédia do Realengo, onde 12 adolescentes foram assassinados, para retomar a um tema que já foi posto à consulta e deliberação da população, o Presidente do Senado, José Sarney, é um dos mais entusiasmados defensores da proposta. O ex-deputado Jungmann tem razão sobre o assunto.

João da Costa, ofereça um cafezinho.


Em sua coluna na Folha de Pernambuco, 14.04.2011, Inaldo Sampaio lembrou o ex-prefeito Gilberto Marques Paulo. Comentou que Gilberto mantinha uma ótima relação com os representantes da Casa de José Mariano, abrindo o Palácio Antonio Farias para recebê-los, independentemente dos partidos ou das posições que os vereadores assumiam na Casa, se de situação ou de oposição. Recebia-os muito bem, às vezes negando, mas sempre oferecendo um cafezinho. Estabeleceu uma relação harmoniosa com os vereadores no momento em que assumiu a Prefeitura do Recife, após o afastamento de Joaquim Francisco. Praticamente não tinha oposição. O líder da oposição dava expediente no Palácio Antonio Farias. Em contrapartida, Inaldo aponta as enormes dificuldades de João da Costa nesta relação, apesar de ter escalado craques para gerir esse setor.