pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: março 2011
Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

José Eduardo Cardozo na Bolívia.


Em visita à Bolívia, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, celebra alguns acordos de cooperação com o Governo daquele país com o objetivo de combater o tráfico de drogas entre as duas nações. Durante a última campanha presidencial, o candidato José Serra acusava o Governo brasileiro de leniência no trato dessa questão, sobretudo em função das boas relações mantidas com Evo Morales. De fato, a fronteira entre os dois países se constitui num dos maiores expedientes de tráfico de armas e drogas, exigindo medidas duras. Serra já acusou Dilma de estelionato eleitoral. Vamos esperar o que ele vai dizer agora.

Raridade!

Marco Aurélio

Milton Santos fala sobre Josué de Castro.

"JK" é de Juscelino Kubistschek e não de Gilberto Kassab.


Finalmente, depois da enorme polêmica gerada sobre o domínio JK, registrado indevidamente pelo prefeito Gilberto Kassab, certamente com o propósito de associar sua imagem à do ex-presidente Juscelino, o Presidente do DEM, senador José Agripino Maia, telefonou para a neta do ex-presidente para informá-la de que o JK pertence à família do ex-Presidente e que havia ocorrido um engano, posto que Gilberto se escreve com "G" e não com "J", como se pensava. A neta de Juscelino, que havia ameaçado entrar na justiça, resolveu por panos mornos nessa questão.

Aconteceu: Lula: "Não importa a cor do voto se ele cai na urna".


Apesar de sua conhecida sensibilidade para os problemas sociais, Luiz Inácio Lula da Silva, nunca se posicionou como socialista, inclusive advertindo a companheirada sobre o assunto, quando ocupou o mais alto cargo do Executivo. A Tendência Articulação - Unidade na Luta, hoje transformada em CNB (Construindo um Novo Brasil) foi uma das grandes responsáveis pelo processo de institucionalização do Partido dos Trabalhadores, tendo José Dirceu como um dos seus grandes artífices, aproximando, em 2002, Lula a José Alencar, o que contribuiu enormemente para que o capital deixasse de esboçar tanta resistência a um operário. A resistência das Tendências mais radicais do Partido à política de ampliação das alianças foi das mais acirradas. Tendências como a Convergência Socialista, por exemplo, chegaram a ser expulsas do Partido. O grupo da Covergência fundou o PSTU. Por esse período, o PT foi muito estudado, inclusive por pesquisadores americanos, como um caso sui generes no escopo do sistema partidário brasileiro. Foi um período também que o seu líder maior, Luiz Inácio Lula concedeu inúmeras entrevistas, incluisve uma emblemática a um jornal do ABC Paulista - que o autor do Blog possue um exemplar - onde, em meio ao turbilhão que tomou conta do Partido sobre as questões de alianças, Lula afirmou para os companheiros mais radicais: "Não importa a cor do voto se ele cai nas urnas", ciente da necessidade de um certo pragmatismo eleitoral que o conduziria à Presidência da República.

José Alencar - cerimônia de adeus.

Lula Marques/Folha

quarta-feira, 30 de março de 2011

Doutor Lula e Dilma Rousseff em Coimbra.


Em visita à Universidade de Coimbra, onde prestigiou a cerimônia de de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao amigão Luiz Inácio Lula da Silva, a Presidenta Dilma Rousseff cobrou do Ministro Fernando Haddad menos burocracia na revalidação de diplomas obtidos por estudantes brasileiros no exterior. O MEC demora nessas revalidações. Durante a sua fala, Dilma Rousseff elogiou a estudantada e disse que estimularia uma maior presença de estudantes brasileiros em universidades do exterior. Deveria viajar à Grécia, mas em função da morte de Alencar, encurtou a viagem.

João é João, Costa é Costa e Eduardo Campos é PSB.


Faz algum tempo, publiquei um artigo com o título João é João, Costa é Costa e Eduardo Campos é PSB, publicado no site www.fundaj.gov.br, onde discutíamos as crescentes animosidades entre o deputado federal João Paulo e o prefeito do Recife, João da Costa. O artigo, inclusive, sinaliza algumas possíveis estratégias do Governador Eduardo Campos, antecipando o interesse do PSB em assumir os destinos da cidade do Recife. Muita água passou peo rio da História nesse período, mas algo tem sido recorrente, tornando o artigo ainda perene: as animosidades entre ambos os Joões apenas se acentuaram nesse intervalo de tempo. Nos últimos dias, então, com a inauguração do Parque Dona Lindu - com João Paulo recusando o convite para a festa - as coisas tornaram-se irreconciliáveis. Numa declaração pública, João da Costa - empolgado com o ritmo de trabalho que vem imprimindo à Prefeitura, afirmou que o seu governo está começando agora. Isso foi motivo suficiente para Mendonça Filho, possível candidato à prefeito em 2012, afirmar que João da Costa já tem mais de uma década como gestor público. Realmente, quando entusiasmado, o prefeito parece esquecer alguns fatos. Recentemente, por ocasião do último carnaval, também afirmou que a Prefeitura do Recife havia realizado o melhor carnaval dos últimos 11 anos, parece-nos que elidindo que ele foi secretário de João Paulo neste período. Numa tentativa de atingir João Paulo, a oposição está destribuindo alguns adesivos lembrando o eleitor do Recife que João é João, lembrando que o hoje deputado João Paulo apoiou João da Costa. Não vai surtir muito efeito.

Comissão do senado aprova o voto em lista fechada

Angeli

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre José Alencar. Sem Palavras!

Jorge Hereda assume a Caixa Econômica.


O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu posse a Jorge Hereda na Presidência da Caixa Econômica Federal. Hereda foi indicado logo após a saída da pernambucana Maria Fernanda Ramos, num rompante de insatisfação com a nomeação de Geddel Vieira para assumir uma das diretorias da Instituição. Na realidade, o que se presume, é que Maria Fernanda não queria abrir as porteiras para o PMDB, conforme o caso da FUNASA, dos Correios. Além de Geddel, também foi nomeado o ex-governador da Paraíba, José Maranhão. Ocorre, no entanto, que a saída de Maria Fernanda proporcionou um avanço da Bahia, leia-se Jacques Wagner, na Instituição. Segundo se comenta, Hereda é muito próximo a Wagner. O próximo presidente da Caixa tem pela frente a missão de ampliar o crédito à população de baixa renda, dar suporte às obras do PAC e ampliar os programas habitacionais. 

Os Verdes e o Governo Eduardo Campos.


Neste domingo, o Diário de Pernambuco, trouxe um artigo do economista Clóvis Cavalcante sobre a relação do Partido Verde com o Governo de Eduardo Campos. Comenta o economista que, ao receber o convite para integrar o Governo, Sérgio Xavier teria consultado vários integrantes do Partido sobre a conveniência ou não dessa participaçao. No final, inclusive com a opinião positiva do economista, resolveu aceitar o convite. O Blog do Jolugue já expôs, em diversos momentos, alguns questões que poderão colocar as políticas públicas de desenvolvimento do Governo Eduardo em contradição com alguns princípios dos verdes, como o projeto de expansão do Porto de Suape, que implica num grande desmatamento de mananciais de manguezais, mata atlântica e restingas. Os estudos de impacto ambiental do projeto sequer estão atualizados. Em defesa de Sérgio Xavier, sempre a ressalva de que os princípios foram postos e aceitos pelo Governo de Eduardo Campos. Somente o desmatamento dos manguezais, daria a Eduardo Campos o troféu de campeão dos desastres ambientais no Estado, uma marca nada agradável para os seus projetos presidenciais. 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Wikileaks detona Henrique Meirelles!

Conforme o Blog do Jolugue já informou por mais de uma ocasião, Dilma Rousseff foi capaz de tomar atitudes contundentes, se impor, jogar como uma profissional para impedir que manobras escusas e insatisfações impedissem que o nome de Henrique Meirelles diexasse de ser nomeado como Autoridade Pública Olímpica. Aparadas as arestas, agora o Wikileaks faz algumas denúncias graves contra Meirelles, como o fato de ele ter feito gestões junto ao Governo americano para que este negociasse com o Governo brasileiro uma maior autonomia para sua gestão à frente do Banco Central. Por outro lado, ainda segundo o Wikileaks, Meirelles havia afirmado que considerava Dilma demasiadamente orientada ideologicamente para ocupar um cargo de Ministra. E agora?

O equilíbrio instável de Sérgio Guerra.


Outro dia sugeri aqui no Blog do Jolugue alguns cuidados que deveriam ser tomadas com referência ao deputado federal Sérgio Guerra, Presidente Nacional do PSDB. Já faz algum tempo que este ator político vem demonstrando um comportamente essencialmente ambíguo, tergiversante e até mesmo errático. As últimas eleições para o Governo do Estado são o exemplo mais eloquente do que estamos afirmando. Agora, por ocasião das articulações para as eleições de 2012, seu comportamento também tem sido dúbio, ora enfatizando que o partido marcha unido com candidatura de Raul Jungmann, ora troca alianças com Mendoncinha, afirmando que, de acordo com negociações do PSDB com o DEM no plano nacional, pode apoiá-lo para a Prefeitura do Recife.Para completar o enredo, pelo que sabemos, Aécio Neves trabalhou para Agripino na disputa com Kassab, minimizando as defecções do DEM, que poderá unir-se ao PSDB, ao contrário do que afirma Sérgio. Ao que se sabe, Serra até estimulou a saída de Kassab do DEM, o que não significou, necessariamente, uma traição à Serra, como afirma Sérgio Guerra. Neste caso, meu caro Raul, mesmo Sérgio afirmando o apoio à sua candidatura, não convém apagar as luzes.

Cássio Cunha Lima com (J)ilberto Kassab.



Eleito para o senado pelo Estado da Paraíba, com mais de um milhão de votos, o ex-governador Cássio Cunha Lima foi impedido de assumir até o julgamento da Lei Ficha Limpa pelo STF. Com um voto de minerva, o Ministro Luiz Fux decidiu que a Lei não deveria ser aplicada às últimas eleições, permitindo que Cássio assumisse o mandato de senador que os  paraibanos lhes conferiram nas urnas. Cássio é herdeiro de uma das maiores oligarquias políticas daquele Estado, o clã Cunha Lima. Nas últimas eleições, manteve um canal de abertura permamente com o PSB, em particular com o Governador Eduardo Campos. Sua relação com o PSDB está bastante comprometida, uma vez que optou em apoiar para o governo daquele Estado, o candidato do PSB, Ricardo Coutinho, quando parte da agremiação preferia o nome de Cícero Lucena. Portanto, quando se especula sobre a possibilidade de Cássio acompanhar Gilberto Kassab no PSD, não se trata de uma hipótese tão improvável.

domingo, 27 de março de 2011

Estátua de Patativa do Assaré destruída.


A estátua erguida em homenagem ao poeta cearense, Antonio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, que ficava em Memorial que leva o seu nome, na cidade onde nasceu, Assaré(CE), ficou completamente destruída. O cabeleireiro paulista, Claudeildo Alves, um fã do poeta, foi o (i) responsável pelo incidente, embora não houvesse a intensão de causar danos ao patrimônio. Na realidade, Claudeildo resolveu tirar algumas fotos abraçado com a estátua, prática muito comum, causando sua derrubada e, consequentemente, destruição. A família do poeta ficou tão desolada que chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia local. O Secretário de Cultura de Sapé, Marcos Salmo, informou que todos os esforços serão empreendidos no sentido de recuperar a estátua que, segundo o escultor, ficaria orçada em R$ 60.000,00, o preço de uma imprudência.

"Marina você já bonita com o que Deus lhe deu".

Já faz algum tempo, o autor do deste Blog escreveu um artigo, publicado no site da Fundaj, www.fundaj.gov.br, comentando sobre a biografia e a participãção de Marina na última campanha presidencial. O artigo esmiuça sua histórica militância no Partido dos Trabalhadores, esboçando as possibilidades que a fizeram se desencantar com o Partido, inclusive os notórios conflitos entre esta e a hoje Presidente, Dilma Rousseff. Marina desembarcou no PV alimentando uma série de expectativas, inclusive a convivência com a democracia interna, marca de sua antiga agremiação. Hoje, decepcionada, Marina considera, inclusive, a possibilidade de sair do PV. A idéia inicial seria apear José Luiz Penna, que implantou uma espécie de caciquismo verde na legenda. O PV está sucumbindo à inevitável oligarquização, tornando o ar irrespirável, sobretudo para uma mulher de pulmões tão sensíveis, como Marina. Não sei se a acreana vem acompanhando as disputas internas do Partido em Pernambuco, mas o acirramento também é grande. Vale o conselho de Blog do Jolugue, inspirado em Dorival, "Marina você já é bonita com o que Deus lhe deu".

PSB: Socialismo de mercado?


No Blog do Josias, do Jornal Folha de São Paulo, matéria comentando sobre o modelo de gestão pública implementado nos estados governados pelo PSB, sobretudo Pernambuco e Espítio Santo, perfeitamente sintonizados com a gestão de empresas privadas. O Blog do Josias esmiuça a metodologia da gestão, mas aproveita para desferir críticas ácidas à descaracterização do Partido Socialista Brasileiro. O Blog do Jolugue já observou, em inúmeros momentos, a possibilidade de o PSB tornar-se um partido catch all, ou seja, "pega tudo". Corre-se esse risco, sobretudo se considerarmos a necessidade de ampliação do arco de alianças que viabilizem a candidatura de Eduardo Campos à Presidência. Por outro lado, não se pode negar que trata-se de uma preocupação das mais pertinentes de Eduardo o combate ao aparelhamento da máquina pública, entulho do nosso histórico patrimonialimo, que o PT não enfrentou. Ao contrário, até ampliou. Por falar em Eduardo, uma notícia de domingo: comenta-se nos bastidores que Dilma Rousseff não resiste àqueles olhos azuis. Desmancha-se em alegrias quando ele adentra o Planalto.

Charge!

Depois da impunidade, a bonança!

Paixão

sábado, 26 de março de 2011

Tombo do Jô - Alex vingado!

Lula Queiroga - Homenagem do Blog.

THE BREACH! CLAUDE CHABROL!

Jarbas onde sempre esteve: Na oposição.


Numa manobra clara no sentido de  constituir-se num obstáculo às pretensões de Eduardo Campos em 2014 - onde está em jogo, no mínimo, uma postulação a vice - o PMDB nacional recomendou a Doranir Sampaio manter o PMDB pernambucano na oposição ao Governo Eduardo Campos, atitude que não implicaria em nenhuma ameaça de intervenção. Ontem, o Diário de Pernambuco trouxe uma matéria a esse respeito. Sinceramente, não sei o que isso muda, uma vez que o senador Jarbas Vasconcelos permeneceria onde sempre esteve: na oposição, independentemente da direção nacional. Quem está com a situação bastante delicada no Estado é o deputado Raul Henry, dividido entre os grandes caciques da legenda.

Cuidado com as palavras, Lupinho!


Depois da indisposição com Carlos Lupi, Ministro do Trabalho, em função de sua frouxidão na condução da bancada do PDT na votação do salário mínimo determinado pelo Planalto, Dilma Rousseff passou a estimular a cisão aberta no Partido, entre "Lupinho" e Brizola Neto. Chegou-se até a pensar - leia-se, provavelmente Palocci - num cargo para Brizola no Ministério. A grande questão é que os dois travam uma luta ferrenha no interior da agremiação, embora Lupi tenha sido reconduzido à direção do Partido, na Convenção de ontem. O PDT tornou-se uma área de conflito na coalizão de apoio a Dilma Rousseff. Outro dia, Paulinho da Força Sindical disse coisas impublicáveis sobre o  PT.

Corcovado by João Gilberto!

www.jk.com.br - Kassab ou Kubitschek?


Matreiramente, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab registrou um domínio com www.jk.com.br, quem sabe com pretensões de pegar carona na marca Kubitschek. Quando tomou conhecimento da notícia, a neta do ex-presidente, Anna Christina Kubitschek, ficou indignada e informou que vai recorrer à justiça, em memória do ex-presidente. O Blog já informou que o PSD, criado recentemente por Gilberto Kassab, não possui qualquer consistência ideológica, constituindo-se, na realidade, num agrupamento de insatisfeitos. Seria bastante natural que, num ambiente como esse, surgissem manobras dessa natureza.

Forte Orange em reforma!


Finalmente, depois de um longo período de espera, serão iniciadas as obras de requalificação do Forte Orange, em Itamaracá. Quando assumiu o Governo, Eduardo Campos prometeu estabelecer um equilíbrio no que concerne aos investimentos nas áreas litorâneas do Estado, sobretudo tratando de forma desigual os desiguais. Durante um bom tempo, o Litoral Norte ficou literalmente abandonado. Itamaracá, então, tornou-se um local insuportável, em função da decadência de investimentos, de serviços de infraestrura e a violência crescente. O Governo prometeu retirar os presídios da Ilha, investir em equipamentos de hospedagem etc. A requalificação do Forte Orange é um grande passo nesta direção.

Lavanderia Suprema!

Lute

sexta-feira, 25 de março de 2011

Geddel Vieira entra, Maria Farnanda sai!


A pernambucana Maria Fernanda Ramos Coelho, que nunca concordou com a indicação de Geddel Vieira para uma das diretorias da Caixa Econômica, entregou o boné antes mesmo que tivesse um único despacho com o peemedebista. Muito ligada ao PT, foi um pouco demais exigir que a pernambucana tentasse aparar suas arestas com o indicado. Assim como o intelectual Emir Sader - que não ficará desamparado - Maria Fernanda deverá ser indicada para assumir um cargo no BID. Haja estômago para suportar esse acarajé estragado. 

Aconteceu: João Roberto Peixe no PSDB!


Entrevista marcada, com um pequeno gravador e uma bolsa que sempre nos acompanhavam, adentrei à rua Prudente de Moraes - que vira um inferno durante o famoso carnaval de Olinda - para ouvir João Roberto Peixe, ex-Secretário de Cultura do Recife nas gestões de João Paulo. À época, fazíamos uma série de entrevistas com membros do Partido dos Trabalhadores. Fomos muito bem recebidos e o papo rolou até altas horas, com Peixe nos fornecendo uma série de informações importantes sobre os momentos que antecederam a fundação do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. Período houve em sua vida, que Peixe desencantou-se, de certa forma, com o PT. Chegou a simpatizar com o PSDB, salvo algum engano, filiando-se ao Partido numa reunião em que nos também estivemos presentes. Oriundo dos autênticos do PMDB, no momento de sua fundação, o PSDB reunia uma leva de grandes políticos, como Mário Covas, Franco Montoro, FHC, todos presentes na reunião do Recife. Algum tempo depois, então, no Gabinete de João Paulo, aguardando-o para uma entrevista que não ocorreu naquele dia, conversando com Múcio Magalhães - que possui um arquivo pessoal expressivo sobre o PT - ele brincou afirmando que Peixe havia feito uma autocrítica, retornando de novo ao PT. De fato, foi breve a passagem de Peixe pelo PSDB. Em diálogo com o autor do Blog, ele admiteiu que não havia nada de comparável à democracia interna do Partido dos Trabalhadores. Conheço outras histórias com Peixe, mas deixaremos para relatar em outra oportunidade.

Charge!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Marinor sai, entra Jáder Barbalho: Congresso mais pobre.


Pelo microblog Twitter, uma enxurrada de protestos em função da avaliação da Lei Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal, onde o Ministro recém-indicado, Luiz Fux, teve uma participação importante na decisão. O Blog já comentou em outras oportunidades, que Luiz Fux foi uma excepcional indicação para o STF, sobretudo em função de sua sólida formação jurídica. Juridicamente, a explicação do STF  para que a Lei Ficha Limpa não fosse aplicada às últimas eleições foi muito simples: ela necessariamente precisa estar subordinada à Constituição. Outra enxurrada de protestos em função da saída da senadora Marinor Brito(PSOL), cedendo a vaga para um sujeito com a filha mais suja do poleiro de galinha, Jader Barbalho.

Verão de 42 - Houve uma vez um verão!

Elizabeth Taylor and Richard Burton by Richard Basset.

Fernando Haddad prefeito em 2012.


Já afirmamos em outro momento que, o eleitor, sabiamente, nunca coloca todos os ovos num único cesto. São Paulo parece ter sido reservado pelos eleitores, como reduto da oposição. O Partido dos Trabalhadores já jogou toda carga naquele Estado, sem sucesso. O último lance foi o sinal verde para que o Govenador de Pernambuco, Eduardo Campos, se aproximasse de Kassab, habilitando-o para uma disputa acirrada com Geraldo Alckmin, em 2014, pelo Palácio dos Bandeirantes. Lula, apesar de não ter aparecido ao almoço em Brasília - provocando as farpas de FHC - vem trabalhando para fazer do seu Ministro da Educação, Fernando Haddad, prefeito da capital paulista em 2012.

Sérgio Guerra para Raul Jungamnn: política são como as nuvens...


Magalhães Pinto, uma das velhas raposas da política mineira, costumava afirmar que a política são como as nuvens, ora se apresentam de uma forma, no momento seguinte já estão apresentando outra configuração.Isso nos remete, de imediato, às nossa brincadeiras de criança. Quando decidiu participar da campanha de Jarbas Vasconcelos, como candidato ao senado, Raul Jungamann abdicou de uma eleição certa para a Câmara Federal, sabendo das dificuldades que enfrentaria. Como em tudo que faz, entrou no jogo para valer, merecendo o reconhecimento público de Jarbas. A oposição no Estado está se mexendo, como é natural. Já ocorreu um encontro em Brasília, no apartamento do deputado Roberto Freire, e outras articualções aqui mesmo na província. O comportamento de Sérgio Guerra, no entanto, tem sido maliciosamente previsível. Chegou a sinalizar que o PSDB honraria o compromisso de apoiar Raul Jungmann, mas durante o carnaval as inserções do partido ficaram concentradas no deputado Bruno Araújo, um dos graúdos que refugaram a inidcação para a chapa de Jarbas. Inserções, aliás, muito mal produzidas. Os encontros de Sérgio Guerra com mendoncinha tem sido constantes, a ponto do Blog até brincar, afirmando que durante o casamento de Elias Gomes - prefeito de Jaboatão - foram os dois que trocaram as alianças. Sérgio chegou a admitir mais recentemente que o PSDB - em função de acordos nacionais, comenta-se sobre uma possível fusão com o DEM - poderia apoiar o deputado Mendonça Filho para a prefeitura do Recife em 2012. Jungmann, que conviveu com ele durante a campanha passada, já deve estar com as barbas de molho.Política são como as nuvens, diria Sérgio Guerra.

Reestatização da Vale - a classe operária vai ao paraíso.


Para alguns setores do PT, a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce levaria a classe operária ao paraíso. Guido Mantega, Ministro da Fazenda, vem tomando algumas atitudes que evidenciam o interesse do Governo Dilma Rousseff de interferir cada vez mais nos destinos da Companhia. Mantega teria procuradoi Lázaro Ramos, do Bradesco - um dos acionistas da Companhia - para articularem uma estratégia comum com o objetivo de destituit Roger Agnelli da Direção da Companhia Vale. O Governo é um dos acionistas, através do BNDES, mas somente uma aliança com Lázaro poderia viabilizar a empreitada. As animosidades entre Agnelo e o Governo começaram ainda na era Lula, mas Dilma parece endoçar. De acordo com a jornalista Miriam Leitão, o que está em jogo é uma possível indicação política para a Companhia. Trata-se de uma ingerência indevida, com propósitos duvidosos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Marcianos na Venezuela.


Repercutiu bastante, sobretudo na imprensa mais conservadora – que adora criticar o presidente venezuelano – uma declaração de Hugo Chávez afirmando que, possivelmente, os capitalistas destruíram a vida em Marte, supondo que,naquele planeta, certamente, já houve vida. O comandante fez apenas uma brincadeira. Como o capitalismo, na sua percepção, destrói tudo, já teria passado por lá em algum momento e destruído o que lá existia. Apenas uma brincadeira. Disseram que o homem estava doido, que havia ingerido drogas, além de outras bobagens.

Sai da Frente, João!


É grande a torcida dos colunistas políticos da Folha de Pernambuco para que João Paulo ingresse no PTB do senador Armando Monteiro, do grupo controlador do jornal. Independentemente da torcida, no entanto, o jornal está correto em afirmar que a aproximação entre ambos é evidente e isso, conforme o Blog informou, já faz algum tempo. Não queremos fazer intrigas - até porque se sabe que a relação entre Humberto e João Paulo não é das melhores -, mas o autor do Blog observou, durante a última campanha, vários carros de propaganda de João Paulo pedindo votos unicamente para Armando Monteiro. Especulou-se, inclusive, uma possível candidatura de João Paulo pelo PTB com o apoio de setores da oposição. Hoje, no entanto, o Diário de Pernambuco reproduz uma declaração de Armando Monteiro afirmando que não apoiaria um candidato fora da “Frente”. João Paulo, se candidato, não será candidato da “Frente”. E agora?

PSD: Partido das Sobras e dos Deserdados.


Depois de comer acarajé com o governador Jacques Wagner no Palácio de Ondina, o prefeito Gilberto Kassab voltou à São Paulo, onde se deparou com um notícia nada agradável: Pesquisa do Instituto Datafolha informa que sua popularidade está em franca decadência: Kassab perdeu 08 pontos nos últimas quatro meses. Na entrevista que concedeu à revista  Veja, entre outras coisas, comenta sobre uma possível articulação entre o PSB do Governador Eduardo Campos e o recém-criado PSD. Aliás, a troca de amabilidades entre Eduardo Campos e Gilberto Kassab são constantes. Muitos dos parlamentares  que seguem Kassab, sobretudo os egressos do DEM – como e o caso de Cláudio Lembo, que fez questão de comunicar sua saída a Marco Maciel – falam de uma possível perda de identidade do partido. Como eles podem falar isso se o partido que eles estão formando bem poderia ser chamado de Partido das Sobras e dos Deserdados, em razão da absoluta ausência de  identidade ideológica, com Kassab ora afirmando que será situação, ora afirmando que será um oposição responsável, ora afirmando que o PSD é um partido de centro-esquerda.

Efeito Cidade de Deus!

Duke

segunda-feira, 21 de março de 2011

Comi'è Triste Venezia by Charles Aznavour!

Universidades brasileiras fora da lista das 100 melhores.


Ainda repercute a ausência de Universidades brasileiras na lista das 100 melhores do mundo, no ranking elaborado pela organização inglesa Times Higher Education. Entre as nações do BRIC, o Brasil foi o único que ficou de fora. A mais tradicional e conceituada Universidade Brasileira, a USP, a amargou 232º lugar. A acessibilidade ao ensino superior foi uma as políticas mais enfatizadas pelo Governo Lula, criando-se uma série de expedientes que facultaram a formação acadêmica aos estudantes mais empobrecidos. Até bem pouco tempo, apenas 13% da população brasileira fazia a transição do ensino médio para a Universidade. A produção científica deu um salto de qualidade dos mais significativos. Há, no entanto, no que concerne à qualidade, alguns questões que precisam ser enfrentadas. Vamos em frente.

Mais corrupção, menos educação!


Há algum tempo já se suspeitava da relação danosa entre corrupção e indicadores de desempenho escolar. Trata-se de um tema pouco pesquisado, somente mais recentemente despertando o interesse de órgãos de pesquisas e acadêmicos. O professor Clóvis Alberto Vieira, da Universidade Federal de Campina Grande, concluiu recentemente seu doutorado em Ciências Políticas pela UFPE, com uma tese que estabelece uma relação direta entre corrupção e desempenho escolar, a partir de dados extraídos da Controladoria-Geral da União. Esmiuçando esses dados, o professor concluiu que os alunos mais prejudicados são os alunos do ensino fundamental, aqueles que estão em processo de aprendizagem das competências iniciais, fundamentais para o curso das suas vidas de estudantes. Um índice apontado nos estudos é que Pernambuco tem um dos menores índices de corrupção. Isso não implicaria que o nosso desempenho deveria estar noutros patamares? Possivelmente, como diria o professor José Carlos Wanderley, ponto de corte do PIMES, há outras variáveis intervenientes nesse processo. O JC deste domingo, 20 de março, com reportagem de Ayrton Maciel, deu uma ampla cobertura ao assunto.

Frente Polular - Implosão em 2014?


A coluna de Inaldo Sampaio de hoje, publicada pela Folha de Pernambuco, comenta sobre as movimentações do senador pernambucano, Armando Monteiro, que fez questão de acompanhar os trabalhos de monitoramento que o Governo de Pernambuco vem realizando em cidades do interior. A disputa para 2114 deve ser das mais acirradas, sob risco de iniciar o processo de implosão da Frente Popular, como já ocorreu com a União por Pernambuco. Humberto Costa tornou-se líder do partido no Senado e é um dos principais interlocutores de Dilma Rousseff no Estado, sendo acionado frequentemente pelo Planalto; Fernando Bezerra Coelho, conforme o Blog já enfatizou, é um dos ministros mais prestigiados da era Dilma e começou a celebrar convênios com prefeituras interior, arando a terra para 2014; Armando Monteiro não perde os contatos com a base, ampliando a capilaridade do PTB. 

Kassab gosta de acarajé?

Gilberto Kassab, teve uma vida movimentada nos últimas dias. Concedeu entrevista à Veja, agendou reuniões, reservou espaços para eventos, articulou-se. Neste final de semana, viajou à Bahia, onde comeu acarajés com o Governador Jacques Wagner, no Palácio de Ondina, celebrando o ingresso de mais um grupo de políticos à base aliada da Presidente Dilma Rousseff. Kassab se coloca como independente, mas o próprio Palácio do Planalto alimentou as investidas de Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, no sentido de uma aproximação com o prefeito paulistano. Embora as velhas raposas do DEM tenham obtido algum êxito em minimizar a sangria Kassab nas hostes dos “demos”, o fato é que a manobra não se trata apenas de dissidências, mas de uma reengenharia na correlação de forças do sistema partidário brasileiro, facultando ao PSB, depois da fusão, as condições de disputar a presidência da República. O vice de Jacques deve filiar-se ao PSD.

Obama não entra em bola dividida!


Sempre acompanho os artigos do jornalista Carlos Chagas, profissional com uma longa atuação em jornalismo, sempre atento aos grandes acontecimentos nacionais. O último artigo de Carlos Chagas foi sobre a visita do Presidente americano, Barack Obama, ao Brasil. Conciso, Carlos Chagas resume a visita de Obama entre duas situações contraditórias: um discurso contundente da Presidenta brasileira, Dilma Rousseff, enfatizando a necessidade de quebra das barreiras alfandegárias impostas pelos americanos aos produtos brasileiros, como etanol, suco de laranja, aço, algodão, carnes. Por outro lado, um discurso de corte diplomático de Obama, enaltecendo nossa liderança na América Latina, a consolidação da democracia, o combate à pobreza, nosso crescimento econômico. Acenou, inclusive, positivamente sobre nossa pretensão de integrar o Conselho de Segurança da ONU, mas omitiu-se de se pronunciar sobre temas cruciais para as relações econômicas entre as duas nações. Depois das formalidades públicas, os dois tiveram um encontro reservado, onde não se sabe se questões como a das barreiras alfandegárias voltaram à discussão.

Um milhão para Bethânia!

domingo, 20 de março de 2011

O perdão a Delúbio Soares.


O sentimento entre os alto dirigentes petistas, algo em torno de 70% deles, é que o ex-tesoureiro, Delúbio Soares, envolvido até o pescoço no escândalo do Mensalão, deve ser perdoado, aceitando-se sua refiliação ao Partido. A conclusão, inclusive, do ex-Ministro José Dirceu, é que Delúbio deve ser reintegrado à vida partidária, posto que já teria expiado seus pecados. Delúbio Soares se comportou conforme o figurino estabelecido, mantendo-se em silêncio o tempo todo. Antes da posse de Dilma Rousseff, sentindo-se extremamente rejeitada, Erenice Guerra – aquela do escândalo da Casa Civil – fez chegar ao Palácio do Planalto que não tinha vocação para Delúbio. Foi tratada com todos os mimos durante a posse da ex-chefe. Apenas o líder do PT no senado, o senador pernambucano Humberto Costa, mostrou-se reticente e ponderado, sugerindo que tal decisão deve ser submetida a todos os filiados do Partido.

Propaganda da Prefeitura do Recife - O "dedo" de Lavareda?


Qualquer pessoa sabe o quanto é relevante a questão da imagem e o quanto as “igrejinhas” trabalham para desconstruir  imagens quando desejam prejudicar alguém. A Presidenta Dilma Rousseff marcou 47% de aprovação na sua primeira enquete no Governo, uma marca histórica, muito superior ao próprio Lula, seu tutor, nos primeiros meses de seu primeiro Governo. A marca de Dilma também supera Itamar, Collor, FHC. O prefeito João da Costa corre para recuperar a sua. Reportagem do Diário de Pernambuco deste domingo tenta esmiuçar as recentes investidas da Prefeitura nesta direção. A que se refere às obras dos morros, por exemplo, sugere que o prefeito estava trabalhando e que o eleitor é que não havia prestado atenção nesse trabalho ou mesmo que a Prefeitura é muito humilde. Primeiro a gente faz, depois a gente mostra. O mais interessante nisso tudo é que o Blog começa a sentir o “dedo” de Lavareda nessas peças.

José Lins do Rego no eito!


Quem conhece um pouco da biografia do escritor paraibano, José Lins do Rego, sabe que ele nunca demonstrou qualquer vocação para o “eito” ou para o exercício da advocacia. Fez direito na tradicional Faculdade de Direito do Recife, mas nunca assumiu uma “causa”. Num trecho de Menino de Engenho, ele lembra que certo dia subiu num cavalo e resolveu acompanhar os trabalhadores na lida diária do Engenho Santa Rosa. Voltou todo orgulhoso, relatando a proeza para o avô, coronel José Paulino. Zé Paulino olhou para ele, perguntando: quantos trabalhadores havia no eito. José Lins, como previsto pelo avô, não soube responder. “Devorei” toda a Obra de José Lins, ainda na adolescência, nutrindo por ele uma admiração que evoluiu para a fascinação. Quando vou ao sítio e sinto o cheiro das cajaranas, lembro logo de suas narrativas. Coisa de adolescente. O primeiro livro lido pelo meu filho, Victor Hugo, foi Menino de Engenho. Logo que terminou a leitura do livro, fomos à cidade de Pilar, na Paraíba, conhecer o engenho onde o escritor passou a infância, que, enfim, depois de longo litígio familiar, finalmente está sendo restaurado. José Lins teve uma relação muito próxima ao sociólogo Gilberto Freyre, mas isso já merece outro post. Por influência do sociólogo de Apipucos, José Lins dedicou-se a romancear o ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste. Seu apogeu e sua decadência. Depois da tragédia familiar que o atingiu na infância, José Lins foi morar com o avô materno, que possuía 19 engenhos na região. Já adulto, de férias na Paraíba, José Lins lamenta observar o seu avô numa luta inglória para preservar seus engenhos, então em franca decadência. Depois, ele mesmo se toca. Engraçado, eu aqui observando o futuro do Santa Rosa, deitado numa rede!


Palocci e Mantega trocam "amabilidades"?!

Lula Marques/Folha

Dilma Rousseff: Popularidade nas alturas.


A popularidade da Presidenta Dilma Rousseff está nas alturas: 47% nos primeiros meses de Governo. Mesmo tendo que tomar medidas impopulares – como o corte nos gastos – e enfrentar as centrais sindicais e a oposição na definição de um salário mínimo aquém das expectativas da população, a aprovação de Dilma é superior aos seus antecessores, como o próprio Lula, FHC, Fernando Collor e Itamar Franco. Apenas 7% da população considera o Governo de Dilma  ruim ou péssimo.

sábado, 19 de março de 2011

Aviões franceses bombardeiam a Líbia.

Boletim do Blog do Jolugue.


Com um mês de existência, o Blog do Jolugue já contabiliza mais de 03 mil acessos, numa média de 100 acessos diários. Pela avaliação das estatísticas, é possível concluir que quadruplicou o número de acessos espontâneos, ou seja, pelas pesquisas de sites de busca como o Google ou por impulso. Com isso, pode-se concluir que  está se formando o hábito de leitura do Blog do jolugue, uma notícia das mais alvissareiras. O Blog do Jolugue é um blog ético, política e ecologicamente correto, abordando questões políticas, ambientais, históricas, filosóficas, culturais, tudo dentro de uma linha de respeito à justiça, à democracia, à liberdade, à ética na política e à defesa do meio ambiente. O eixo de orientação é um princípio proposto pelo sociólogo português, Boaventura de Sousa Santos, ou seja, intransigente com as desigualdades quando estas resultam de injustiças ou do não reconhecimento de direitos, produzidas pelas engrenagens sociais perversas. Absolutamente sensível e tolerante com as diferenças, quando essas refletem afirmações legítimas de grupos ou indivíduos. Isso deixa claro quais são as desigualdades que nos incomodam e que combatemos. Não sabemos se ainda em função dos acessos,embora expressivos, ainda insuficientes -, o fato é que as pessoas ainda não deixam seus comentários ou interagem com as enquetes. Por outro lado, há um fluxo muito grande de  visitantes  dos EUA, e, surpreendentemente, do Vietnã, Cingapura e China que, provavelmente, não se interessam pelas eleições do Recife.Quem sabe mudando os temas das enquetes. Sobre a iminente invasão da Libia, por exemplo. Ao acessarem, participem das enquetes, deixem seus comentários para que possamos nos aprimorarmos sempre. Você que é empresário, dirigente de algum órgão ou ONG, que se afine com nossas propostas, sua colaboração é importante. Há um espaço reservado para vocês no canto direito do Blog. Colaborem com o Blog que ele feito para vocês, com absoluta transparência, independência e altivez.  Uma das secções de maior acesso continua o Acontece, que são pequenos “causos” que acompanhamos de perto durante nossa vida e que resolvemos partilhar com os internautas. Os Cadernos de Conjuntura Política estarão sendo lançados a partir de abril. Assegure o seu. É uma maneira de atualizar-se sobre o contexto da política brasileira, subsidiar trabalhos acadêmicos, informar seus eleitores, instruir a militância partidária etc. É nitroglicerina pura. O êxito desses produtos nos remetem a lançar, ainda este ano, uma série de livros explicativos sobre os grandes temas da política nacional, cujo projeto ainda está em estudo. Também abriremos um espaço para palestras, onde disponibilizaremos para as organizações, instituições, uma série de palestras com professores especializados nos assuntos abordados, com sólida formação acadêmica. Inauguramos secção onde são mostrados o ranking dos post mais acessados do Blog, colocando o filósofo Michel Foucault, durante algumas semanas, no top, apenas superado recentemente pelo Carnaval do Recife. Isso evidencia o perfil do público do Blog e a necessidade de tratarmos desses temas com maior freqüência e mais cuidado. Afinal, como diria Maira Luísa, nossa filhinha que ainda se atrapalha com as palavras, o Blog do pai é “chico”.  



Eduardo Campos se irrita em Petrolina.


De passagem por Petrolina, durante Seminário do Governo Itinerante, prefiro essa terminologia, comenta-se que o Governador Eduardo Campos demonstrou certa irritação com as perguntas dos jornalistas que estavam acompanhando o evento, sempre centradas em questões políticas, envolvendo atores como João Paulo e Gilberto Kassab. Eduardo tem lá suas razões. O objetivo do projeto é discutir com a população os problemas, prestar conta das ações do Estado, monitorar políticas públicas, estreitar as parcerias com as prefeituras locais. Os jornalistas fariam um melhor trabalho se debatessem com o Chefe do Executivo tais problemas, que interessam, bem de perto, à população local.

É imininete uma intervenção militar da OTAN na Líbia.


Em meio à crise mundial que instalou em função do massacres de civis na Líbia, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visita o Brasil. Segundo palavras do Embaixador da França na ONU, Gerard Araud, a intervenção da OTAN é iminente e inevitável, diante da recusa de cessar-fogo de Maumar Kadafi. Seu discurso vai nessa direção, mas a sua prática é bem diferente, segundo alguns observadores. Obama, inclusive, encurtou sua agenda de visitas ao Brasil, em função da premente necessidade de uma intervenção militar na Líbia. Nos seus planos iniciais, estava prevista, até mesmo, uma visita a uma favela carioca, possivelmente, uma dessas pacificadas.

Ciro Gomes 2016!


Um pouco submerso em meio a todas essas turbulências da política, Ciro Gomes deu as caras para afirmar que o seu projeto é candidatar-se à Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de 2016. Segundo ele mesmo afirma, o que o está motivando é o dever cívico de cuidar da cidade em função de sua crescente deterioração. Pelo menos aparentemente, deixa entender na entrevista que teria abandonado suas ambições presidenciais. Alguém a credita?Pelo menos aparentemente, a família Ferreira Gomes vem assumindo um tom mais conciliador. Outro dia, o governador Cid Gomes teria entrado em contato com Eduardo Campos, presidente do PSB Nacional, para informar que não se constituiria em nenhum obstáculo a uma possível vinculação do partido com o prefeito paulistano, Gilberto Kassab. De certa forma, os irmãos Ferreira Gomes foram contemporizados no Governo Dilma Rousseff, com a indicação para os Portos. Ciro Gomes, por sua vez, aprovou a maior emenda individual do orçamento da União. Estão calmos.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Wilson Damázio cai?


Durante a operação da polícia nos morros cariocas, escrevi um artigo, publicado no site da Fundação Joaquim Nabuco, comentando sobre a espetacularização da cobertura da imprensa sobre o episódio. O sociólogo Luiz Eduardo Soares, ex-Secretário Nacional de Segurança Pública Nacional, é um especialista bastante citado no artigo. Comentávamos, igualmente, que segurança pública tornou-se uma área nevrálgica de qualquer governo e o quanto é complicada a tarefa de mudança de titular dessa pasta, quase sempre implicando em algum desgaste. Talvez isso explique o fato de Geraldo Alckmin ter segurado o seu Secretário, a despeito da polêmica causada pelo vazamento de informações para a imprensa sobre as atividades irregulares do sociólogo Túlio Kahn. Sérgio Cabral, mesmo antes do primeiro turno das eleições, já garantia a permanência de José Martiniano Beltrame. Com o Pacto pela Vida, o Governo de Pernambuco vem conseguindo alguns êxitos no enfrentamento dos problemas da violência, conforme enfatizo em artigo também publicado no site da Fundação Joaquim Nabuco. Muita coisa ainda precisa ser feita e, para complicar, a geografia da violência sinaliza que ela vem crescendo na Região. Na Bahia, por exemplo, já são registrados uma média de O4 assassinatos diários. Em Pernambuco, no entanto, a diminuição do número de homicídios por causas violentas é um dos maiores êxitos do Pacto pela Vida. Uma das modalidades de crimes onde o Estado não vem sendo bem-sucedido no seu combate são as explosões de caixas eletrônicos, algo que está se generalizando, envolvendo diversas quadrilhas, dificultando o trabalho da Polícia. Recentemente, os médicos do IML divulgaram pela imprensa as péssimas condições em que se encontra o Instituto, causando um mal-estar enorme na sociedade. A imprensa começou a especular sobre uma possível demissão de Wilson Damázio. Não vejo motivo para Eduardo Campos criar uma crise no Governo. Não acredito em sua demissão.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Usina Nuclear em Pernambuco?


O deputado verde Daniel Coelho é um dos mais preocupados – e açodados – com a convocação de uma Audiência Pública para a instalação de uma usina nuclear em Pernambuco, mais precisamente no Sertão do São Francisco, na cidade de Itacuruba. Segundo estudos realizados por especialistas, é a cidade que reúne as melhores condições para uma futura instalação de uma usina com esse perfil. Sobretudo em função dos últimos episódios que estão ocorrendo no Japão, o assunto tornou-se cada vez mais polêmico. Há, inclusive, a necessidade de mudança da própria Constituição do Estado para uma intervenção dessa natureza. Daniel Coelho, naturalmente, é contra o projeto.

O "Mago" com Eduardo Campos.


Muito próximo de Eduardo Campos, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o “Mago”, manteve um longa conversa com o Presidente Nacional do PSB, para relatar como tem sido a gestão do Estado vizinho nesses primeiros 75 dias. De acordo com algumas informações, Ricardo encontrou um Estado com as finanças sensivelmente comprometidas, obrigando-o a adotar medidas austeras no sentido de reequilibrá-las. Reduziu sensivelmente os cargos de DAS, vetou o reajuste de seu próprio vencimento, usou a tesoura com um apetite maior do que o de Dilma Rousseff. O modelo de desenvolvimento do Estado de Pernambuco tem sido um exemplo para o país, e o “Mago” procura se inspirar nesta fonte. Talvez por isso, no último encontro dos Governadores da Região, em Sergipe, ele enfatizou tanto a necessidade de requalificação do Porto de Cabedelo.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Maria Bethania leva 1,3 Milhões da Cultura. Carcará!


A cantora Maria Bethânia vai receber do erário algo em torno de 1.3 milhões, através de programa do Ministério da Cultura, que já autorizou a cantora a captar esses recursos na iniciativa privada, que poderá descontar a totalidade do repasse da declaração do imposto de renda. Isso tem gerado muitas polêmicas, não apenas pelo valor dos repasses, mas pela finalidade da proposição. Maria Bethânia pretende criar um Blog onde pretende recitar poesias. Esse episódio colocou, mais uma vez, a Ministra Ana Hollanda no centro da polêmica, obrigando-a a lançar uma notinha tentando se explicar. Não sei qual o montante geral dos recursos que podem ser captados através desse expediente, mas hoje alguém já alertou pelo Twitter que, nesse ritmo, faltarão incentivos para os artistas mais populares.

O choro de Rodrigo Maia!

Lula Marques/Folha

Aconteceu: As Mãos de Paulo Freire.


Quem teve um mínimo de contato com a teoria do educador pernambucano Paulo Freire, sabe o quanto o diálogo e a experiência de vida são importantes em suas formulações e reflexões. Menino humilde, nascido no país de Casa Amarela – como costuma afirmar o Padre Reginaldo Veloso – Paulo tornou-se um educador conhecido e respeitado mundialmente, não apenas pelo método de alfabetização revolucionário que concebeu, mas pelas posições políticas que assumiu em toda a sua vida. Durante a Ditadura Militar, foi duramente perseguido, tendo que procurar exílio noutro país. “Pedagogia do Oprimido” foi um dos primeiros livros que li, confesso que impressionado pelo título do livro, ainda não conhecia o pensador e o homem Paulo Freire. Numa visita ao México, Paulo conta que se sentiu extremamente desconfortável quando um professor colocou as mãos sobre os seus ombros. Numa outra ocasião, quando ministrava aula numa universidade africana, durante um passeio no campus, um professor entrelaçou suas mãos com as dele. A atitude do professor teria deixado Paulo absolutamente desconfortável – como ele mesmo confessou mais tarde. Oriundo de uma sociedade conservadora, machista, a única coisa que passava por sua cabeça era que alguém de Casa Amarela visse aquela cena. Ele estaria perdido. Na primeira oportunidade, colocou as mãos no bolso, de onde não mais tirou. Adoeceu durante essa viagem. Submetido a um tratamento rigoroso, com febre de 40 graus, suas mãos eram acariciadas sistematicamente por enfermeiros e médicos zelosos, preocupados com a sua saúde. Não precisava mais colocar as mãos no bolso. Talvez não pudesse colocar as mãos no bolso. De volta ao Recife, pensou: deve haver algo de errado com uma sociedade que se recusa a uma manifestação de afeto, em função de tanto preconceito.   




Assalto em Garanhuns - Interiorização da Violência.


Há alguns dias o Blog do Jolugue publicou um post abordando a questão da geografia da violência, assinalando que algumas medidas adotadas em estados tradicionalmente violentos – como Rio e São Paulo – estavam conseguindo minimizar seus problemas nesta área, ao mesmo tempo em que recrudescia o problema em Estados da região Nordeste. O próprio crescimento econômico da região é um dos fatores que favorecem o aumento da criminalidade. Estudos mais recentes também apontam para um outro fenômeno, o da “interiorização” da violência, com explosões e assaltos espetaculares às agências bancárias. O caso recente de Garanhuns, onde um marginalizado manteve sob a mira de uma arma uma refém, até ser morto pela polícia, evidencia essa tendência. Cidade do Agreste Meridional, até bem pouco tempo a “suíça pernambucana”, como é conhecida Garanhuns, era o destino preferido da burguesia recifense no período de inverno.

Aeroportos não ficam prontos para a copa de 2014.


Relatórios sigilosos elaborados pela Infraero dão conta de que os aeroportos brasileiros não estarão prontos até a Copa de 2014. Não sabemos qual proposta será apresentada para contornar o problema, posto que a Procuradoria-Geral da República já determinou prazos para o órgão se pronunciar a esse respeito. Há fortes indícios de corrupção no setor e um eterno problema de má gestão que nunca foram satisfatoriamente resolvidos. Depois de indicado como Autoridade Pública Olímpica, Meirelles já antecipou que pretende contratar pessoal com perfil técnico para trabalhar com ele. Medida importante.

terça-feira, 15 de março de 2011

Fernando Bezerra Coelho em Alta.


A coluna do Magno Martins, da Folha de Pernambuco, comenta matéria publicada no último domingo pelo Jornal O Globo, dando conta do prestígio e da ótima avaliação alcançada pelo Ministro Fernando Bezerra Coelho. Não se trata de nenhuma novidade. Fernando tem uma grande capacidade de trabalho, reuniu uma excelente equipe de assessores e, por ocasião das enchentes do Rio de Janeiro – que diexou Dilma aturdida logo no início do Governo – arregaçou as mangas, trabalhou feito um cão, mantendo-a informada quase que diariamente através de relatórios elaborados por sua equipe. Tornou-se, assim, um dos homens mais próximos da Presidente e lembrou a Eduardo Campos que ele está na fila da sucessão de 2014.

Henrique Meirelles: Autoridade Pública Olímpica.


Dilma Rousseff convidou e Henrique Meirelles aceitou ser a Autoridade Pública Olímpica brasileira. Ainda deverá ser sabatinado pelo Congresso, mas trata-se apenas de uma formalidade. Para Dilma foi muito simples chegar ao nome de Meirelles, mas ele enfrentou uma resistência feroz do Ministro Orlando Silva, levando Palocci ao limite. Como última manobra, articulado com Sérgio Cabral e Eduardo Paes, propuseram a criação de um Conselho, tentando esvaziar a autoridade de Meirelles. Percebendo a manobra, Dilma nomeou Meirelles para o tal conselho. Orlando Silva, que já estava desgastado, ficou com o prestígio mais baixo do que poleiro de pato, obrigando a cúpula do PCdoB a agendar um encontro com Dilma – que ainda não ocorreu – para lavar a roupa suja e fazer uma negociação: entregar a cabeça de Orlando em troca de um outro nome do partido. Dilma desejava que a pernambucana Luciana Santos, que participou da equipe de transição, ficasse com o cargo.

Todos contra Gilberto Kassab.


Atores políticos movidos por interesses específicos executaram uma série de manobras contra o prefeito Gilberto Kassab, nas últimas horas. O Blog já havia informado que isso já era esperado, em função da reengenharia política que está em andamento com a fundação do Partido da Democracia Brasileira, proposto por Kassab. Todas as possibilidades estavam jogo, inclusive a hipótese de Kassab desistir da empreitada, ciente das  dificuldades políticas e jurídicas que encontrará adiante. Alckmin conteve a sangria no seu reduto, dificultando a vida de um conhecido aliado de Serra. O senador Aécio Neves, quem sabe de olho na possível fusão entre os democratas e o PSDB, empunhou uma bandeirinha para o senador José Agripino Maia, que tinha ótimas relações com o seu avô, Tancredo Neves. Os grupos de Rodrigo Maia e José Agripino assumiram uma postura exemplarmente agregadora, minimizando os danos à agremiação. Neste cenário, o senador José Agripino foi eleito por aclamação, com uma tarefa imensa pela frente, ou seja, tentar encontrar um rumo para um partido que vem se esvaziando não apenas fisicamente, mas no campo das idéias.